Poemas -> Reflexão : 

SE O MUNDO ACABAR... (Ponto de vista)

 
O fim do mundo me parece uma linguagem mítica e fértil, e abstrata é a realidade que fantasticamente o define. Como concreta é a ilusão existente desse mundo metafórico na perspectiva de seu juízo final.

Somos todos finitude e morremos um pouco a cada instante enquanto passageiros na eternidade verde da natureza cíclica que sempre se renova.Enquanto humanos somos laicos, doutos, filósofos, cientistas, religiosos, profetas algozes em revelações apocalípticas sobre nossa existência misteriosa e insondável.

Não contesto o final dos tempos porque nele morremos e/ou destruímos sempre que hostilizamos os sonhos, as esperanças, quando conflitamos e banalizamos a vida e a morte, quando não conseguimos equilibrar o antagonismo do bem e do mal de nosso intimo e vasto universo.

Porém somos reduzidos à sujeição das possíveis e imagináveis interpretações dessas proféticas teorias fatalistas. Contudo creio na obviedade do começo, meio e fim para a totalidade das coisas, e tudo é uma simples questão de tempo... Sendo assim, nada mais democrático que o fim do mundo a ceifar tudo e todos. Então que seja rápido e fulminante, sem lorotas alienantes, e como bem diz a celebre frase do filósofo Santo Agostinho, ”Qualquer previsão que fale em uma data será fábula ridícula”.

Lufague
Open in new window



Das palavras, as mais simples. Das simples, a menor.” Winston Churchill

 
Autor
miriade
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1580
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2012 10:07  Atualizado: 17/12/2012 10:07
 Re: SE O MUNDO ACABAR... (Ponto de vista)
No total desconhecimento da vida real, não da causa acima, na ignorância da forma, presumo muito prudente o dito: .Enquanto humanos somos laicos.
Parabèns por sua intervenção
Abraço fraterno de luz e paz.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2012 10:25  Atualizado: 17/12/2012 10:26
 Re: SE O MUNDO ACABAR... (Ponto de vista)
Um poema reflexivo, inteligente, belooo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2012 11:18  Atualizado: 17/12/2012 11:18
 Re: SE O MUNDO ACABAR... (Ponto de vista)
O apocalipse está na ordem do dia. Primeiro as sagradas escrituras falam disso, muito embora as interpretações que fazem sejam quanto a mim deficitárias no seu conteúdo essencial: o mundo vai acabar; sim, acaba, mesmo em vida o mundo pode acabar e esse é realmente o apocalipse maior. não há pior apocalipse que o tempo que vivemos, a terra está arder, afinal somos bons juízes em causa própria. "realmente destruir é uma coisa que por norma todos sabemos fazer"

“banalizamos a vida”
quanto se ganha e quanto se perde com a modernidade nos termos em que foi desenvolvida? E a modernidade, este tempo globalizado das máquinas destituído de natureza será mesmo um tempo áureo como se diz à boca cheia nos corredores das emas? resta-me desejar um bem haja para ti e para o santo Agostinho, onde quer que ele esteja

Adorei esta leitura que me fez também reflectir. Desde já peço desculpa por esta divagação

beijo
Feliz Natal

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2012 11:34  Atualizado: 17/12/2012 11:34
 Re: SE O MUNDO ACABAR... (Ponto de vista)
apreciada a leitura e sem afastar-me duma vírgula sequer deste seu ponto de vista, se; "...que seja rápido e fulminante, sem lorotas alienantes..."
bj meu abrtaço caRIOca.