Contos -> Minimalistas : 

(Indig)nação

 
Saiu de madrugada com a filha doente no colo. Pensou em pegar um taxi, mas o dinheiro mal dava para o coletivo, que pelo horário demoraria muito. Foi a pé até o hospital mais próximo, quatro quilômetros. Implorou ajuda, mas teve que esperar mais uma hora pra descobrir que não havia plantonista, não havia vaga. Depois de outras horas, conseguiu uma ambulância que os levaram até a um outro hospital. Mas a história se repetiu, dessa vez como falta de recursos dado a gravidade do problema. Ouviu a criança dizer que estava com medo, antes de desfalecer nos seus braços. Foram em mais dois outros hospitais, no último conseguiu atendimento... Tarde demais!
A notícia saiu na televisão.
Uma nação inteira indignada!
Por três minutos, até começar "Os gols da rodada".



Fiz para o VI Evento.
__________________________________________________
INFELIZMENTE BASEADO NUMA HISTÓRIA REAL.

Há algum tempo, envie um e-mail para a Rede Globo. Estava indignado com a morte de uma menina por falta de assistência médica. Uma atitude que tomei por impulso, realmente pra criticar, como uma forma de desabafo. Infelizmente o tema é bem atual. Há poucos dias, ocorreu um caso semelhante, desta vez com um bebezinho de sete meses. Mas de qualquer forma se você não se lembra, não viu, fique tranquilo, em breve vai acontecer de novo. (desculpe o humor negro).
*************************************************

Hoje (dia 28/03/10), assistindo ao fantástico, vi o caso da menina Mayara que morreu por falta de atendimento médico. Mais uma vítima da falta de competência, bom censo e vergonha dos políticos e governantes dessa piada que chamamos de país. O pior é que mal podemos reclamar deles, são bem a cara o povo brasileiro, que se salvando o dele, o resto que se foda. Somos muito bem representados.
Foi “engraçado” (triste) o nível de atenção que se deu ao caso. Tudo bem que foi só por causa da imprensa, dias atrás, que a menina ainda teve tardiamente um atendimento, mas mesmo assim acredito que tudo acabou ai, ela morreu, eles anunciaram, e acabou. Bem, afinal pra que falar sobre isso, é ano de copa, eleições e ainda temos o transito pra tomar conta. Esse sim, ultimamente, vem recebendo uma atenção especial, afinal é uma mina de ouro, uma fabrica de dinheiro. Dá retorno, então vamos fazer propaganda. Só fico indignado em ouvir as pessoas na rua incentivando a palhaçada, onde na verdade, são necessárias apenas leis mais severas que punissem com rigor a imprudência. No lugar disso vem uma multa pelo correio (que também anda uma bosta) e você acaba se sentindo roubado. Ainda somos obrigados a pagar por cursos idiotas pra ver senas de acidentes (que pena que da forma de estão fazendo não “tá” dando pra pagar e escapar da perda de tempo. Além do dinheiro, você ainda tem que perder seu tempo. Mas fiquem tranquilos, logo alguém acha um jeito pra você perder apenas o seu dinheiro. Aqui sempre dão um jeitinho).
É! O transito serve bem pra tirar a nossa atenção (até aqui, agora, quase perco o foco). Voltando ao caso da menina. O que esta faltando?
Nós, da classe média, quase não aguentamos mais pagar impostos. Ainda temos que pagar escola particular pra nossos filhos (já que a pública é uma merda. Se bem que parece que não há repetência. Se for isso mesmo, olha a forma imbecil que se resolvem as coisas no Brasil. Tampam o sol com a peneira. Os índices da educação ficam uma beleza. Quem sabe enganam algum inglês), um plano de saúde caso não queira ver um filho passar pelo mesmo problema da Mayara (se bem que os planos hoje... Os políticos tentaram alguma coisa ai. Parece que vão conseguir quebrar de vez os planos de saúde no Brasil. Mais até lá vão poder usar da hipocrisia.) além dos pedágios e das multas (Do jeito que vai ainda vão criar a “Multa Obrigatória”).
Creio que não é dinheiro que falta (logo quem sabe até teremos o pré-sal do Luiz Inácio Brás, que parece que já quer garantir um lugar pra ele na Petro-Lula, além dos políticos querendo um pedaço do bolo). O problema é realmente de competência. Talvez mais de competência do que de decência. Ou não?
Bem, sou eu que estou perguntando. O que falta? Faltam morrer mais quantas Mayaras?
Por Deus, será que nosso digníssimo presidente não fica indignado? Será que nossos políticos não ficam com vergonha?
Na televisão falaram em indignação com respeito a um comercial estrangeiro (quem não sabe o que é não perca tempo). Isso que aconteceu com a Mayara é que deve realmente nos indignar (falar que o Brasil é puteiro para gringo no carnaval, o Cazuza já falou isso antes, e concordo com ele).
Por Deus, a imprensa podia ajudar mais. O Brasil precisa da imprensa. Se esse texto chegar as mãos de alguém dela, peço que façam alguma coisa. Tirem o foco do transito, ou pelo menos deem a mesma atenção para a saúde, para a violência (Nesse mesmo dia o fantástico anunciou a morte do pai do Bochecha a tiros). Sei que estão de cima, mais é preciso mais. É muito triste ver um cara inteligente como o Pedro Bial perdendo o seu tempo escrevendo texto pros caras no Big Brother, e eu aqui que mal me dou com as palavras tentando falar alguma coisa.
Façam alguma coisa. Pensar numa menina de oito anos falando para pai que tinha medo de morrer ali...

Gustavo Espinha Lourenço.
(Indignado, indignado, indignado.)

*************************************************
No outro dia continuei escrevendo com vontade de mandar outro e-mail, mas não mandei. Sabia que tinha sido uma coisa imbecil, que nada ia adiantar, mas serviu de desabafo. Postei isso aqui para ficar guardado, pra poder lembrar um dia, e quem sabe também, deixar alguém indignado como eu fiquei.
Segue abaixo o texto que escrevi no dia seguinte.
*************************************************

Como minha raiva não passou resolvi continuar escrevendo.
Fiquei pensando em tantas coisas que podia ter escrito no primeiro texto e que deixei pra trás, mesmo porque, acredito que do tamanho que ele ficou 80% das pessoas que começassem a ler parariam na metade. Não era nenhuma piada ou uma fofoca falando da vida de uma celebridade, mas um texto que fala da morte de uma desconhecida.
Fiquei pensando na alegria de alguns (inocentes, desenfornados, comprados pela mídia) comemorando o fato do Brasil sediar as olimpíadas (não queria ver meu dinheiro sendo gasto nisso), sendo que no mesmo dia um telejornal mostrava uma reportagem mostrando que em algumas cidades no norte do país as pessoas tinham que deslocar centenas de quilômetros para poder se tratar de um câncer (fazer a quimioterapia), pois por perto não havia nenhum tipo de recurso. Nesta ocasião minha mãe estava fazendo "químio", o que me deixava ainda mais indignado. (Na verdade, como um bom brasileiro, se não fosse por isso eu nem tinha prestado atenção na reportagem. Não seria do meu interesse e o norte que se dane). Completando o primeiro texto, os gastos com as olimpíadas, pra mim será uma reforma no quarto principal do grande puteiro (não quero ofender ninguém, mas se não indignarem com o fato, pelo menos fiquem com raiva de mim. Sintam alguma coisa).
Pelo que se briga aqui no Brasil. Vi tanta gente correndo atrás do camburão que levavam os Nardones. E agora a Mayara, alguém ainda vão falar dela?
Pensei num fato ocorrido recentemente aqui em Uberlândia: estudantes brigando por uma causa dentro da Universidade Federal. Pensei no momento que era por algo que valesse a pena. Infelizmente o motivo era que eles queriam a liberação de bebida alcoólica em eventos realizados no campus (algo assim). Deu vergonha por um momento, por ser um ex-aluno. Mas agora acho que esta valendo. Vou aderir à causa, me juntar a eles e ficar bêbado. Quem sabe a raiva passe.

Se possível, façam alguma coisa, chamem a atenção pro caso. Vocês podem. (só não sei se adianta alguma coisa)

Gustavo Espinha Lourenço
(já mais conformado. Talvez tivesse valido mais uma oração pra Mayara)

(Não procurei corrigir o texto. Se houver erros, que fique assim. Retrata bem a péssima educação que eu tive no ensino fundamental. As consequências me perseguem).


[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1447
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
24 pontos
16
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
belarose
Publicado: 26/04/2013 00:23  Atualizado: 26/04/2013 00:24
Membro de honra
Usuário desde: 28/10/2010
Localidade:
Mensagens: 9026
 Re: (Indig)nação
Boa noite Gel!

Uma poesia em que o seu eu poético desabafa e com razão,infelizmente existe muito disso,falta de atendimento médico.

beijos



Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 26/04/2013 00:41  Atualizado: 26/04/2013 00:41
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: (Indig)nação
Gel,

Tenha calma, essa sopa ainda vai acabar, depois de piorar um pouco mais, é bem verdade.
Lembro dos casos.

PAZ!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/04/2013 01:01  Atualizado: 26/04/2013 01:01
 Re: (Indig)nação
É para ficar indignado mesmo! O capital privado não apareceu para a construção de 12 estádios, sendo que o faraônico de Brasília, o mais caro, vai virar um elefante branco,pois depois da Copa não vai servir pra nada.Assiste-se este caos na saúde e na educação e o dinheiro público sendo gasto nesta ostentação. Que país é este?
Abs

Angela


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 26/04/2013 01:22  Atualizado: 26/04/2013 01:22
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: (Indig)nação
Boa Noite Gel, o CAOS no sistema de saúde Brasileiro, é crônico, e eu não estou mas convencido de que trata-se apenas de recursos minguados, o tumor principal está na falência moral dos homens, parabéns pelo seu contundente desabafo, e relevante critica, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 27/04/2013 13:43  Atualizado: 27/04/2013 13:43
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
 Re: (Indig)nação
o mundo-cão ladra e morde
esfomeado de morte
e com mais morte ou ossadas
menos sua boca é fechada


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/04/2013 15:57  Atualizado: 27/04/2013 15:57
 Re: (Indig)nação
olá, Gustavo. textos assim despertam, solidarizam, mobilizam o povo a revoltar-se contra os governantes que deixam morrer o seu povo desnecessariamente. parabéns lusos.


Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 27/04/2013 23:29  Atualizado: 27/04/2013 23:29
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: (Indig)nação
Amigo Poeta
GEL

Esse relato é mesmo de indignar a gente...entra governo e sai governo e na saúde de bom acontece...muito pouco...eu não fiquei com raiva do poeta não...ao contrário...gostei do texto... e sei que veremos outra e mais outra Mayara infelizmente
Obrigada por partilhar seu desabafo...ao menos isso podemos fazer
Bju
Carol


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 30/04/2013 00:01  Atualizado: 30/04/2013 00:01
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18124
 Re: (Indig)nação
Gel
Belo desabafo! Sou enfermeira e conheço bem o caos da saúde pública!
Minha indignação já virou sofrimento, não suporto nem assistir mais essas reportagens!
Beijos!
Janna