Crónicas : 

SE DEUS EXISTISSE

 



Eu sei que o tema é inabordável. Aliás ele até é abordável, se me é permitido contradizer-me. Mas se viver é já de si – ou poderá sê-lo – uma contradição, vou consentir contradizer-me. E faço-o em matéria controversa, em que pode disparar-se em todos os sentidos, sem necessidade de ferir ninguém. Mas pensando um pouco mais, arrostando com a minha frágil inteligência na escuridão do tema, ai vou eu, carregando em desgastado alforge a liberdade a que tenho direito. Esgoto-me e consumo-me no labiríntico emaranhado da vida, na busca empenhada de descortinar a luz portadora da resposta que se fez o meu objectivo de hoje. Exausto, acabo por visionar uma luz feita pirilampo, de acende e apaga e de apaga acende. Uma luz indefinida, indecisa, que parece apontar para logo desapontar. O que eu procuro é afinal aquilo que procuram os homens de todos os tempos; só que, neste tempo em que vivemos, parece que só uma resposta é consentida. Gostaria que o meu divagar nesta busca que almejo levasse a bom porto, ou pelo menos a um porto de bom senso, apesar das contradições que moram em mim e a que este arrazoado não é estranho. É que esta manhã, à alvorada, foi-me ciciado ao longe que Deus não existe. Eu respondi cá de longe que o assunto era complicado e não estava preparado para sobre ele dialogar. Deixei passar um tempo, reflecti – apesar de mil e uma vezes ter já reflectido sobre o assunto – respondendo àquela luz que de facto Deus não existe, porque se existisse coisas há que não podiam acontecer, sobretudo as que pertencem ao mundo do absurdo e do mal querer. De resto, para que exista este mundo que conhecemos e de que fazemos parte, tendo que ter um principio, onde está esse principio? Está em Deus? E quem criou Deus, de onde veio ele? Ao terminar esta ultima pergunta e vendo que a luz da banda de lá do túnel mal a vislumbrava, ténue que era, respirei fundo, quase na plena consciência da informação que recebera, de que Deus não existe. Quase exultei.
Serenado o meu espírito, levantei-me e olhei em redor, adivinhei o sol nascente, escutei o primeiro cantar das aves, o canto inconfundível do cuco. Breves instantes e senti-me regressar á minha própria pessoa, aquele que de facto mais vezes sinto ser. Olhei uma vez mais em redor atentei na cascata além, e ouvi o som das minhas próprias palavras dizerem-me: não, Deus não existe mesmo. Quem o havia de ter criado? De imediato uma luz que não sei qualificar não me levou a balbuciar palavra, mas fez-me sentir no mais profundo de mim: Deus, Deus existe. Não é fácil entendê-lo, é impossível entendê-lo, mas hoje eu sinto no cerne da alma que Ele existe.

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1206
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/08/2013 14:41  Atualizado: 07/08/2013 14:41
 Re: SE DEUS EXISTISSE
Gostei muito!

Uma agradável leitura. Bem escrito , prende a atenção...um convite à reflexão.

Parabéns e obrigada por partilhar.


Um abraço,

ALICE

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/08/2013 15:00  Atualizado: 07/08/2013 15:00
 Re: SE DEUS EXISTISSE
Uma boa reflexão.
Abraço de luz

Enviado por Tópico
GELComposicoes
Publicado: 07/08/2013 16:18  Atualizado: 07/08/2013 16:24
Membro de honra
Usuário desde: 04/02/2013
Localidade: Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
 Re: SE DEUS EXISTISSE
É que muitos acham que Deus tem que intervir no mundo atendendo seus apelos e moldando-o conforme as suas vontades. A maldade que existe não é de Deus, é do homem. Parece que não basta tudo que Ele fez, a consciência que nos deixou, que nos aponta o caminho certo e que teimamos ignorar muitos vezes. Sei que muitas coisas parecem injustas, mas quem sabe sobre a justiça de Deus, sobre a forma que virá?
Gostei muito do seu texto.
Abração.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/08/2013 17:10  Atualizado: 07/08/2013 17:10
 Re: SE DEUS EXISTISSE
Reflexivo, mas eu creio.

Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 07/08/2013 17:49  Atualizado: 08/08/2013 00:44
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: SE DEUS EXISTISSE
Olá, Poeta Lucius

Ele existe, e eu sei disso! Está escrito: "A fé é a certeza das coisas que não se veem"
Sei também que Ele é do jeito que Ele é, e não do jeito que eu penso, ou quero que seja.

Li um texto, tempos atrás, sobre um barbeiro, que, enquanto cortava o cabelo do cliente, lhe dizia que Deus não existia, pois havia tanta maldade no mundo... e assim ia.
Ao terminar, mal o cliente põe o nariz à porta, vê um sujeito maltrapilho e cabeludo, então volta-se ao barbeiro e diz:
- Barbeiros não existem!
O barbeiro o contradiz, apresentando-se, e o cliente aponta-lhe:
- Se existissem barbeiros, não haveriam sujeitos cabeludos.

Grande abraço.
><>

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 20/08/2013 17:20  Atualizado: 20/08/2013 17:20
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: SE DEUS EXISTISSE
Lucius,
Todos temos momentos de dúvidas em relação a esta matéria. está muito bem descrito esse sentimento controverso. Deus existe, justo dentro de nós, e, se todos usarmos a pequena centelha divina,que reside dentro de cada um de nós, por certo o mundo pode ser um pouco melhor.
Um beijo aí para casa.
Nanda