Textos -> Tristeza : 

Afectos protelados

 
… Pertence a um grupo de pessoas, que a gente guarda para sempre, mas que, por um ror de desencontros, mais a desconfiança do acaso, julga definitivamente perdidas; tal é a noção que se tem do espaço incerto e do tempo decorrido entre afectos. Encontrei-a acometida duma tristeza que nem sei!..De momento fiquei paralisada; mas logo recuperei para dizer de mim para mim: Nem pensar demovê-la deste estado com a exortação contraproducente e tonta, a que sempre se recorre nestas circunstâncias. A tristeza não é para brincadeiras, nem é coisa que se despeça assim, sem mais nem menos; isso já todos nós experimentámos com os resultados que todos conhecemos. Nem sei por que é que as pessoas insistem nessa de «não fiques triste» se o estado d’alma se mantém, seja qual for o esforço a empreender.
Nunca me tinha acontecido; tive de abandonar à pressa, a’legria do encontro para me afeiçoar àquela tristeza encontrada, que até parecia fora de contexto, mas que estava bem patente para quem quisesse sentir. Ali, em segundos, dividida entre o silêncio recomendado e o impulso próprio de quem se vê forçada a sublimar situações falando, preferi a cumplicidade das lágrimas e a comparticipação dum frémito descontrolado, enquanto tentava inventar maneiras e silêncios… segurei as mãos da minha amiga, tratei de me recompor num ar sereno, tão sereno quanto suave, no sentido de não parecer um corpo estranho… Só quando o pranto diminuiu de intensidade é que vim à fala, para lhe dizer: Chora o que tiveres de chorar, sente o que tiveres de sentir até ao fim… Eu também não gosto de abandonar a tristeza, só porque me pedem para deixar de estar triste; Mas não quero que a tua tristeza me impeça de te acompanhar até onde não seja inconveniente...

Um dia, quem sabe? talvez possamos reverter as lágrimas que te caem por dentro, em copiosas bagas de alegria

A minha amiga, depois de desviar o olhar do Céu, sem se mover (como quem acaba de pedir clemência) olhou-me nos olhos e disse: -Eh pá!.. Eu não pretendo contagiar-te, mas tu caíste do Céu para guardar em script o dizer dum grito…

 
Autor
Joanad'Arc
 
Texto
Data
Leituras
1116
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gradenko2540
Publicado: 19/03/2014 10:59  Atualizado: 19/03/2014 10:59
Participativo
Usuário desde: 27/02/2014
Localidade:
Mensagens: 14
 Re: Afectos protelados
Muito bom mesmo o teu texto... muito bom mesmo

Bom dia

Enviado por Tópico
Robertojun
Publicado: 19/03/2014 14:53  Atualizado: 19/03/2014 14:53
Membro de honra
Usuário desde: 31/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2291
 Re: Afectos protelados
Belo texto.
Parabéns pela inspiração!

Abraço,
Roberto Jun

Enviado por Tópico
FrancoJ
Publicado: 04/03/2015 23:30  Atualizado: 04/03/2015 23:30
Participativo
Usuário desde: 31/12/2014
Localidade: Luanda, Angola
Mensagens: 45
 Re: Afectos protelados
Protelamos tanto como se a eternidade vestisse a nossa vida de oportunidades inesgotáveis.