Crónicas : 

A melhor receita é o bom senso

 
Eu fiquei interessada em saber quais são os critérios que um médico ou hospital devem utilizar para selecionar uma boa secretária ou recepcionista? Quando pensamos em atendimento, logo pensamos em servir, estar à disposição, ser solícito, gentil e principalmente discreto. Às vezes não vejo nada disso em algumas secretárias.

No corredor de um hospital aguardava pela minha consulta, depois de uma manhã de trabalho, fui visitar minha otorrinolaringologista, sentada no corredor, assistia Zezé de Camargo & Luciano na TV, do meu lado estava sentada uma senhora de aparentemente 80 anos, acompanhada de sua filha, muito cuidadosa.

De repente o nome da senhora foi anunciado pela secretária/recepcionista, era apenas para atualizar a ficha, ela se levantou e foi até lá, adentrando na recepção, espaço restrito aos funcionários. Ela é uma idosa, não tinha obrigação de saber que era para aguardar do lado de fora. A filha muito envergonhada, carregava a mãe de volta até o sofá de espera.

O comportamento da senhora não foi nada demais, porém, o dos funcionários arrancou olhares de indignação e incompreensão de todos ali presentes. Eram três pessoas, duas moças e um rapaz, dispararam uma crise de riso, que mal conseguiam atender os pacientes a partir daquele momento, simplesmente não pararam de rir, situação que deixou a filha da senhora mais envergonhada.

Eu penso que quem deveria sentir vergonha eram os atendentes, pela falta de educação e pela falta de profissionalismo, por um comportamento exagerado e descabido diante de uma senhora que independente de qualquer coisa merece respeito.

Talvez eu esteja enganada, mas, aqueles são profissionais que ainda não perceberam que os médicos, como em qualquer área, podem ganhar ou perder clientes em razão não apenas de suas qualificações profissionais, mas também da qualidade no atendimento. A primeira impressão que uma pessoa tem do médico é aquela deixada por sua secretária ou recepcionista.

Acho que a melhor receita é o bom senso. Nenhuma profissional deve chocar seus clientes por estar vestida além do usual, ou decepcioná-los, por estar mal vestida. Deve ter bom senso suficiente para encontrar a maneira certa de tratá-los. Saber falar e saber ouvir são, em minha opinião, importantes qualidades para exercer um bom trabalho. Poderia dizer que o "saber tratar" é também importante.

Ao chegar a uma consulta ou hospital O cliente/paciente espera ser único, ser importante, ser especial. Isto a recepcionista deve fazê-lo sentir. Ninguém gosta de ser apenas mais um na multidão, quer se sentir confortável, seguro e confiante de que existe alguém pronto para atendê-lo. Este ambiente de cordialidade e presteza no atendimento deve ser criado pela presença da recepcionista.

Alva Xavier

 
Autor
alva
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1104
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 21/10/2013 14:19  Atualizado: 21/10/2013 14:19
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: Acho que a melhor receita é o bom senso
Penso que nem a secretária, se ler sua crônica, vai discordar de Vc, Alva.
Ninguém vai. Gostei!

Um abraço!

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 21/10/2013 18:04  Atualizado: 21/10/2013 18:04
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: A melhor receita é o bom senso
Parabéns Poetisa
Bela crítica!
Janna

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 21/10/2013 19:49  Atualizado: 21/10/2013 19:49
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: A melhor receita é o bom senso
O bom senso e o respeito
devem ser observados
por todos, principalmente
com aqueles que lidam
com o público.
Ótima crônica!