Crónicas : 

Um Brasil que me ASSUSTA.

 
O povo na rua, gente gritando palavras de ordem, cantando o hino nacional... Fiquei feliz com as manifestações do povo brasileiro nesses últimos dias, apesar de algumas badernas e da falta de foco. Para um cara como eu que sempre enxergou os brasileiros como individualistas e acomodados, foi uma bela surpresa. Foi interessante ver uma manifestação inicialmente localizada e com um objetivo bem definido, de repente, acabar envolvendo toda a nação, sobre os mais diversos pretextos. Num país com tantos problemas, motivos não faltaram: corrupção, farra com o dinheiro público, falta de hospitais, ensino público precário, obras importantes abandonadas, inflação... Apesar da conquista primária, a redução dos preços das tarifas dos transportes coletivos, acho que valeu, sobretudo, para despertar a consciência política em muitos. É o que espero! Não que eu bote muita fé, pois é claro que as manifestações não mudaram muito minha opinião. Ao longo dos anos, como um bom brasileiro, fui deixando meus ideais de lado e aprendendo a lutar por mim. Consolidando minha falta de confiança na política deste país e no nosso povo. Apesar de agora poder dizer que vi uma faísca, é preciso bem mais para reacender minhas esperanças.

O problema é que o nosso povo enxerga muito pouco à frente e é fácil para uma corja de políticos nos tratar como índios, tentando pegar o nosso ouro em troca de espelhos fajutos.
É por isso que a inflação está de volta, batendo na nossa porta. Foi o que o Lula fez para eleger a Dilma, brincando com a economia do país nos seus dois últimos anos de mandato, diminuindo taxas de juros, facilitando créditos e aumentando os gastos do governo. E o povo entrou de cabeça em tudo quanto é financiamento.
Qualquer um que entende um pouco de economia sabe que facilidade de crédito e aumento dos gastos públicos turbinam o desenvolvimento, gerando empregos e ares de prosperidades a curto prazo, mas o efeito colateral, um pouco mais adiante, é a inflação. O programa "Minha casa, minha (di)vida", por exemplo, aqueceu violentamente a economia, mas jogou os preços dos imóveis nas alturas. Não que eu seja contra o programa, de forma alguma, mas deveria ter sido feito com mais critérios: aos poucos, exigindo determinados padrões de construção e melhor dirigido ao público de baixa renda. Ai sim o subsídio teria feito realmente diferença, mas da forma que foi feito, em pouco tempo, ele já não significava quase nada frente aos preços dos imóveis.
Hoje, nossa economia não é nada saudável, é como um cara que aplicou esteroides para ficar musculoso e agora enfrenta um câncer. Só que ainda não dá para ver o tamanho do tumor. Não dá para entender o quadro que se pinta. Com o povo endividado como está, se a inflação continuar aumentando, creio que muitos não poderão honrar suas dívidas. Por outro lado, num segundo momento, essa economia enfraquecida, dependente desse consumo interno financiado, não conseguiria manter o desenvolvimento, tenderia a recessão. Bagunçou tudo na minha cabeça, não consigo imaginar qual o ponto de equilíbrio! De qualquer forma vão ter que segurar a inflação, só que essa desaceleração vai ter que ocorrer de forma bem lenta. Sei lá!

E como controlar a inflação?
Há pouco tempo, li algo que me deixou mais assustado: que o governo vem, já faz tempo, subsidiando a gasolina e que sem esse subsídio o preço passaria a mais de quatro reais por litro. Esse subsídio gera um gasto enorme para o governo que hoje importa quase 15% do combustível que consome. Apesar disto, reduziu o incentivo na produção do etanol. Olha só a incompetência dos brasileiros! Para um pais que acreditava que um dia poderia ser a "Arábia Saudita do etanol" para o mundo! Quando os americanos abriu o mercado foi para nos vender seu álcool de milho. Parece piada?!
Mesmo o álcool de milho sendo muito inferior em termos de rendimentos com relação ao de cana, fico imaginando o quanto os americanos nos superam em eficiência na produção e logística. Essa última foi fácil ter uma ideia, numa outra reportagem, vi que com o custo de cem quilômetros aqui eles percorrem quatro mil quilômetros lá. E pensar que nosso governo já gastou milhões na Ferrovia Norte-Sul e além de não concluir a obra e dos vários indícios de corrupção, um longo trecho teve a capacidade comprometida por causa do erro na compra de aço chinês!
Com relação a produção, não por culpa dos nossos produtores rurais, que ano após ano, apesar do pesares, vem batendo recordes de produção. Mas temos que tomar cuidado, pode ser por pouco tempo. Se depender da FUNAI, a exemplo do que vem acontecendo no Sul do país, eles poderão perder suas terras para os índios! E índios Paraguaios, ainda! (Retiro o que disse quando falei que alguns políticos nos trata como índios, pois acho que alguns já até prefeririam que fosse assim.)
E por falar em China, mas um susto que levei essa semana: alguns empresários que conheço aqui da região, ao invés de aumentar suas unidades de produção, decidiram negociar com os chineses para produzir lá e passaram apenas a comercializar o produto. Vários empregos deixaram de ser criados aqui. Sei que isso vem acontecendo no mundo inteiro, só que estou falando de empresas relativamente pequenas. A facilidade me espantou!

Caralho! Se continuar assim não sei o que vai virar!
Haja manifestações para corrigir essas bostas todas.
E olha que tem merda para continuar escrevendo.
Dá mesmo para perder o foco.


[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1339
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
18 pontos
18
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/06/2013 10:31  Atualizado: 23/06/2013 22:31
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Realmente é um momento que muito nos perocupa. Mas é uma nova sociedade que surge não pedindo reforma, mas sim uma inovação no sistema democrático, que na verdade o sistema de governo é uma plutocrácia governados para os ricos, empresario latim fundiarios. Os pobres cada vez mais pobres. Uma justiça anômica, Politicos coesos corruptos que se faz dos intereses para si só deixando esse massa de lado.

Precisamos de um Neo liberalismo mais comtemporaneo, mais justo


Enviado por Tópico
Onde_está_o_@mor?
Publicado: 23/06/2013 18:52  Atualizado: 23/06/2013 18:52
Membro de honra
Usuário desde: 25/05/2013
Localidade: Funcheira
Mensagens: 738
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Pois é compadre, eu vi na televisão a grande porradaria que vai na sua terra. Aqui na Funcheira as gentes reclamam mas nã á violencia. mas eu acho que os brasileiros teem mesmo de fazer barulho. E voce escreve muito bem mesmo com palavrões. Parece um politico.
Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/06/2013 20:39  Atualizado: 23/06/2013 20:39
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Espero que isso não mude o rumo mesmo, tbm tenho medo, belo texto.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/06/2013 21:28  Atualizado: 23/06/2013 22:02
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Diante da censura ... o silêncio.


Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 23/06/2013 21:42  Atualizado: 23/06/2013 21:49
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Amigo Poeta
GEL

Acredito que a maioria está muito apreensiva com o rumo que certas coisas estão tomando...eu acho que o Bloco Manifestação vai desfilar o resto do ano...as passagens baixaram...mas até quando????e o resto que não se ajeita nunca...saúde...educação...segurança...superfaturamento em tudo que podem meter a mão...que Deus nos ajude!!!O que vão fazer com o Mané Garrincha lá em Brasilia depois dos jogos?
Bjus
Carol


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 23/06/2013 22:22  Atualizado: 23/06/2013 22:22
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18124
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Poeta Gel
Algo terá que avançar, melhorar...
Humor para falar de um assunto sério! Adorei a crônica!
Grande inspiração! Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 24/06/2013 11:54  Atualizado: 24/06/2013 11:54
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Olá, meu amigo GEL

Você retratou o que sinto também.
Esse medo.
Nos anos 60 eu participei de muita coisa, muita manifestação, escrevi manifestos, fugi da cavalaria, acreditando em uma ideologia, lutando contra uma coisa, que hoje vejo que foi a nossa salvação.
Conquistamos espaços, fomos rechaçados, gritamos e marcamos presença.
Porradas? Tomamos, mas, também, atiramos coqueteis molotov, pedras e outras coisas mais.
Não gosto de lembrar que, quando um estudante foi morto, sua camisa ensanguentada foi usada como bandeira pelos demais.
Os líderes, agitadores-mor daquele movimento, não se entristeceram com aquela morte, mas acharam que aquilo foi o que eles queriam. Que morresse alguém, desde que não fosse um deles, para que eles pudessem usar da ocasião.

Hoje vejo essas manifestações, e, lá no fundo, ainda, a emoção se renova, dá vontade de pegar uma bandeira, um cartaz, e participar.
Vejo uma vantagem: SEM PARTIDOS, SEM PARTIDOS...
Vi algumas reportagens com o lider do MPL, e não senti firmeza. Até que ponto ele poderia me representar? Acho difícil.
Os demais movimentos que se uniram à luta, Sem-terras, sem-tetos, sem-vergonhas..., Só fizeram baderna. Fechar rodovia é crime, não é manifestação. Depredar edifícios públicos ou privados é crime, não manifestação. Atacar a polícia é crime, não é um direito, não é manifestação.
Vi a polícia acusada de exagero, mas vi um safado esfregando uma flor no rosto dos policiais. Isso é safadeza das grandes. Seu o policial fosse eu, ele teria tomado uma borrachada no nariz!
Vi alguns safados com uma bandeira brasileira... Eles haviam escrito um palavrão nela, e um outro a destruia. Deveriam ter tomado porrada na hora, até chorar e pedir clemencia.
Como você vê, o meu medo é esse: Quem pode ser chamado a me representar? Será que eu quero ser representado por ele?
De qualquer forma, aquela placa "SAIMOS DO FACEBOOK" foi ótimo. É ótimo ver as pessoas sairem das redes sociais, da frente do computador e celular, para prestar atenção à política, ao Brasil.
Acho que a minha maior manifestação seja de joelhos, orando pelo Brasil, afinal, acho que isso fará melhor diferença.

Abraço.
><>


Enviado por Tópico
acalenta
Publicado: 25/06/2013 16:20  Atualizado: 25/06/2013 16:20
Colaborador
Usuário desde: 25/08/2010
Localidade:
Mensagens: 5389
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
Olá GEL!!!!

É meu amigo também estou assustada com tudo,tomara que de algum resultado tudo isso(coisa que eu não acredito,não por ser contra manifestações,isso não de jeito nenhum,mas é que de algum lugar esses políticos irão arrancar dinheiro da população.
Mas vamos esperar e torcer para que mude esse nosso Brasil tão lindo,parabéns pelo lindo texto.

beijãoooooooooooo

acalenta


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/06/2013 17:19  Atualizado: 26/06/2013 17:19
 Re: Um Brasil que me ASSUSTA.
a placa "SAIMOS DO FACEBOOK" li-a nas ruas, estava lá e foi realmente emocionanteeo ver as pessoas; não só as saídas das redes sociais, mas das lojas, escritórios, fábricas, dos bancos, hopitais, de todas as partes, para saber de perto uma lição de civilidade, e partir daí se interessar, prestar mais atenção à política, ao Brasil.
abraço caRIOca