Textos -> Amor : 

Um passo além do sonho no segredo da colina

 
Open in new window




Um passo além do sonho no segredo da colina


Em uma cidade no interior de São Paulo escutei uma história que me fez imaginar o que vem depois do sonho, pois falava de uma colina, onde morava uma menina que para todos era cega, porém eles não sabiam que a vida deu a ela o poder de dominar o sonho, com esse poder se mantinha sentada na varanda da colina avistando todo aquele planalto lindo e nunca tinha o desejo de descer até lá, razão pela qual era chamada de cega.

Não sei se é engraçado ou interessante a nossa posição referente ao mundo que não nos dá um ponto de referência em relação ao seu giro real deixando assim uma dúvida, será o mundo que gira à nossa volta ou somos nós que giramos perdidos no que conseguimos compreender, já que a mutação desse mundo é uma constância.

Em Baguaçu, uma cidade interiorana de São Paulo, um homem caminhava em uma longa peregrinação cumprindo uma promessa, que um dia salvou a sua vida da morte certa, assim e ciente dessa dívida assumida caminhava sem interrupções, até a chegada de um homem que se aproximou e acompanhando a sua caminhada lhe contou uma história.

Não tinha como ele evitar dar atenção àquele homem idoso caminhando ao seu lado apoiado a uma bengala feita de um galho cortado de uma árvore. O homem usava roupas velhas e muito amassadas parecendo um mendigo convivendo e dormindo com a mesma roupa diariamente e além de caminhar com dificuldade apoiado à bengala usava um velho e surrado chinelo de couro rasgado. A figura do homem era de extremo abandono, tanto que além da grande barba tinha unhas longas e sujas nas mãos e nos pés e parecia pesar uns duzentos quilos.

A história falava de uma garota cega que vivia no alto da colina coberta de flores, o homem contava a história e apontava para a colina pedindo a ajuda do peregrino para ajudá-lo a subir até o topo da colina. Cego pela divida assumida em sua promessa o peregrino parecia desvalorizar o apelo do homem, até o momento em que o velho enfiou a mão no bolso do paletó sujo e amassado e tirou um pacote de dinheiro dizendo:

- Te dou todo esse dinheiro para você me levar até o topo da colina.

- Não posso aceitar seu dinheiro! O senhor necessita dele para sobreviver.

- Esse dinheiro não tem nenhuma serventia para mim nesse lugar. Eu preciso entender como a menina cega da colina consegue enxergar.

O peregrino finalmente parou e olhou para a colina coberta de flores amarelas, depois olhou para o velho e falou:

- Eu levo o senhor até o alto da colina e depois vou embora, mas não quero o seu dinheiro, pois não é essa a intenção que me trouxe até aqui. Mas, já que o senhor quer me dar o dinheiro, vou dá-lo para a menina cega da colina, ele pode ser muito útil para ela.

A caminhada montanha acima foi demorada e lenta, mesmo porque o homem velho tinha muitas dificuldades para caminhar e como seu porte físico era muito grande dificultava a ajuda se transformando em um fardo muito pesado. Tinha momentos em que o peregrino chegava a pensar que aquilo tudo era uma prova divina para o cumprimento da promessa. Deus poderia estar testando sua paciência.

Inacreditável como a subida parecia cada vez mais descansada, pois o caminho se tornava cada vez mais bonito decorado pelas flores, situação que levou o peregrino a pensar:

“Como uma menina cega poderia manter aquele lugar tão bem cuidado plantando flores tão lindas”

Chegando ao topo da colina, eles avistaram uma pequena casa com varanda, onde havia dois bonecos de pano pendurados, pareciam duas crianças felizes, mas eram apenas bonecos, mesmo assim davam vida e um ar de felicidade no local.

Logo apareceu a menina sorrindo na porta da casa e para surpresa do peregrino, a menina não era cega, então qual seria o motivo para todas as pessoas da cidade dizer que ela era cega?

A felicidade parecia fazer parte de tudo naquele lugar, mesmo nossa chegada parecia colaborar para o ambiente ficar mais feliz, pois logo a menina gritou:

- Papai! O senhor voltou! Todo dia eu pedia a Deus para mandar alguém trazer o senhor de volta para mim.

- O senhor não me falou que ela era sua filha!

- Eu dava tudo que tinha para voltar, mas ninguém me ajudava, até que Deus colocou você no meu caminho.

O peregrino olhou para o céu e se ajoelhou, depois abaixou a cabeça pensativo e sorriu como se estivesse cumprido parte de sua prova, depois se levantou, pegou o dinheiro que recebera para subir a colina e entregou à menina, que falou:

- Eu não posso aceitar o seu dinheiro, mesmo porque não tenho onde usar ele aqui, além de nos deixar cegos. Prefiro não tê-lo! Leve-o para você.

- Não posso! Seria como cobrar minha própria divida. Eu estou aqui para pagar e não para cobrar.

A menina jogou o dinheiro para o ar, como uma árvore jogando suas folhas ao vento e viram as notas serem levadas montanha abaixo, se perdendo pelo mundo.

- Agora preciso continuar a minha caminhada!

O peregrino se despediu da garota e do velho e desceu a colina, quando chegou ao pé da montanha, olhou para cima e não havia mais flores, era apenas uma colina com vegetação rasteira e pedras.

Seu corpo estava mais leve e descansado. Continuou a caminhada com a certeza de que tudo o que aconteceu foi muito mais que um sonho, já que seus olhos pareciam enxergar muito mais distante e detalhado agora, pois vencera a prova dos olhos do coração e seguiu feliz até concluir e pagar sua promessa.

Paulo Ribeiro de Alvarenga
Criador de vaga-lumes


 
Autor
zzipperr
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1422
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/05/2012 18:22  Atualizado: 03/05/2012 18:22
 Re: Um passo além do sonho no segredo da colina
O que vem depois do sonho?
POdemos dominar mesmo?
Dizem que quando a gente tem um sonho,e acredita nele,o universo conspira para que ele se torne realidade.
Ficamos a vida a girar em torno de nós mesmos e nem percebemos que o que faz a vida girar é a nossa vontade de alcançar.É a fé que faz tudo acontecer.

Adorei ler!
Beijos.