Crónicas : 

A Bloqueada

 
Tags:  cotidiano    justica    inferno zodiacal  
 
Open in new window


A Bloqueada
by Betha Mendonça

Tarde de dezembro chuvosa. Luísa estava inquieta em casa devido à desarmonia causada pelas casas astrais no período que antecede o aniversário: o dito inferno zodiacal. E o dela era do jeito que qualquer “espírito de porco” ou demônio “pé de chulé” gosta.

Não bastassem os contratempos comuns ao dia a dia, a moça teve as contas bancárias (onde guarda os míseros tostões que recebe dos seus salários e da pensão de alimentos dos filhos) bloqueadas.

Descobriu quando foi fazer saque num caixa eletrônico. Correu ao banco. A gerente, olhando-a de revés, como se coitada fosse uma criminosa internacional ou grande sonegadora da Previdência Social avisou:

- A Justiça do Trabalho ordenou a agência que retivesse seu dinheiro por causa de uma dívida com o INSS...

Com o moral abaixo da calçada quebrada de uma cidade brasileira mal cuidada pelo poder público dirigiu-se para casa. Liga para o advogado:

- Doutor?

- Olá! Como está à senhora?

- Péssima!Acabo de ter minha conta bloqueada pela Justiça do Trabalho...

- Ah, a causa da sua ex-doméstica!Disse o homem como se uma luz brilhasse em seu cérebro.

- É... A causa que o senhor disse que ia resolver... Respondeu com ar cansado.

- Desculpe!Perdemos o prazo para fracionar a dívida que era de R$ 2.500,00. Agora vamos impetrar um Mandato de Segurança para desbloquear sua conta e blá, blá, blá...

A voz do homem ficava cada vez mais distante no seu ouvido, enquanto falava em termos técnicos as providencias que iria tomar. Ela só pensava:

- Por 2.500 reais que podiam ser divididos em vários pagamentos, eu, cidadã assalariada tive meu dinheiro bloqueado! Os grandes sonegadores do INSS e de outros impostos estão aí soltos em suas mansões. Com contas e cartões livres. Dinheiro em instituições estrangeiras... Terei que atrasar algumas contas do mês e pagá-las com juros, por que o advogado perdeu um prazo e o juiz me acha uma grande criminosa. É duro ser pobre!...

 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1118
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
acalenta
Publicado: 04/10/2013 21:47  Atualizado: 04/10/2013 21:47
Colaborador
Usuário desde: 25/08/2010
Localidade:
Mensagens: 5389
 Re: A Bloqueada
Olá!!! Caramba!!! Nesse pais chamado Brasil infelizmente os pobres (nos) são os que pagam as contas dos grandões e quando acontece uma coisa como o que aconteceu com você,eu fico p.. pk esse país não tem jeito não(quero acreditar que sim),nos pobres que sempre saímos no prejuízo,olha espero que tudo de certo para você.

abraço

acalenta


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/10/2013 23:34  Atualizado: 04/10/2013 23:34
 Re: A Bloqueada
Valeu. Quantas e quantos bloqueados não
andam por aí enquanto os grandes ladrões
riem em suas caras.
Muito bom seu texto, o inferno zodiacal
dela é ótimo, e só podia ter um
advogado(com todo respeito) por trás.
abs.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/10/2013 00:03  Atualizado: 05/10/2013 00:03
 Re: A Bloqueada
Uma excelente crônica. Descreve o que pode acontecer ( e acontece) no dia a dia da classe média empobrecida. A doméstica põe a patroa na justiça (ganha sempre), o advogado não leva a sério seu trabalho e perde o prazo...sabe-se que dividas assim são sempre acordadas em parcelas... o juiz ferra mesmo o pobre, assim o judiciário mostra "trabalho", porque os ricos se safam pelos 'vãos' da lei,( e advogado de rico não perde prazo , nunquinha). Os sonegadores sempre se dão bem ( as propinas garantem)... resumindo , a lei brasileira tende a "enquadrar" os pobres , sempre ... . Tadinha da Luísa se ferrou legal, inferno astral é fogo,rs.

Gostei da mensagem "subliminar" do texto. Gosto desta tua versatilidade...

Bjs,

ALICE