Textos -> Amor : 

O que é o amor?

 
Tags:  preconceito  
 
Mesmo que os filhos, por uma questão de aferir a sua autonomia, tentando demarcar-se do controle obsessivo da progenitora, não gostem de estar debaixo da asa das mães, daquelas que se dizem galinhas, a verdade é que há uma hora em que sabe bem poder contar com o seu apoio, que, expetavelmente, deveria ser incondicional.
Paulo atingira a maioridade, numa altura em que as dúvidas quanto à sua inclinação sexual lhe começavam a assolar a mente. O normal seria sentir-se atraído para com as colegas e amigas do sexo oposto, ao invés de as suas hormonas se comportarem nesse sentido, o único sentimento que percebia nutrir pelo género feminino era amizade, simpatia, companheirismo e alguma curiosidade pelo universo colorido e fantástico e incompreendido das mulheres.
Por outro lado, ele próprio não encontrava explicação para o facto de achar os rapazes da sua idade muito mais interessantes do que as raparigas, pois em nada era efeminado, muito pelo contrário, Paulo era sóbrio e pouco extrovertido, gostava mesmo era de passar despercebido.
A mãe começava a questioná-lo acerca de eventuais namoricos e não conseguia perceber o desconforto do filho, sempre que tocava neste assunto. Costumava comentar com as amigas que o filho era um jovem reservado. Já a irmã era uma adolescente muito mais efusiva, colecionadora de um vasto leque de amizades, sempre pronta a impor-se através de uma gargalhada de quem sabe estar de bem com a vida e com a alegria inata dos verdes anos.
À medida que os anos foram passando, os estudos foram absorvendo Paulo, funcionando como desculpa para o isolamento que optara, como estilo de vida, ou a falta de tempo para dedicar a uma namorada ou aos amigos que, a pouco e pouco, acabava por descartar, por receio de se expor demasiado e tornar visível, aquilo que nem ele próprio queria aceitar, a sua homosexualidade.
Ao fazer erasmus na Roménia, acabou por partilhar um T0 com um colega de nacionalidade francesa e a amizade rapidamente evoluiu para algo mais íntimo, o que era previsível acontecer, mais cedo ou mais tarde.
Paulo achou que estaria na hora de confidenciar aos pais a sua opção sexual, na convição que ambos acabariam por aceitar, por serem pessoas com formação e bem informadas.
Depois da surpresa inicial, os progenitores reagiram de forma diferenciada. O pai compreendeu e aceitou, mostrando ao filho que tal como não interferira na escolha da sua área profissional, também o respeitaria pela sua escolha, desejando-lhe apenas que fosse feliz.
Já a mãe entrou, automaticamente, em estado de choque e rejeição pela revelação do filho, tendo como única reação:
- Só podes estar a brincar comigo!
Depois de constatar que Paulo nunca fora tão sincero com ela e que estava ali de coração aberto, esperando, somente, a benção e compreensão dos pais, acabou por beliscar a relação que mantinha com o filho, criando entre ambos uma barreira dolorosa e intransponível:
- Fizeste a tua opção, a partir de agora não és mais meu filho!
Paulo encontrou-se com o pai num café e apresentou-lhe o seu companheiro, sendo obrigado a afastar-se da mãe, com quem sempre tivera uma enorme cumplicidade.
Por mais que a família e os amigos tentassem mostrar a Marta que estava errada no juízo de valores que fizera, o preconceito tomou conta de si e jamais voltou atrás na sua decisão.
Por tristeza ou remorso, uma depressão, seguida de outras complicações que a remeteram para um coma induzido, apossou-se dela. Poucos meses depois, à cabeceira de um leito de hospital, dias antes da sua morte, Paulo, médico recém formado, susurrava-lhe ao ouvido, aquilo que nunca veio a saber se Marta terá ouvido:
- Amar-te-ei sempre, mãe! Desculpa, não ter sido o filho que gostaria que fosses. Um dia, quando nos voltarmos a encontrar, num universo desprovido de preconceito, vais perceber o que é o amor incondicional...

Maria Fernanda REis Esteves
54 anos
natural: Setúbal
 
Autor
Nanda
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1151
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Robertojun
Publicado: 09/03/2014 16:00  Atualizado: 09/03/2014 16:00
Membro de honra
Usuário desde: 31/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2291
 Re: O que é o amor?
Belíssimo texto.
Parabéns Nanda!

Abraço,
Roberto Jun

Enviado por Tópico
quidam
Publicado: 09/03/2014 21:10  Atualizado: 09/03/2014 21:10
Colaborador
Usuário desde: 29/12/2006
Localidade: PORTIMÃO
Mensagens: 1354
 Re: O que é o amor?
Parabéns Nanda... você me tirou o folgo por numa insaciável curiosidade de querer logo saber das palavras seguintes e por fim no fim do seu texto fiquei com muito mais vida...

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 10/03/2014 01:21  Atualizado: 10/03/2014 01:21
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17925
 Re: O que é o amor?
Nanda querida, parece tão distante o tempo
em que amor não tem sexo (feminino ou masculino).
e urgente o tempo de amar sem sexo.
ainda não soube de alma que tenha sexo...
parabéns e obrigada (tudo junto em admiração)

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 10/03/2014 17:08  Atualizado: 10/03/2014 17:08
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: O que é o amor?
Nanda
Parabéns pelo texto! Triste que existe muitas Martas ainda, (pessoas preconceituosas)!
Beijos!
Janna