Poemas : 

A AUSÊNCIA QUE DÓI

 
Tags:  bem    dignidade    bondade    Espiritual    Material  
 


O Ser Humano é feito de coisas doces e queridas, mas a vida o empurra para a amargura, quando não existe o Amor.

Há coisas, na vida, que fazem pensar.
Há coisas que doem, mas somos impotentes para suavizar.
Por exemplo, a vida do Ser Humano que é humilde, bom e justo...que nasceu como uma promessa de amor e de alegria, mas que, de repente, se transforma num ninho de amarguras. Porque falta, sempre, o bem espiritual, falta o bem material, falta a saúde, e falta – principalmente – a mão estendida.
Somos todos feitos de uma matéria invisível chamada de AMOR, porque viemos da mesma Fé na vida, do mesmo Sopro de Ternura. Mas, a ausência constante, da Bondade, fazem o coração esconder-se na amargura e no ódio à raça humana. A ausência de dignidade, que consome o afeto; a ausência de calma, que nos transforma em robôs; a ausência do trabalho, que nos transforma em marginais e excluídos; a ausência do sorriso, que faz a alma ficar cínica e descrente; a ausência da oportunidade, que mata nossos talentos, e finge que tem amor somente para uma minoria. Somos assim, propensos ao Sonho e à Esperança. Mas, ficamos amargurados de tristura, porque a AUSÊNCIA é uma grande companheira em nossa jornada.
Há gente que ama, mas só encontra indiferença e ironia ao seu redor...então, se faz ausência para o Bem; há gente que sonha o maior sonho do universo, mas não há oportunidade, e ninguém sonha junto...então, se faz ausência na história comum; há gente que é humilde, e acredita na bondade de quem sabe mais, de quem tem mais, mas, só encontra arrogância e superioridade...então, a humildade se transforma em revolta, e a vida sente, cada vez mais, a ausência das pessoas simples e satisfeitas. Há gente que aprende que “todos somos irmãos”, mas só encontra a ausência da Fraternidade...então, mata em si mesmo o amor pela Humanidade; e, muita gente, além de matar em si mesma o Amor, destrói e mata a vida de quem é inocente...porque não conheceu a essência do AMOR.
Portanto, por mais difícil que seja em nós, este Amor, não sejamos ausência quando é imperioso ser Presença na Ternura pela Humanidade – ASSIM COMO ELA É! Que nossas mãos estejam sempre repletas das bênçãos do Trabalho dirigido aos menos favorecidos, tanto espiritualmente quanto materialmente.
O Amor e a Bondade são a grande AUSÊNCIA que dói e que destrói a Vida em todas as suas dimensões mais humanas.

Saleti Hartmann
Professora e Poetisa
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
1243
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/02/2013 10:19  Atualizado: 14/02/2013 10:19
 Re: A AUSÊNCIA QUE DÓI
Esse tipos de ausências deixam um vazio em nós. Se isolamos ficamos sós