Crónicas : 

Sobre cotas, mais cotas e o juizo final.

 
Sobre cotas,...

Desculpem o desabafo, talvez não pensem como eu. Não tenho nenhuma pretensão com esse texto, sei que de nada adianta minha indignação. É que nos últimos dias, ando muito indeciso e esse negócio de cota vem me deixando maluco.
Sempre quis dar o melhor para as minhas filhas, mas as coisas estão tão estranhas no Brasil que já não sei o que devo fazer. Como as escolas públicas no Brasil são péssimas, sou obrigado a pagar escolas particulares para elas. Obviamente não era isso que eu queria, pago um absurdo em impostos e ainda tenho que pagar escolas caras! É um dinheiro que faz falta no final do mês. Mas agora com as cotas criadas pelo governo não sei se vale a pena mantê-las na escola particular. Minha filha mais velha entra agora no o primeiro ano do ensino médio (primeiro colegial). Exatamente no ano em que ela vai tentar a vaga na universidade federal aqui, 50% das vagas serão destinadas a alunos de escolas públicas (aluno que cursou todo o ensino médio em escola pública). Parte dessas vagas, aproximadamente a metade, ficarão para alunos negros ou alunos de baixa renda... Como bom brasileiro, já pensei em dar um jeitinho. Talvez o melhor seria matricula-la numa escola pública e pagar um cursinho para ela numa escola particular no último ano. Ela teria mais chances, já que estaria concorrendo a 75% das vagas, sendo que 1/3 dessas vagas ela estaria concorrendo com candidatos de baixo nível. Se ficar na escola particular, vai concorrer apenas a 50% das vagas numa guerra entre os melhores candidatos. Quem sabe ainda, com o dinheiro que eu vou economizar, ela possa concorrer a 100%. Já pensei: no último ano peço demissão do emprego, pago o INSS como autônomo sobre um salário mínimo, garantindo baixa renda, e ela se declara negra. Ao invés de gastar todo esse dinheiro com educação, gasto com bronzeamento artificial, se o natural não for suficiente. Já até falei para ela parar de estudar tanto e ir tomar sol. (brincadeira)
(Voltando a falar sério)
O que é triste nesse caso é que o governo sabe onde estão os problemas. A justificativa na época, declarada a favor das cotas, é que os alunos das escolas públicas não tinham condição de concorrer às vagas com os alunos das escolas particulares e por isso poucos tentavam a faculdade, dos poucos, ainda, a maioria acabava fazendo uma faculdade particular, que na opinião de muitos desses políticos, grande parte delas são verdadeiras fábricas de diplomas e não garantem uma boa formação... Vejam só! Observe a justificativa. Tínhamos dois problemas conhecidos: o nível fraco das escolas públicas e o descaso de algumas faculdades particulares na formação dos alunos. Ao invés de atacar os antigos problemas eles acabaram de criar outros empurrando alunos despreparados para dentro das universidade. Se a universidade tiver que se adequar ao nível desses alunos, corre o risco de ficar tão ruins quanto algumas faculdades particulares por ai.

... mais cotas...

E é sempre a mesma palhaçada! Ainda mais agora perto das eleições. Ao invés do governo se preocupar com a administração, fica inventando moda, mexendo onde não devia. Isso me assusta muito! Lembram de Midas? O governo no Brasil é parecido, só que ao invés de ouro, tudo que toca vira merda. Bastou o governo ver numa pesquisa que mais da metade da população se declara negro ou pardo que já foi logo inventando outra: semelhante ao que fizeram com as vagas nas universidade federais, o governo agora quer aprovar cotas para negros nos concursos públicos, 20% das vagas. Para mim, outra medida populista, precipitada, injusta e racista para tentar ganhar votos. O pior é que este tipo de coisa funciona com os brasileiros. Um povo sem unidade, que só visa os próprios interesses imediatistas, sem pensar a longo prazo.
Cotas raciais são as que mais sou contra. Acho que de certa forma elas incentivam o racismo. Não vai demorar muito para alguém olhar para um negro, lá na frente, e dizer que ele só está lá ocupando um determinado cargo por causa da cota, por mais competência que ele tenha. Alias, esse tipo de cota é racista! Ela beneficia um grupo de pessoas pela raça: Isso é racismo! Só por ser branco, tenho menos chances num concurso público ou para uma vaga numa universidade federal! Ela é injusta. Quando falam que é para acertar um erro do passado, por exemplo. Não foram as pessoas de hoje que cometeram tais erros. Por que eu tenho que pagar por um crime que não cometi? Deveria ser considerada inconstitucional. Como fica a constituição que coloca todos os cidadãos em igualdade, independente de raça, credo...? Que igualdade é essa agora?

...e o juízo final.

Vejo na TV as propagandas do governo. Dá para ver que eles têm muito pouco para apresentar. A última que eu assisti me embrulhou o estômago: falava sobre o bolsa família,a mesma velha ladainha; e o pior, por incrível que pareça, do programa mais médicos, onde colocavam como corajosa a atitude do governo de contratar médicos estrangeiros!
Quanto ao bolsa família, não sou contra a ajuda, sei que muitas pessoas precisam. Mas pelo que o governo arrecada, pelo que pagamos de impostos no Brasil (um dos mais altos do mundo), acho que eles não deviam se esconder atrás desta esmola. Fica parecendo que estão cobrando o "favor", ou ameaçando alguns pobres infelizes como se tentassem dizer que sem eles ( Lula, Dilma e CIA PT) não haverá mais o benefício (Cabe lembrar que o bolsa família unificou alguns programas sociais que surgiram no governo FHC. De forma figurada, é como se o Lula não fosse o pai biológico da criança, o embrião já estava formado.) Fica parecendo que querem manter parte da população dependente desta esmola, para com isso garantir votos. Uma forma de ocultar a má administração. No maior curral eleitoral do PT, o nordeste, bem mais que a metade da população não tem nem tratamento de esgoto! (No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não tem esse serviço). E o povo parece aceitar a situação passivamente, ficam ali de boca aberta esperando as migalhas lançados pelo governo!
Já quanto a contratação de médicos estrangeiros, dizer que é coragem do governo é um pecado! É o "fim do mundo"! Tudo bem que chegou a um ponto que é necessário, mas o fato mostra na verdade a falta de visão e competência do governo que ao invés de prever o que já era obvio e investir na formação de profissionais, preferiu a política de pão e circo, financiando estádios, gastando com "maquiagem" para o Copa do Mundo. Agora, têm que entregar empregos nobres para estrangeiros! Mas nossos filhos ainda podem lavar os caros deles, arrumar suas casas... Só não sei se vai dar para ir nos estádios. Com os preços dos ingressos!!!
Se bem que se continuar a assim, acho que não vão ser só médicos que nós vamos ter que buscar no exterior. Se o governo continuar empurrando pessoas despreparadas para dentro das universidades e não fizer a parte dele melhorando realmente a educação no Brasil, as universidades vão cuspir péssimos profissionais no mercado. E no setor privado não existe proteção, ou você é bom, ou está fora. Aliás, já sobram algumas vagas por falta de qualificação em certas empresas... A não ser que o governo crie futuramente alguma lei exigindo que as empresas contratem cotistas. Tipo: "o cotista aprendiz". No Brasil tem de tudo mesmo!
Pode acontecer (próximo de uma outra eleição qualquer). Não se espante!
Acho melhor não deixarmos chegar a esse ponto...
Que tal buscarmos políticos no exterior?



[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1539
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/11/2013 11:17  Atualizado: 11/11/2013 11:23
 Re: Sobre cotas, mais cotas e o juizo final.
uma síntese; aliás tirada do seu próprio texto:

"...manter parte da população dependente desta esmola, para com isso garantir votos. Uma forma de ocultar a má administração..."

há outros pensantes sobre:

"A presidente Dilma Rousseff é uma "personagem trágica" que deu uma "resposta idiota" às manifestações. Lula "está fazendo um serviço sujo" ao atuar como apaziguador de tensões sociais. Marina Silva é uma "freira trotiskista" adepta de um "ambientalismo démodé". O Bolsa Família, "uma declaração de fracasso". E por aí vai...

leia mais, o que disse o sociólogo Chico de Oliveira a Folha sobre essas PeTralhadas
meu abraço caRIOca


Enviado por Tópico
Jovina
Publicado: 11/11/2013 11:56  Atualizado: 11/11/2013 11:56
Colaborador
Usuário desde: 23/09/2012
Localidade: Salvador
Mensagens: 537
 Re: Sobre cotas, mais cotas e o juizo final.
Várias questões dificultam o diálogo na cultura brasileira.Contudo, uma considero relevante:
ausência da secularização.Entendo ser necessário saber,ter acesso a dados, informações, conhecimentos e só a partir dai, iniciar as discussões dos problemas nacionais fora do achismo, e da intenção de grupos e indivíduos que desejam criar verdades e camuflar fatos de realidade.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/11/2013 15:50  Atualizado: 11/11/2013 15:51
 Re: Sobre cotas, mais cotas e o juizo final.
Excelente a maneira como você aborda o tema. Concordo com cada letra, cada palavra, cada linha, cada conceito que você emite em seu texto.
Houvessem esses governos do PT se preocupado em criar Universidades em estados e cidades mais carentes e já teríamos muitos médicos formados, nascidos, vivendo e trabalhando em
suas cidades no interior. Afinal são ONZE ANOS no poder e, se não se havia grana para isso, como ela apareceu da noite para o dia para armar os circos que veremos?
De cotas nem gosto de falar. É racismo SIM, mas o povo não consegue enxergar a maneira indecente que eles usam o populismo para se manterem no poder.
Confesso-me apolítico e odeio eleições de urnas eletrônicas, pois tenho certeza que são e sempre serão manipuladas esteja quem estiver por cima. E o povo continuará sendo enganado "com a festa da democracia" enquanto os canalhas debocham às nossas costas.

Você voltou com tudo!!! Parabéns.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/12/2013 11:10  Atualizado: 01/12/2013 11:12
 Re: Sobre cotas, mais cotas e o juizo final.
Um país ainda que se ve como povo a cultura é a minima possível. A grandeza de um país tem que ser vista como uma nação, temos que mudar nossos conceitos de visão. Um país que ainda fala-se em comunidade. Comunidade é sinal de pobreza de pessos ante culta. Por que não falamos em bairro num senso de igualdade. Já uma politica que vive de favores de barganha para o interesses de poucos, isso é a nossa democrácia. O nosso sistema de governo democratico ele se tornou plurocratico, é governado somente para os ricos, os pobres ficam dada vez mais pobres.