Poemas -> Reflexão : 

Os Dez Mandamentos da Serenidade (Papa João XXIII)

 
Tags:  AjAraujo    poeta humanista  
 
Open in new window


1. Só por hoje procurarei viver exclusivamente este dia, sem tentar resolver o problema de toda minha existência, todo de uma vez.

2. Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar as pessoas, sendo delicado nas minhas maneiras, não criticando ninguém, não pretendendo melhorar ou disciplinar ninguém a não ser a mim.

3. Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.

4. Só por hoje irei ajustar-me à realidade sem pretender que as circunstâncias se adaptem a todos os meus próprios desejos.

5. Só por hoje dedicarei 10 minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.

6. Só por hoje exercitarei o meu espírito de dois modos: praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém e farei algo de que não gosto, que não tenho vontade de fazer, como disciplina. Se for ofendido em meus sentimentos, procurarei fazer com que ninguém o saiba.

7. Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. É possível que não o execute perfeitamente, mas em todo caso vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

8. Só por hoje terei meia hora de quietude a sós e então repousarei. Durante esse tempo procurarei obter uma melhor perspectiva de minha vida.

9. Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim como se somente eu existisse no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gostar do que é belo e não terei medo de crer na bondade. Acreditarei que do mesmo modo como eu me der ao mundo também o mundo se dará a mim.

Papa João XXIII (1881-1963), em seu curto pontificado (1958-1963), nos legou um dos mais completos documentos sobre direitos humanos a "Carta Encíclica", de 11 de abril de 1963 que é conhecida como a "Encíclica da Paz e da dignidade humana" e sublinha a importancia da colaboração entre todos os seres humanos e todos os povos. Ela ilumina os problemas relacionados com a promoção da Paz.

O texto desta encíclica se encontra no site de direitos humanos da USP:

http://www.direitoshumanos.usp.br/ind ... ii-qpacem-in-terrisq.html
 
Autor
AjAraujo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
9273
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Angelo.Clemente
Publicado: 19/08/2012 23:41  Atualizado: 19/08/2012 23:41
Participativo
Usuário desde: 07/05/2012
Localidade:
Mensagens: 17
 Re: Os Dez Mandamentos da Serenidade (Papa João XXIII)
Parabéns por ter postado um texto tão bom do Papa João XXIII, ora et labora. Angelo