Publicidade
Utilidades
Consultar
Outros
Quem está aqui
227 visitantes online ( 191 na seção: Poemas e Frases)
Lusuários: 1
Leitores: 226
neliaxp,
mais...
Licença
Proteção anti-cópia
|
Poemas :
Batalha de São Mamede
|
Em meados de 1127, D. Afonso Henriques Governava, de Guimarães, Teritório situado entre O rio Minho e o rio Douro.
D. Teresa, sua mãe, Governava de Coimbra o território entre o Douro e Mondego, juntamente com o conde Fernão Peres de Trava, Da Galisa.
D. Afonso Henriques avança Então para sul e conquista terras dominadas por sua mãe e pelo conde.
Vencida, D. Teresa pediu Tréguas e em Maio entram Em negociações. O conde propôs a D. Afonso que se Encontrassem numa batalha:
Aquele de nós que perder -disse-sairá de Portugal. D. Afonso sentia-se o único Herdeiro daquelas terras Que seu pai ganhara.
D. Teresa sentia-se senhora Das mesma terras, pois Tinham-lhe sido deixadas Por seu pai.
No dia 24 de Junho, Enfrentaram-se na batalha De S.Mamede. D. Afonso Henriques foi derrotado e teve de retirar.
Foi quando se encontrou Com D. Egas Moniz e as Forças que trazia para Ajudar D. Afonso
-Fui derrotado-Disse D. Afonso – Venceram-me o meu padrasto e a minha mãe.
-Voltemos lá- Egas Moniz. - Hoje havemos de conseguir prender o vosso Padrasto e a vossa mãe. Voltemos ao combate.
Venceram, D. Afonso prendeu o conde e a mãe. Segundo as crónicas. D. Teresa, vendo-se a ferros pelo seu próprio filho,
Lançou-lhe uma maldição inesperada: -Assim como estou agora Presa, queira deus que também tu vejas de pernas Quebradas com ferros!
Diz a lenda que esta maldição se cumpriria quando D. Afonso tentava a conquista de Badajoz
|
|
uma criança que navega nas ondas de um mundo aprendendo a sonhar com a fantasia.
no início a criança sonha em saber ler e deseja encontar um pequeno canto onde se sinta confiante!
a criança aprende a ler e a escrever para poder estár ...
|
|
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 31/07/2012 14:54 Atualizado: 31/07/2012 14:54 |
| |
 Re: Batalha de São Mamede Nunca é demais falar de história, afinal somos um "pedaço" dos nossos antepassados...uma boa partilha que me avivou os meus tempos de escola no que toca à disciplina de História. ....e com um fim... seja lenda ou não o que importa é que está escrita. Abraços Luzia
|
|
|
|
Login
Texto Aleatório
Comentários Recentes
Recentes no fórum
Luso Pensamentos
Siga-nos
|