Crónicas : 

Diálogo Vegetal

 
DIÁLOGO VEGETAL
-Crônica Poética-

Eu passeava por imenso jardim quando escutei plantas que dialogavam. Uma roseira e um pé de orquídeas haviam em si a seguinte conversação.
- Preciso de mudar de ares, estou triste aqui. – Desabafavam os galhos das orquídeas.
- Por que? – interrogou a roseira,
- Estou muito abandonada! Observe meus ramos e minhas flores... Tenho sede, não colocam esterco em minhas raízes, vou morrer assim, logo, logo...
- Ah, você ainda não assimilou que é uma planta! – Dizia a roseira e continuou – estou muito pouco preocupada com isso, minha missão é perfumar, levar o aroma das rosas para que no olfato dos homens, eles possam desvendar o segredo da vida.
- Mas você não percebe como estou feia, destrambelhada?- retrucou o pé de orquídea.
- Assuma sua responsabilidade - aconselhou a roseira – Seu objetivo é adornar, tornar belos os ambientes, porque sua beleza encanta. Na união do meu perfume, dos seus encantos e das demais flores, é que o mundo encontrará sua paz e a justiça reinará...
-Como está tão certa disso? – Questionou o pé de orquídea.
- É só você observar em torno de nós. Somos exemplo. Os humanos caminham, fazem guerras e assolam a fome. Nós apenas temos sede e, com a chuva, saciamos nossas necessidades. Veja: está chovendo e nós nem precisamos de sombrinhas ou de qualquer outra proteção. Somos fixas e a terra supre nossa sobrevivência... – Explicou a roseira.
- Agora entendi! – Confirmou o pé de orquídea. – Os humanos precisam de olhar mais em derredor de si mesmos, devem buscar solucionarem suas próprias questões ao invés de alienarem com os conflitos alheios. Assim viverão mais e terão mais saúde...
- Bela interpretação! – Aplaudiu a roseira. – Eles são bonitos, cheirosos, inteligentes, são como nós, somente necessitam de valorizar sua casa e trabalhar em prol do próprio benefício e em seus domínios. Como nós, eles nascem, crescem, reproduzem e morrem. É o ciclo da vida. Logo que disso tiverem plena consciência, a existência será de total felicidade!
- Você me parece filósofa! –Falou o pé de orquídea.
- Mas eu sou, nós somos... A Filosofia é a mãe e a essência de todo o saber. Vamos trabalhar na fotossíntese, já é tarde!
Então abandonei o jardim e cá estou registrando este fenomenal e belíssimo ensinamento.
Agora vou filosofar!

 
Autor
imelo10
Autor
 
Texto
Data
Leituras
574
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.