Frases e Pensamentos : 

Ser Criança

 
A criança é um ser maravilhoso. Tem a potencialidade de desenvolver tantas capacidades que lhe competem e, mesmo assim, hoje em dia, as suas asas são cortadas…
O conceito de infância é bastante recente. Ainda na idade média, a criança era vista como um homúnculo, ou seja, um Homem em ponto pequeno, apenas útil para a sociedade ao atingir a capacidade para começar a trabalhar.
A Convecção dos Direitos da Criança (1989) é um documento recente e, apesar de muitos países terem assinado a favor destes direitos, poucos são os que aplicam.
Apenas os EUA e a Somália não assinaram a favor. Mas, como todos sabemos, apesar de os outros países terem assinado este documento, verifica-se, ainda, uma grande taxa de trabalho infantil em certos países, bem como outros fatores degradantes.
Porque não serão estes países penalizados? Mais uma vez, esta sociedade global só se importa com o que lhe convém, enquanto que os valores humanos passam completamente ao lado.
As crianças são vulneráveis e frágeis e são sempre as que estão mais expostas às várias crises. Após as duas guerras mundiais, houve a necessidade de reformular a perspetiva quanto às crianças. Porquê? Porque, mais uma vez, são as que mais sofrem. Em tempos, aquando do ato da guerra, as crianças eram as primeiras a avançar. É, de facto, incrível ver como é que a criança começou a ser vista aos olhos da sociedade…
Muitas mulheres sofreram, foram torturadas, perseguidas e mortas por defenderem as crianças e os seus direitos.
Diz-se que, até ao séc. XX, a criança não era vista como um ator social, ou seja, que não tinha o direito de participar nos assuntos que dizem respeito. Porém, isto ainda hoje acontece.
Quantos pais/professores/adultos dizem: “Esta é a MINHA criança, eu é que SEI o que é MELHOR para ela, é IRRELEVANTE aquilo que ela diz ou deixa de dizer.” Caros amigos, a criança tem todo o direito de ser ouvida, tal como consta na Convecção dos Direitos da Criança. Não vale a pena ter um papel de possessão no que diz respeito às crianças, elas devem ser protegidas, como é de esperar nas sociedades atuais (embora isso não se verifique em muitos casos). São pessoas em constante formação e que devem ter a liberdade para fazê-lo, de modo saudável.
Ainda, nos dias de hoje, se verifica que chamar alguém de “criança”, “infantil” ou “imaturo” remete para a negatividade da ideia de infância. Se falarmos com crianças de 5/6 anos, até elas já começam a negar a ideia de que são crianças, o que é muito triste. Os adultos referem “Já não tens idade para fazer isso. Portas-te mal, vais para a sala dos bebés!”. Até que ponto é que isto é aceitável? Gostava que todos nós pudéssemos refletir sobre isto…
No que me diz respeito, serei feliz enquanto tiver uma criança dentro de mim! E espero, no futuro, proporcionar um clima de excelência, tanto de aprendizagem, como de valores, às crianças!


~Bambi ∞

"Não é demonstração de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Jiddu Krishnamurti


Reflexão sobre "Sociologia da Educação"
 
Autor
Bambi
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1760
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Dalmo
Publicado: 10/04/2013 11:44  Atualizado: 10/04/2013 11:44
Participativo
Usuário desde: 06/04/2013
Localidade: Ribeirão Preto. SP.
Mensagens: 29
 Re: Ser Criança
Criança... Existe coisa mais bela? Com toda sua ingenuidade, vai brincando e o tempo passando, entre as mais belas flores do "Jardim Humano"; é figura constante com sua espontaneidade e verdades...
Parece a dona da razão, e; não duvido não, pois se não nos deturpace-mos com a idade, conservando sua ingenuidade, talvez... Com certeza esse Mundo seria mais sensato e belo, como a música Aquarela o nosso amigo Toquinho... Com dois riscos faríamos guarda-chuva!
Mas tempo passa e não estamos na “Terra do Nunca, ninguém consegue ser como Peter pan”...
Por tudo isto, acredito que a criança, é a mais bela invenção de Deus.
E pensar que um dia nós fomos também...
Deixo aqui esta homenagem às crianças do mundo! Um forte abraço!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/04/2013 12:55  Atualizado: 10/04/2013 12:55
 Re: Ser Criança
Boa tarde poeta.
Ao ler o seu texto, somente posso dizer que ser criança é a melhor coisa do mundo.

Cumprimentos,


Frank_Mike


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/04/2013 14:00  Atualizado: 10/04/2013 14:00
 Re: Ser Criança
Muito bom seu texto. As crianças que forem amparadas, amadas e educadas hoje farão o nosso mundo melhor amanhã.Temos toda a responsabilidade sobre isto.
abs

Angela


Enviado por Tópico
brunomi
Publicado: 15/04/2013 19:31  Atualizado: 15/04/2013 19:31
Da casa!
Usuário desde: 02/03/2013
Localidade: Portugal
Mensagens: 212
 Re: Ser Criança
Ainda ontem tivemos a conversar sobre este tema, engraçado :)
Gostei da forma como lidaste com este tema tão sensível, parabéns.
Já sabes o meu ponto de vista :P