Textos : 

Coca Cola e Canela

 
 
Por causa do meu nome e da obra do Jorge Amado sempre ouvi quando criança me chamarem de ‘Gabriela cravo e canela’. Como eu era pequena e detestava canela e não sabia do livro, da novela nem do filme, aquela ‘brincadeira’ não me agradava nem me parecia engraçada ou simpática.

Um dia, não me lembro quem foi, me contaram que Coca-Cola tinha canela em sua composição. Oras, eu gostava de Coca-Cola, mas não de canela. E, de acordo com o que descobri até hoje, a tal canela está mesmo na fórmula.

No começo eu duvidei bastante que isso era verdade, porque eu não sentia gosto nenhum de canela. Mas existem pessoas que realmente sabem degustar...até refrigerante. Eu particularmente não conseguia sentir esses ‘detalhes’, mas um dia desses, depois de passar um tempo sem beber Coca-cola, eu senti um gosto bem marcante de canela. Parecia até refrigerante de canela...

A questão é que eu tive que ficar um tempo sem beber a Coca-Cola para poder sentir o gosto da canela. E aí eu parei pra pensar: quantas coisas nós temos que ficar por um tempo sem para poder sentir que existem, que estão ali, de baixo do nosso nariz?

Como exemplo eu falo de um que para quem mora em Nit. e trabalha/estuda no Rio é bem corriqueiro: andar de barca. Todo mundo (e eu também) acha chato, cansativo e desgastante, principalmente nos horários mais cheios. Mas, várias vezes eu vi turistas super felizes tirando fotos, observando a paisagem, curtindo o momento. Claro, é bem diferente fazer o percurso todo dia e fazer uma vez ou outra, mas eu posso garantir que é um trajeto privilegiado, com uma das paisagens mais lindas do mundo já no (super) preço da passagem.

Eu falei das barcas, mas existem várias outras situações em que não valorizamos/sentimos o que vivenciamos todos os dias. O que importa dizer é que é preciso descobrir/reparar a canela da Coca-cola, as pequenas coisas do dia a dia.
Open in new window


Doriana Albuquerque

 
Autor
Doriana
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1945
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/05/2012 23:40  Atualizado: 22/05/2012 23:40
 Re: Coca Cola e Canela
Tens razão, dia destes parei para pensar que amo por demais o por do sol, e ultimamente não o tenho apreciado...
Mas tu jura que na coca-cola tem canela? Amo canela! rs...
Gostei da leitura. :)

Niki


Enviado por Tópico
RaquelCasteloBrum
Publicado: 23/05/2012 00:01  Atualizado: 23/05/2012 00:01
Participativo
Usuário desde: 22/05/2012
Localidade:
Mensagens: 21
 Re: Coca Cola e Canela
Qual o sabor da coca-cola?Cravinho e canela são temperos que até nem ligam mal com cerejas enquanto se lê o belo romance do Jorge Amado e se recorda a Sónia Braga no papel da moça que "nasceu assim"...


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/05/2012 13:21  Atualizado: 23/05/2012 13:21
 Re: Coca Cola e Canela
para mim o que importa é saber desse despertar sensível das coisas cotidianas captadas apenas por pessoas incomuns; detalhes mínimos as vezes até imperceptíveis mas que são os que exatamente levam a uma escrita diferenciada. bonita leve... foi bom te ler. com gosto de cravo e canela.rs
bj e meu abração bem caRIOca.
zésilveira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/05/2012 18:22  Atualizado: 23/05/2012 18:22
 Re: Coca Cola e Canela
A simplicidade nos pequenos prazeres da vida antes esquecidos.
Também já aconteceu comigo.

Adorei ler.
Beijos.