Textos : 

Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do Luso-Poetas para melhorar a qualidade dos seus comentários.

 
Tags:  comentar  
 
.


Gê Muniz

ANTIGUIA: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do Luso-Poetas para melhorar a qualidade dos seus comentários.

Como disse Plubius Syrus (ou teria sido o saudoso Dr. Sócrates, o grande boleiro corintiano em alguma roda de samba? Pouco importa...): "Arrependo-me muitas vezes de ter falado, nunca de me ter calado”. Convenhamos: quem quer saber de qualquer forma de silêncio aqui no Luso-Poemas? Não estamos aqui para isso. Afinal, somos escritores sempre com algo importante a dizer guardado logo aqui, debaixo da manga. O negócio então é publicar e comentar.

Mas, principalmente, comentar - a mais freqüente e numerosa forma de expressão literária deste site. – Foi justamente pensando em melhorar esse importantíssimo passatempo da vida dos Lusuários que, baseado nas minhas experiências como comentador assíduo e bem sucedido deste espaço por um bom tempo, humildemente achei por bem dividir minhas conclusões com os companheiros de escrita. São 10 importantes dicas de como se redigir um comentário com propriedade e decoro sem incorrer no trágico risco de ter a opinião devidamente deletada por algum autor - e, ainda mais - partindo-se do princípio que os comentários são a mola mestra que sustenta a criatividade dos Lusuários neste sítio, seja lendo-os ou propriamente comentando, ser incensado à condição de um grande e respeitado comentador do site. Leiam com toda a atenção e aproveitem essas pérolas:

1 – Da importância da ignorância (ainda que falsa): Mesmo seja o seu português castiço e de muitos recursos léxicos, é de muito bom tom distribuir em seu comentário uns poucos erros gramaticais. O motivo é simples: erros reforçam no autor comentado a idéia de que ele próprio é superior em conhecimentos sobre a língua em relação ao comentador. Isso em si já provoca certa simpatia e tolerância. Dois errinhos tais como justapor “concerteza” (um erro muito em voga aqui no Brasil atualmente), ou grafar azia (pirose) com “h” ou trocando o “z” por um “s”, são daqueles tipos de erros muito bem quistos quando percebidos na escrita dos comentadores cuidadosos que aspiram ao sucesso. Pequenos erros de concordância nominal ou verbal naturalmente são bem-vindos.

2 – Das comparações: Jamais compare um poema ou texto lido com o estilo de um grande poeta ou escritor. Isso é tremenda falta de educação com o autor, motivo sério e justo para biquinhos e birras. Afinal, onde já se viu alguém ter a pachorra de identificar os maravilhosos versos dos nossos Lusuários com os versos de um reles... sei lá, só para citar: Fernando Pessoa ou Drummond, por exemplo? Realmente é situação de magoar o nosso prezado autor e com total razão. Todo autor do Lusos é um universo “incomparável” de criatividade.

3 – Da abrangência do texto: Uma conveniente e bem trabalhada dificuldade para se definir o texto comentado aumentará em muito a sua abrangência e poderá causar uma excelente avaliação do seu comentário. Veja o exemplo: “O seu poema tem um quê de nonsense, um extraordinário ambiente emocional que me tira os pés do chão...” Ou seja, palavras que elevam o texto a uma categoria diferenciada, inexprimível, porém, a rigor, dizem absolutamente nada. O bom comentador deve ser mestre nesses artifícios, pois mecanismos como esse permitirão a ele comentar ‘ad infinitum’, apenas variando e combinando uns poucos desses elementos. Aquele que fizer isso bem, jamais precisará repetir o conteúdo de sequer um único comentário e, ao mesmo tempo, sempre terá algo de diferente e indefinível a dizer. Afinal, queremos ser mais originais do que o tradicional “maravilha”, pois não?

4 – Da importância da inexatidão: Nada mais irritante do que aquele comentador que busca exatidão matemática na escolha das palavras para justificar alguma passagem do texto lido. Para que diabos agir assim? Toda compreensão consistente é totalmente desnecessária e até nociva ao comentário. Pior ainda se for fundamentada e real. Há de se entender que, na grande maioria das vezes, nem o autor sabia direito o que pretendia dizer com o raio do escrito. Como poderia um simples comentador ter a pretensão de o saber? Olhe lá: Evite a prepotência e a arrogância.

5 – Das conjunções adversativas: Nunca diga “interessante, mas...” Conjunções adversativas devem ser totalmente banidas de qualquer texto comentado, sob pena de justíssima deleção.

6 – Das perguntas ao autor: Jamais termine uma opinião sua com “você também não acha”? Ai, ai, ai. Erro fatal. O autor não é obrigado a achar nada do seu próprio texto. O texto já é um achado em si. Não coloque o autor em maus lençóis. Por que defender inutilmente as próprias convicções num comentário e ainda por cima buscar alguma explicação com um provocador “você também não acha?”. Um comentário do Luso não é lugar para se pedir posicionamentos, mesmo de maneira sutil. Onde já se viu? Isso beira à falta de escrúpulos.

7 – Da recreação: Desde os tempos do Império Romano qualquer homem de ardil sabe que não é a verdade que segura uma argumentação, mas a recreação. Diversões e pândegos nunca são questionados. Seja leve e divertido.

8 – Das citações: Evite quaisquer tipos de citações de autores consagrados para alicerçar os seus comentários. Soa demais arrogante. Prefira exemplificar com situações cotidianas, tais como “o cachorro da minha tia”, “o gato amarelo da minha irmã” ou “o papagaio do meu primo”. Eis aqui ótimas citações. Lembre-se, quanto menos seres do gênero humano envolvidos na sua exemplificação, melhor, ou seja: diminui o risco do autor se identificar negativamente com algo ou alguém no seu comentário.

9 – Do desenvolvimento de idéias próprias: Não trace paralelos sobre o texto lido com outros textos ou livros, com filmes de cinema ou peças de teatro vistos ou revistos. Importante: Não compare nada no texto lido com os seus sonhos. Comentário não é divã de psicanalista. Ah: não escreva considerações pessoais de cunho universal ou filosófico sobre o tema em questão: texto de outrem não é lugar para você mostrar conhecimento e idéias pessoais sobre o assunto, mas só para enaltecer as idéias do autor. Francamente, advirto: isso é erro primário.

10 – Da sinceridade e dos questionamentos: Por fim, o mais importante: jamais seja escrupulosamente sincero e detalhista a ponto de questionar cada pormenor do texto ou corrigir qualquer impropriedade lógica ou incongruência textual. Sinceridade é coisa para comentadores amadores. Aquele que preza o comentário como um veículo de interação com o autor, diz apenas o que ele precisa ouvir. Lembre-se da velha premissa: uma mão lava a outra.

Portanto, aqui foram elencadas algumas dicas de ouro para todos se darem muito bem na feitura dos comentários, agradando incrivelmente aos autores. Em pouco tempo colherão excelentes frutos se seguirem as recomendações, quem sabe até, ainda hoje. E agora, o que estão esperando? Mãos à obra! Seus amigos autores os esperam de braços abertos... Bons e felizes comentários a todos.
 
Autor
GeMuniz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2507
Favoritos
4
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
78 pontos
42
2
4
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 15/11/2012 16:11  Atualizado: 15/11/2012 16:11
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
HIMPAGÁVEL

drummond rolou no caixão (de rir)







Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 15/11/2012 16:37  Atualizado: 15/11/2012 16:37
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Excelente, maravilhoso... Tá bem assim senhor professor? (viste? só escrevi "tá", o tel errozinho que falas...)

Gostei muito (agora é a sério), excelente crónica...

Abraço Gê


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 15/11/2012 17:00  Atualizado: 15/11/2012 17:00
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8095
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Bem apanhado, vou reler para não esquesser, rss
Beijo


Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 15/11/2012 17:09  Atualizado: 15/11/2012 17:09
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16070
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Gigante Gê! Tão simples não é? Para quê eu-lírico, dissecações sem nexos, provocações gratuitas, falácias, empirismos etc... etc... etc...? Para quê se mostrar um sábio garimpando a ferro e sangue três ou quatro vocábulos , mostrando assim, a todos, que de sábio nada tem? Mais inteligente é aquele que evita uma discórdia. Bons modos é investimento barato e com lucros garantidos. Tão simples! Pena que alguns queiram complicar. Nem preciso dizer que gostei, né? Um forte abraço, meu antigo amigo. Parabéns pelo texto postado. Valeuuu, Gê!


Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 15/11/2012 17:45  Atualizado: 15/11/2012 17:45
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
primeiramente, quero dizer que era isso
mesmo que eu tava precisando: um guia.

segundamente, todo o luso-poemas pode
se valer desses pontos para aprender.

terceiramente, é um texto excelente
para que possamos exercitar o livro
arbítrio de forma correta e educada.

o site tem apenasmente a ganhar.

meu gato, o dom caixote, demonstrou
que pra ganhar comida devemos mesmo
é ronronar e fazer carinho. ainda
lembro as sábias palavras "miau,
prrrr". fonte de inspiração.

isso é que é lição valiosa!

abraços poéticos cheios de luz
e mistura de auras, germano.






Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/11/2012 17:49  Atualizado: 15/11/2012 17:53
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Nobre e dileto Publius,
E se alguém disser que já morreu, respondo-lhe que “morreu pra vocês”, seus ingratos, não veem que ele tá encarnardo (e cuspido) neste hemérito e clarividente poeta? Louvo a sua condescendência aos meus parcos e exíguos recursos linguísticos, e essa impávida solidariedade aos erros. Sim, pois herrar é umano. Absolutamente. O cerumano herra em circunstâncias diversas. Mas eis aqui, o texto de superior qualidade nos dá mostra do ápice literário a que poucos podem chegar. Cuíca (quiça) Drummond, que manifestava esses arroubos humorísticos, e os Fernandos Pessoas, devem estar a se revirar no túmbalo. E trombando um no outro, jogando-se entre si a culpa de não estarem vivos para ler tal preciosidade.
Esse texto tem um quê, de não consigo me expressar à altura. Um sentimento infinito à respeito da questão da coisa compreendida entre as palavras douradas e a magnitude de um eu manifestante, em seus arroubos indistintamente, quando se fala na questão dos sofismas e do pragmatismo existencial.
Aliás, ou lápis, o vizinho da cunhada do meu primo, aquele que torce para o atlético, que namora com a piriguete do 14º, sempre dizia que a filosofia do conhecimento é intrínseca à psicologia dos hominídeos herbáceos (os que comem grama).
Com elevada estima, e comiseração, envio-lhe esses ósculos (óculos não, que preciso deles), e amplexos.

Sandra .
Sempre acho que a melhor saída é pelo riso. Bom-humor salva. Até pode curar.




Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 15/11/2012 18:38  Atualizado: 15/11/2012 18:38
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Aos vários adjectivos aqui
já deixados por quem comentou
deixo numa frase simples e concludente;
Extraordinária crónica, Gê, os meus sinceros
parabens, Vf


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/11/2012 19:36  Atualizado: 15/11/2012 19:36
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
My god ! Mon dieu! Vou morrer de rir...

Vou cessar de falar sobre o “barulho do ruído” e sobre a “ meta-fisica da belezura”, porque posso me atolar no pântano dos julgamentos ar( teriosos)dos corações sofridos,rs. Ainda mais que os fogos – fátuos queimam as pseudoscriticas que me abatem e das quais me ‘amarro’ com valentia sex-sual dos sexos dos anjos. Vou tentar refrear meu estilo hiperbólico depois desta excelente leitura,rs. Mas, me consolo com as palavras da amiga Sandra “herrar é umano !”


Adorei! Meus parabéns pelo excelente texto! Viajei,rs


Beijo, GÊ.


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 15/11/2012 20:07  Atualizado: 15/11/2012 23:37
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Infalíveis?
Nestes 12 anos de internet de comentários feitos e recebidos, encontrei com vários tipos de comentadores. Uns são detetives, querem encontrar algum plágio no seu texto. Outros são advogados, querem que você dê provas e argumente com seu comentário. Outros ainda são adivinhos, querem descobrir para quem você escreveu aquilo e por quê escreveu. Sem me esquecer dos professores de ortografia, literatura, sexólogos, humoristas, artistas, dramáticos, padeiros, cantores, oportunistas, cínicos, irônicos, invejosos, ciumentos, fofoqueiros e por aí vai...

Gosto da sua percepção, Gê.

Helen.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/11/2012 20:07  Atualizado: 15/11/2012 20:07
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...


Olá Gê! Gostei tanto que resolvi comentar só por "pirraça"...rsrsrrs

Mas não sei bem o que dizer porque: inicialmente diria que isto me parece uma "Hipérbole", mas não posso dizer porque podem levar a mal...

Depois pensei que as "minhas próprias ideias individuais" poderiam ferir as pessoas e também não quis escrever...

Agora estou com problemas de inspiração, e até tenho "as extremidades das pontas dos dedos" cansadas de tanto escrever e apagar....aiaiaiaiiaiaiai

Olhe adorei ler, acho que está maravilhoso...kkkkkkk

Um abraço (posso dizer um abraço?)...estou completamente confusa já......rsrsrrs

Felisbela


Enviado por Tópico
Angela.Rolim
Publicado: 15/11/2012 21:23  Atualizado: 15/11/2012 21:23
Colaborador
Usuário desde: 11/11/2010
Localidade:
Mensagens: 1160
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Indubitavelmente muito criativo e bem escrito! É uma excelente forma de 'ensinar' a todos nós comentadores e pelo tom do discurso, tanto se aplica a gregos como a baianos. Parabéns pelo ’belo’ texto! Ressalto o humor inteligentíssimo e também confesso, e confesso... já que parece ser a tõnica do momento, que nem por pensamentos, nem por palavras, nem por omissão eu conseguiria fazer algo assim, pois sou além de muito prolixa, séria demais e muito parnasiana. Não conseguiria mesmo , e depois nem ficaria bem uma sonetista das antigas com um vocabulário todo embolorado que pulam dos seus dicionários já em desuso, desde sempre e para sempre, se expor assim , entre tantos comentários que como o nobre autor são igualmente bem humorados e criativos. Mas entre um soneto e outro, alguns espontâneos outros espremidos, mas sempre inspirados pelas almas dos imortais sonetistas, eu vejo do meu baú as cores efusivas de um grande texto e vibro porque penso com os meus dicionários como o mundo seria tão... (me dê uma palavra Aurélio, rápido!) seria muito...
Enfim, ai de nós se fossemos todos iguais seria uma monotonia, monocromia ou nia, existe tal verbete? Enfim, seria um tédio. E se pensássemos todos iguais e nem notássemos achando que os outros é que pensavam do mesmo jeito, graças aos Deuses do Parnaso que somos diferentes pois a vida, a poesia e a natureza humana agradecem, e eu também.

Findo o meu discurso, quero dizer, comentário, deixo um amplexo para o nobre colega!

Parabenizo, por oportuno, todos os comentaristas também!


Enviado por Tópico
uersus
Publicado: 15/11/2012 23:25  Atualizado: 15/11/2012 23:25
Da casa!
Usuário desde: 25/08/2011
Localidade: santamariadafeira.pt
Mensagens: 467
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Meu caro Gê,
não tenho bem a certeza se já punha em prática as tuas dicas, nem me sinto com competência para tal (relativamente às tuas ou a outras quaisquer, será quaisqueres?), mas que são boas são!!
Tão boas ou melhores do que aquelas cujos autores se gabam de produzirem os comentários com propriedade e seguindo o livro dos mestres comentaristas. Penso eu que serão aqueles cartapácios que usam lá nas universidades cheios de figuras de estilo muita complicadas em grego e em latim ou aqueles livros carregados de teorias da literatura de autores com nomes terminados em ovsky, tyanov, eu sei lá!
E depois aplicam a chapa três a todos os textos com as devidas alterações de circunstância!
Acho eu, que não precebo nada de estudos literários nem criticismo pós modernista, mas de cantigas de amigo e de amor já ouvi falar.
É só e um abraço com agardecimento pelas ditas dicas escritas!
uersus


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/11/2012 23:54  Atualizado: 15/11/2012 23:55
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
dicas críveis que incitam retornos.

meu abraço caRIOca.
zésilveiradobrasil


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/11/2012 01:13  Atualizado: 16/11/2012 01:13
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Oi Ge,

Somente fico entre duas que nao concordo muito:
1) O erro.
Eu me sinto grata se alguem me aponta um erro. Eu nao gosto de ler nada com
erros, de palavras escritas erradas. Quando eh assim, nao sei porque mas o
texto nao me apela. Absolutamente nao acho que eu seja perfeita no Portugues
(alias, nao sou perfeita em nada, Gracas a Deus! - perfeicao eh uma chatice).
Mas eu nao gosto de ler nada com erros. Nao me cai bem. Continuo lendo, mas
aquela palavrinha fica em alto relevo.

9)Eu nao faco comentarios paralelos, mas se o texto me lembra alguma coisa,eu
falo. Acho que eh um sentimento que vem, e que eu quero que a pessoa saiba
o que eu senti, ao ler.
Nesse eu discordo.

E no geral, Ge, eu acho que muitas regras, nao dao certo.
Regras tiram a espontaneidade de quem esta lendo.

Quando eu comento, nao penso em regra nenhuma. Vou pelo sentimento que aquilo
me causou, pelas coisas interessantes que o texto me passou.

Peco desculpas se coloquei meus sentimentos em uma poesia que voce fez. Foi tao
apelativa para mim, que escrevi na frente de cada verso o que senti.
Se voce nao gostar, pode falar. Assim como eu nao quero critica nos meus poemas, eu
respeito o que cada um pensa. Mesmo nao concordando.

Um beijo a voce,
~Mary~



Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 17/11/2012 20:42  Atualizado: 17/11/2012 20:42
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Eu sou péssima para comentar e prefiro assim apenas para não exercer a minha profissão aqui também. Noto uma extrema diferença entre o Luso e os sites em que escrevo em inglês. Nossa! As pessoas analisam avidament o teu poema, dando sugestões, corrigindo e etc, e não sei se isso é bom ou não.Limito-me a dizer pouco e raras vezes, analiso um poema como deve ser. Gosto de deixar as pessoas livres. Quanto a sua crônica, só posso dizer que é bacana, inteligente, bem estruturada e criativa.Mas, tinha que ser porque apenas um cronista de mão cheia como você poderia escrever algo assim.

Beijo

Karla B


Enviado por Tópico
Setedados777
Publicado: 27/01/2013 18:50  Atualizado: 27/01/2013 18:50
Da casa!
Usuário desde: 23/03/2012
Localidade:
Mensagens: 280
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Gostei da sua postagem Sr. Muniz. Serve pra alertar mesmo que ninguém seja perfeito na sua liberdade de escrever comentários. Porém, pra mim o mais importante é ter respeito, isso é o que se deve levar em conta. Picuinhas, erros, correções, comparações e etc..., eu passo os olhos e ignoro, não retruco jamais. Nunca precisei deletar um comentário sobre os meus textos, talvez tive sorte até agora por ser simpático, ter moral e paciência... Abraços e paz!

Enviado por Tópico
estojo-do-céu
Publicado: 06/05/2013 12:37  Atualizado: 06/05/2013 12:37
Da casa!
Usuário desde: 02/03/2013
Localidade: Portugal -Algarve
Mensagens: 440
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Eu assumo que sou uma antítese de tudo o que foi escrito aqui. Cheguei á conclusão que não sei comentar, cometo todo o tipo de erros, …
No entanto acredito que comentar é uma tentativa de compreensão, de assimilação dos egos, ou seja, falar em voz alta o que a poesia do outro produz em nós e ao mesmo tempo contemplar a beleza fotográfica do poema…
Compreender de forma altruísta a essência intimista que as palavras do poeta carregam, não pode ser considerado um acto cobarde, invasivo ou enganador de quem comenta…
Afinal todos usamos as palavras como escravas do nosso querer e sem querer, nos identificamos com as ilusões e as emoções que a poesia abriga …

O que contam é intenção e essa, pode ou não ser revelada nos comentários…
Como vilão deixo o meu desabafo.
É tão enriquecedor despir as vaidades do coração e sem egoísmo sentir tão de perto a poesia escrita de quem sente …

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/09/2014 22:46  Atualizado: 19/09/2014 22:46
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Vixe o bicho pegou! aula muito legal essa,eu comento pelo desafio mas principalmente pq me divirto aos montes com o que aprendo, valeu ai prof Acho que tõ no meio desse tais erros descritos,mas ligo não,sou do partido tranquilidade rsrsrs

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/12/2015 13:26  Atualizado: 04/12/2015 13:26
 Re: Antiguia: Dicas infalíveis aos nobres comentadores do...
Interessante.