Prosas Poéticas : 

Sobre Ser Um Poema

 
Tags:  poema    vida    surrealismo.prosa poética  
 
Sobre Ser Um Poema
by Betha Mendonça

Eu queria ter nascido poema, mas mamãe tomou pouca sopa de letras e acabou nascendo um conto por escrever. Não que me aborreça ter que ser escrita aos poucos, porém seria mais bacana ter nascido um poema bonito e forte, desses que orvalham os olhos das pessoas e provocam pigarros a leitura.

Assim, aceito com desagrado a sina de ter uma linha ou parágrafo escrito a cada dia e quem sabe em alguns anos me torne algo surreal e bem agradável aos olhos letrados das pessoas que só vêem beleza e transcendência em um poema.

 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1090
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/02/2013 21:30  Atualizado: 28/02/2013 21:30
 Re: Sobre Ser Um Poema
Um conto que se conta um pouquinho dia a dia... às vezes, pode se mascarar de poema. Pode?

Uma analogia perfeita, cara Betha.

Gostei!!!


Bjs,

ALICE


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 01/03/2013 00:41  Atualizado: 01/03/2013 00:41
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Sobre Ser Um Poema
Boa noite Betha, a mim todo texto que traz um contexto me agrada, e esta frustração, por exemplo, ficou encantadora,por que sua personagem não nasceu um poema, mais tem metas para chegar a ser um texto desejado pelos leitores. Parabéns pelo seu contagiante poema, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
vandapaz
Publicado: 01/03/2013 15:20  Atualizado: 01/03/2013 15:20
Membro de honra
Usuário desde: 22/11/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 576
 Re: Sobre Ser Um Poema
Aceitar com desagrado não, pior era se nascesses sem poderes escrever ou sem nada para contar

Gostei muito

Beijo Betha


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/04/2013 23:27  Atualizado: 04/04/2013 23:43
 Re: Sobre Ser Um Poema
Fantástico! Seu texto traz uma reflexão profunda. Podemos sonhar em ser poesia, até porque já o somos, mas não constantemente, num momento somos poema, noutro prosa, noutro anedota, noutro simples comédia, noutro tragédia, noutro nada definido... num momento escrevemos, temos o controle da pena, noutro somos objetos do acaso, do destino, fatos exteriores escrevem por nós... quem dera fossemos apenas poema mas não o somos, e, quando o somos, quem dera fossemos apenas poemas de amor e alegria, mas somos, muitas vezes, poema de dor, de perda, de angústia. Há dores que não se tornam poemas; há perdas e angústias que não tornam-se poesia, embora que, todas as dores, perdas e angústias sejam iguais... mas... então... qual a diferença? A DIFERENÇA É QUE A DOR SÓ TORNA-SE EM POESIA SE HOUVER UM POETA ATRÁS DE SI. Nisto você pode alegrar-se: você é maior que o poema, sem poeta não há poema, eis aí, o poeta, o grande alquimista que transforma dor em poesia! Bela a forma da narração, num tom de voz de menina. Por este tom de voz (escrita) eu te chamaria de "menina poema". Ah, sim, e sabe porque "menina poema"? É porque seu texto não foi escrito na forma de poema, mas, na essência, é poesia pura. Um beijo respeitoso pra você.