Textos -> Esperança : 

O Gás e a Horta

 
Tags:  Idosos  
 
Gás Natural
Quando na edição anterior, presumíamos que tivesse ido de férias a equipa de trabalho desta obra em curso, eis que surgem os serralheiros, com um soldador especializado em tubagens para transporte de gás natural, cuja fisionomia se aproximava do falecido cantor António Variações.
Foi muito fácil dialogar com ele e ficamos a saber que tem um currículo profissional invejável. Graças à sua especialização percorrera diversas regiões e países do mundo:
Sibéria, Japão, Médio Oriente, África do Sul, Américas, etc.
Exibe, com orgulho, o peito tatuado e já deu autógrafos numa festa algures em Portugal, quando disse que era irmão de António Joaquim Rodrigues Ribeiro mais conhecido por António Variações.

Em poucos dias colocaram a tubagem metálica desde o portão de entrada até à vala e depois completaram a ligação na cave até às caldeiras.

Foi uma obra de uma certa dimensão, que incluiu uma intervenção de vulto na berma de Estrada Nacional 10, com equipamento pesado, que chegou a condicionar a circulação.

Os vizinhos colaboraram bastante, retirando as viaturas que normalmente estacionam em frente das suas residências, pois também sabem que poderão vir a beneficiar da existência da conduta que tem capacidade e condições para os abastecer quando o desejarem.
Foi tudo regularizado e normalizada a circulação de pessoas e viaturas...Hoje, quem por aqui passa, não vê qualquer vestígio da obra feita.

Em breve serão instalados os novos “queimadores” e desativada a alimentação a gasóleo.


José Mota


A Horta do Senhor Anacleto Pereira

Conforme se verifica pelas imagens, a horta que o nosso residente de cerca de 94 anos vem cuidando desde o início do ano, começou a deliciar os colegas com as saborosas e frescas saladas de tomate, alface e pimento que se criaram num dos muitos recantos do nosso jardim. Nunca tínhamos visto antes, um residente nesta idade, a dedicar-se inteiramente à sua hortinha.
Levanta-se muito cedo para verificar a evolução das espécies que cuida com o saber da experiência feita.
Vejo-o todos os dias passar por baixo da minha janela, pelas sete horas da manhã, a caminho das traseiras do “Anexo” onde está a Fisioterapia, o Atelier, o Cabeleireiro os Consultórios Médicos e a Capela.
Aproveitou o espaço da antiga “Horta Pedagógica” para se dedicar ao que mais gosta de fazer.

Recentemente foi-lhe diagnosticado um problema grave num ombro e teve que ser submetido a uma cirurgia para reposição de uma funcionalidade que o impedia de continuar o seu labor.

A recuperação ainda está em curso, mas a primeira coisa que fez ao regressar foi deslocar-se ao sítio, onde, presumimos terá forçado um músculo, para verificar se tínhamos ou não, cuidado das suas alfaces, tomateiros, aboboreiras e pimenteiros.
Claro que sim! Regar qualquer pessoa sabe!
A mangueira estava perto!
O que nem todos sabem é como uma pessoa com esta idade ainda consegue surpreender tudo e todos, com uma energia fora do vulgar...

Foi visto muitas vezes carregando baldes de água que retirava da “piscina” só para salvar duas plantinhas que estavam fora do alcance da mangueira.

“Isto só visto” no Lar de Idosos dos Sams.Sbsi. de Brejos de Azeitão.

José Mota
 
Autor
PoetaSenior
 
Texto
Data
Leituras
1196
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.