Textos : 

Levei o Pai Natal à Praia do Cão Perdido

 

É verdade!! Trago-vos novas de grande alegria!!
A vós todos que detestais esta quadra de vis mercadores engalanados, que campeiam por esses covis, a que chamam de lojas!! O Pai Natal, essa figura simpática e filantrópica, que dá pelo nome de Nicolau Taumaturgo e que por vicissitudes da sociedade consumista e para (grande) benefício próprio de alguns, foi deturpada na sua essência; essa figura simpática... está em minha casa!!
Por esse motivo, jubilai!! Pois este ano não haverá Natal (na óptica consumista, claro está!), guardai pois os vossos cobres e devolvei os presentes já adquiridos (excepto nas lojas dos senhores do oriente... aí não existe devolução possivel!), pois este ano, o Nicolau, não distribuirá presentes a ninguém! Escusam pois de arremessar para as costas do pobre homem, as "culpas" da vossa ânsia consumista e isto é para todos, mesmo para quem não gosta desta quadra, ou que diz que ela é igual aos outros dias do ano(porque no fundo esses, também fazem sempre algo diferente!).
O Nicolau está comigo, levei-o à Praia do Cão Perdido, (para quem não sabe, o dito areal foi batizado por mim, com tal graça, pois foi nele que perdi o cão que não tinha), corremos a Praia de lés a lés, o trenó e as respetivas renas ficaram presas no estacionamento dos velocípedes, com o cadeado da minha pasteleira, porque para os amigos do alheio, esta quadra, também é como as outras; o Nicolau tinha a sua farta barba, já com largas centenas de anos, repleta de gotículas trazidas pela maresia e começou a queixar-se do reumático que lhe ataca as articulações, deixou sair o desabafo, que está cansado, que as noites que passou no tréno deixaram as suas marcas, que a mulher não lhe dá descanso, etc, etc; estava a ficar muito frio, o sol estava já semi-deitado e eu resolvi leva-lo para minha casa, ele reclamou um bocado, que não podia, porque tinha 4 duendes de baixa médica e que outros 41 estão a contrato e é gente que nestas alturas não se pode confiar, que tinha que ir supervisionar o carregamento para amanhã, mas eu consegui convence-lo!
Fomos ambos no trenó, a baixa altitude, claro está, para não sermos detetados no radar e não pensarem que eramos mais um voo fantasma vindo de Guantanamo; chegámos junto de minha casa, deixámos o trenó no telhado e as renas no ervado público do parque, para fazerem aquilo que os corta relva da junta, já não fazem à largas semanas, será que o método Renomático terá futuro? Não sei, mas ainda assim enviarei um pedido de doação a junta, em prol dos cisnes da Lapónia pelo trabalho efetuado!
E eis-nos aqui nesta minha humilde domus, o Nicolau comeu uma sopa quente e depois dei-lhe a provar um porto de vinte anos, de beber e chorar por mais, se bem que agora só me resta chorar, pois ele emborcou o resto da garrafa e ressona à média luz! Confidenciou-me, enquanto se deliciava com a sopa, que este ano vai voltar a sentir o verdadeiro espírito natalício, porque vai passar aqui a consoada, o que me obrigará a deixar mais uma posta do fiel amigo de molho, e que quem quiser que trabalhe por ele!
Fez-me pensar o velhote, onde é que foi que perdemos o verdadeiro espírito natalício... o verdadeiro! Não o tradicional e muito menos o consumista! Nem todos temos a mesma capacidade de nos auto-examinarmos, mas todos podemos tentar nos consciencializar, do sentido do Natal, ...Natal, fala-nos de nascimento, mesmo para quem não creia, ou creia pouco, ou só às vezes, ainda que não se creia num Deus feito Homem, crucificado e ressurreto, cada um, pode em cada dia, tentar renascer em si mesmo e tentar ser melhor em prol dos outros e por consequência em prol de si mesmo!
Bem, vou ter que levar o Nicolau para o quarto, o meu Amor preparou uma ceia aconchegante e o sofá, com este frio, é o sítio ideal para degustá-la.
Amanhã preocupar-me-ei com as refeições do Nicolau, as das renas, essas, estão garantidas!!
A Papoila já se sentou ao meu lado e está com os dois pratos na mão, desculpem, mas tenho que ir, não se faz esperar uma Senhora, muito menos a minha! :)

Santo e feliz natal para todos, são os meus votos, os da Papoila e os do Nicolau!!



Andy



 
Autor
Andy
Autor
 
Texto
Data
Leituras
716
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.