Textos : 

Natais e outros que tais

 
Já me cansa tanto Natal entornado no chão a pingar intermitências de luzes. Bonecos de barbas brancas e ar bonacheirão pendurados nas janelas das casas e no interior das montras. Muito longe da chaminé que a fábula conta. Mas quê, já não estão para enfarruscar a boniteza da fatiota encarnada nem para correr o risco de assustar as renas com o negrume, evitando que o mesmo as levasse a desatarem numa correria tal que era bem capaz de arruinar o Natal, quando dessem conta de que tinham aterrado lá mais para a frente, bem no meio da folia do corso do carnaval. De maneira que, nada de chaminés nem de apertos escusados por becos embodegados e escuros, ainda por cima à meia noite!
Noutros anos comprava-se quase tudo o que os olhos cobiçavam com os cartões doirados que os bancos impingiam e ficava-se com o espírito inchado até mais não, como mandava a nova tradição consumista. Este ano, pelo que tenho visto, a tradição continua a levar as pessoas até aos sítios da desgraça, visto que estão a abarrotar de gente que se estorva e se demora à frente das montras, alguns até entram e miram e apalpam o artigo, levam-no para as casinhas de provas e vestem-no a ver como fica, mas o que fica é a vontade de o levar visto que a carteira já está vazia e os cartões doirados já só ali estão para vista.
Lembro-me de outros natais, que tais em nós nem existiam. Por isso, contentava-se a alma a ver os natais dos outros, que começavam todos os anos com a excitação que em nós crescia com a simples chegada dos que vinham de Lisboa e ali eram os nossos vizinhos do lado e meus padrinhos de baptismo. No dia seguinte, a escolha do pinheiro que na sala deles se vestia de bolas encarnadas, amarelas e verdes. Uns cordõezitos de fitas doiradas e prateadas em toda a volta e por fim as luzes a piscar noite e dia ao canto da janela, que nós espreitávamos da rua e sentíamos ali um não sei quê que também nos pertencia... fora isso e as filhós da minha mãe, mais nada a acrescentar ao facto assinalado na última folha que restava do calendário pendurado na parede, entre o quadro do preso a ser abraçado pela mulher com o bébé ao colo e o relógio que ás vezes adormecia por falta de corda.


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1034
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 20/12/2012 00:30  Atualizado: 20/12/2012 00:30
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17925
 Re: Natais e outros que tais
... e silencio. pois seu texto fala, e nós, mera
paisagem da vida, encolhemos aos pés dele.
o calendário vai virar um quadro, esquecido na sala
de ouro de alguns e pelo buraco da janela vamos almejar
um dia possuí-lo... Ah, obrigada.
Mesmo que falte corda, desejo um natal repleto de inspiração
e saúde, o resto, a gente corre atrás. bjs