Sonetos : 

Democracia

 
Tags:  política    ética    financiamentos  
 
Open in new window


Democracia

A democracia não é um sistema perfeito
Pois é desenvolvida por seres humanos
Mas o governo pelo povo é sempre eleito
E se não for bem dura apenas quatro anos

O grande mal da maioria das democracias
São as empresas que financiam as eleições
E para isso solicitam dos eleitos garantias
Com obras superfaturadas em suas gestões

Deve haver uma grande reforma na política
Que financiar campanhas seja falta de ética
E que ninguém possa gastar para ser eleito

Campanhas seriam pelo Estado custeadas
E pessoas que gastassem fossem cassadas
Aí o serviço público seria mais perfeito.

jmd/Maringá, 25.06.13


verde

 
Autor
João Marino Delize
 
Texto
Data
Leituras
1698
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
João Marino Delize
Publicado: 25/06/2013 14:34  Atualizado: 25/06/2013 14:34
Membro de honra
Usuário desde: 29/01/2008
Localidade: Maringá-
Mensagens: 1906
 Re: Democracia
As prestadores de transporte público, as companhias que recolhem o lixo, As detentoras dos pedágios caros, são as empresas que mais financiam campanhas políticas, mas depois apresentam o recibo aos políticos financiados e quem paga é o povo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/06/2013 17:24  Atualizado: 25/06/2013 17:24
 Re: Democracia
O contrário de democracia é?ditadura,totalitarismo.



Basta cumprir as leis para encarcerar mensaleiros condenados, fazer cumprir a lei da responsabilidade fiscal, acabar com cartões corporativos para “despesas secretas”, acabar com altos salários de legisladores, acabar com o cabide de empregos em estatais e empresas de economia mista, etc, etc, etc…BASTA CUMPRIR A LEI QUE JÁ EXISTE.



Há certos debates no Brasil que chegam a ser de uma burrice comovente – quando não são má fé pura e simplesmente. Um deles é essa estupidez de Constituinte exclusiva para fazer a reforma política, tese com qual já acenou Dilma Rousseff. Constituinte exclusiva? Para quê? Para mudar a Constituição?

Essa tentativa de golpear a Constituição É UMA TRILHA QUE JÁ SEGUIRAM 'patriotas' como Hugo Chávez, Rafael Correa e Evo Morales.
E a ideia de Dilma é esta mesmo.

O Estado novo, só se estabelece com uma nova Constituição. Como o que se pretende (Facismo, Bolivarianismo, Socialismo…) não se coaduna com o modelo Constitucional vigente, então, só mesmo derrubando a atual Constituição. O que pode ser feito pelos representantes eleitos, pra se dar ares de legitimidade.

antidemocracia pura;crua e nua



Está claro que o governo está tentando aproveitar-se do momento de ira da população e da ignorância da quase totalidade desta sobre o poder da Constituição, pois uma vez iniciada uma Constituinte com "Constituintes" favoráveis ao governo, estaria aberta a possibilidade de serem colocadas na Contituição algumas coisas que o povo quer e MUITAS que ele nem sabe e nem quer.Me parece estar havendo a tentativa de um "golpe branco" por parte do executivo.



Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 25/06/2013 18:09  Atualizado: 25/06/2013 18:09
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: Democracia
Olá, Poeta João.

Gostei do soneto, e da foto do "santo safado".
Essa idéia de constituinte pela metade é o que o bolivarianismo vem desejando há tempo.

Quando tivermos legisladores que ganhem lá o mesmo salário que recebem das Empresas, acrescido de uma pequena ajuda de custo;
Cadeia para todos os corruptos e corruptores;
Obrigatoriedade de ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro roubado/desviado;
Mais gastos com Educação de qualidade, não a "inducassão" do pt;
Um povo que não fica feliz em receber bolsa-esmola, mas luta por um emprego digno;
Proibição de camelôs, barraquinhas de quinquilharias e contrabando, que não pagam;impostos;por não serem registrados, e assim recebem todos os benefícios do governo;
Redução na carga tributária;
Fiscalização séria para que todos paguem os seus impostos, que serão menores;
e proibição de reeleição para todos os cargos eletivos,
começaremos a grande mudança.

Abraço
><>

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/06/2013 18:37  Atualizado: 25/06/2013 19:00
 Re: Democracia
DEMOCRACIA; SE O POVO AFROUXAR AGORA, ELA SE EXTINGUE NO BRASIL...


Este texto foi publicado originalmente no dia 06 de junho, acho interessante deixar em destaque, neste momento em que a presidente Dilma vem propor uma Constituinte. Seguindo a agenda do PT e com a oposição calada. segue abaixo.

Com a desculpa de forçar uma reforma política e ‘acabar com a força do poder econômicos nas eleições’, o PT está colhendo assinaturas em todo o país para um projeto de iniciativa popular. Na proposta que busca “aperfeiçoar” a democracia, o PT quer “alterar o sistema político eleitoral”.

Nos folders distribuídos aos filiados para que colham assinaturas, tem os dizeres de Lula conclamando uma Constituinte para “mudar o jogo”. Um deles:

"ACABE COM A FORÇA DO PODER ECONÔMICO NAS ELEIÇÕES FAÇA IGUAL AO LULA ASSINE COM O PT"

convite aos brasileiros filiarem-se aos quadrilheiros

“A eleição está ficando uma coisa muito complicada para o Brasil. No Brasil se o PT não reagir a isso, poucos Partidos estarão dispostos a reagir. Então o PT precisa reagir e tentar colocar em discussão a Reforma Política e uma Constituinte exclusiva que é o caminho: Eleger pessoas que só vão fazer a Reforma Política, que vão lá (para o Congresso), mudar o jogo e depois vão embora. E daí, se convocam eleições para o Congresso. O que não dá é para continuar assim”, diz Lula.
LUIZ INÁCIO ULA DA SILVA


Convocar uma constituinte para mudar o jogo a fim de “aperfeiçoar” a democracia, “alterando o sistema político eleitoral”, é tentativa de golpe. Ainda mais partindo do partido da presidentE.

NO MÍNIMO ESTRANHO TER A MESMA IDEIA 20 DIAS DEPOIS MEIO AS MANIFESTAÇÕES DO POVO. PARECE OU NÃO PARECE ARMAÇÃO?



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/06/2013 19:38  Atualizado: 25/06/2013 19:59
 Re: Democracia
o povo é que tem de dizer diretamente qual a reforma política que quer, e não nos enfiar pela 'guela' um plebiscito para chamar a Constituinte expecífica.

a gente quer ir às urnas e dizer o que quer de reformas políticas; quero estado democrático amplo, voto transparente com recibo para confirmação do mesmo, além de liberdade irrestrita expressão.

quero fiscalizar, quero prestações de contas, decidir o que fazer com o dinheiro arrecadado, de qual percentual ir para qual área, quero decidir enxugar a máquina governamental, exterminar os cabides de emprego, com o luxo de representação, decidir quanto pagar aos deputados, senadores, vereadores, prefeitos e governadores que nos sugam dezenas de bilhões, mais do que os orçamentos para educação e saúde juntos... quero saber do orçamento; previsto e realizado. quero ver tudo... não vamos nos calar, não vamos sair das ruas... desta vez pomos essa corja toda pra fora.




desculpas aí ao João pelos desabafos, mas foi o seu soneto que impulsionou essas manifestações na sua página. rs hoje basta uma palavras, pequena frase, imagine então um soneto inteiro a instigar. rs

abraço caRIOca