Crónicas : 

A Doutora Morte Brasileira

 
Tags:  cotidiano    eutanasia    doutora morte  
 
by Betha Mendonça

A mídia essa semana denunciou o caso da médica Drª V, do Hospital Evangélico, cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil. Acusada de eutanásia - antecipação da morte de pacientes terminais - foi presa. Vários casos vêm postos a luz por funcionários (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem) da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da qual a citada profissional era chefa.

Após esse resumo vamos aos fatos:

1-Essa senhora trabalhava na entidade há mais de vinte anos. Fumava dentro da UTI. Advertida a não fazê-lo, continuava a “defumar” o local, pois segundo alguns de seus pares havia cinzeiros espalhados na Unidade.

2-Profissionais da UTI, pacientes e seus familiares em depoimentos sigilosos à imprensa e às autoridades policiais dão conta que Drª V ordenava seus subordinados a desligar aparelhos que davam suporte à vida de pacientes (tidos por ela sem chance de sobreviver), e, mais grave, mandava-os aplicar medicações para causar o óbito. O intuito seria liberar leitos para outros pacientes...

Apresentados os fatos, caros leitores, podemos dizer que na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba estavam assassinando sabe-se lá há quanto tempo pacientes indefesos. Sim. Eutanásia é a antecipação “piedosa” da morte de uma pessoa terminal em grande sofrimento. Ali - sou médica e não advogada - se verdadeiros esses fatos, cometia-se homicídio doloroso.Sim: dolo, com intenção de matar. Ninguém ali queria morrer. Estavam a lutar pela vida!

Assisti na TV médicos e outros subordinados da Doutora Morte declararem que por sua ordem desligaram ou viram aparelhos serem desligados, e, aplicarem ou terem aplicado medicamentos que levaram ao óbito pessoas inocentes.

Por que não denunciaram para direção do hospital, polícia, imprensa, Direitos Humanos o que estava acontecendo? Por que obedecer a ordem de matar? Dizem que a chefa era “poderosa” e temiam perder seus empregos. Sou médica.Seja lá quem for mandar que eu faça algo assim: simplesmente nego-me!Que gente é essa que estava para proteger e salvar vidas, e, matava? Depois ia para casa e continua a viver como se nada tivesse havido?!

Que nossas autoridades investiguem a fundo cada fato dessa história macabra e puna com nos rigores da lei TODOS os envolvidos: a Doutora Morte, mandante, e, seus asseclas executores das mortes!

 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1902
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 23/02/2013 22:19  Atualizado: 23/02/2013 22:19
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: A Doutora Morte Brasileira
Boa noite Betha, o mais estranho é estes fatos ocorrerem justamente num hospital Evangélico, mais esta sua analogia é primorosa, a justiça precisa identificar todos os culpados, e puni-los exemplarmente, Parabéns pela sua justa indignação demonstrada neste texto, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 24/02/2013 17:40  Atualizado: 24/02/2013 17:40
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17957
Online!
 Re: A Doutora Morte Brasileira
Quando a gente pensa que já viu tudo, eis que surge
uma realidade urgente. Pasmem as almas isso é real,
vem da mão que jurou salvar o próximo.
já tinha saudades tuas. parabéns! bjs


Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 24/02/2013 17:42  Atualizado: 24/02/2013 17:42
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: A Doutora Morte Brasileira
Olá, Betha

Não posso deixar de concordar com Vc. Perfeito!

abs...luz e paz...MF.


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 24/02/2013 17:48  Atualizado: 24/02/2013 17:48
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: A Doutora Morte Brasileira
Oxalá sejam punidos e banidos da profissão, nada desculpa tais acções.
Beijo Betha


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/02/2013 19:05  Atualizado: 24/02/2013 19:05
 Re: A Doutora Morte Brasileira
Cara Betha!

Terrivel e vergonhoso para espécie humana, esta matança. Tens razâo em afirmar que os envolvidos , todos, devem responder por este absurdo... banalizar desta maneira a vida... assassinar (em bando) para ter mais leitos e lucros? A médica maluca contagiar todos com sua loucura? Parece um conto de horror... lembra a Alemanha de Adolf e a banalização do mal como bem dizia a H. Arendt...

Muito bom teu texto, um alerta para se atentar até que ponto chega a maldade humana...


Um abraço,

Alice