Crónicas : 

Mitologia Brasileira

 
Estava em casa pensando em algum tema para escrever um poema, quando ouvi minha filha falando ao telefone com uma amiga sobre mitologia. Não sou de prestar muita atenção na conversa alheia, pelo menos, com relação a minha filha, quando o papo é com outra menina (se fosse um menino...), mas o tema me chamou a atenção. Ela citava personagem da mitologia grega, da mitologia nórdica, fazia comparações entre as duas, contava algumas estórias, enfim. Achei estranho, já que com os meus amigos, na idade dela, o máximo que chegávamos perto de um papo mais "cabeça" era para sair de alguma enrascada, alguma arte mais séria, bolando nossas desculpas. É claro que eu não ia tentar um poema sobre mitologia, já que mal me lembro do pouco que aprendi. Ainda, esse pouco, bagunçado pelo Percy Jackson e pelo Thor que tive que "engolir" numa dessas tardes de domingo que a gente lembra que cinema existe e inventa um programa com a família, sem pensar que nunca é a gente quem escolhe o filme. Mas o tema ficou me perturbando, fiquei pensando: por que tanto interesse em mitologia grega, nórdica; e não na nossa, brasileira?
Logo que isso veio na minha cabeça, comecei a pensar em quais personagem conhecia sobre nossa mitologia (folclore). De cara, lembrei do Saci, da Mula Sem Cabeça, do Curupira... Tai! comecei a entender o porquê! Nossos monstros e heróis são mesmo sem graças, não tem tantos poderes. Na verdade tem mais problemas que poderes: o Saci sem a perna, a Mula sem cabeça, o Curupira com pés virados pra trás... Enquanto os deles tem vários membros, sete cabeças, asas nos pés... Que merda! Nossos personagens, hoje em dia, estariam, ao invés de arquitetando algum plano maquiavélico, tentando, talvez, se aposentarem por invalides numa fila do INSS. Quem sabe, agora com as cotas, o Saci não resolva tentar uma faculdade?
Realmente, espero estar errado, já que não me aprofundei sobre o tema, parece que faltou um pouco mais de ânimo, de força, na criação desses personagens. Não que sejam estórias pobres. Não mesmo! São estórias bacanas e interessantes, mas dificilmente capazes de empolgar nossos jovens... Se bem que não precisa! Vejam os últimos acontecimentos: policiais matando uma mulher inocente e arrastando o corpo pela rua no Rio; outros mortos dentro de uma delegacia, estavam ali para fazer um boletim de ocorrência, ouviram um barulho estranho do lado de fora, correram para se protegerem e foram mortos pelos próprios policiais que acharam que a delegacia estava sendo invadida; o linchamento de uma moça no Guarujá por causa de um boato que saiu na Internet, acusada sumariamente de bruxaria e rapto de crianças para rituais de magia negra; a morte de um torcedor atingido por uma privada jogado do alto de uma arquibancada... É! A nossa realidade supera em muito esse nossa ficção. Vejo que a própria policia dá mais medo que esses nossos monstros e que contra os bandidos então... nossos heróis são "fichinhas".
Se quiserem podem me ajudar a criar um novo monstro medonho para uma futura estória. Não sou muito criativo não, mas pensei num policial bruxo com cabeça de privada... Dá medo? O que acham?



[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1645
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
30 pontos
32
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 12/05/2014 01:07  Atualizado: 12/05/2014 01:07
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: Mitologia Brasileira
nesse caso, acredito haver uma diferença entre o folclore e a mitologia propriamente dita. enquanto o folclore serviu, aqui no brasil, pra explicar certos fenômenos do dia-a-dia (caçadores que se perdem, barulhos da noite, coisas que acabamos por esquecer onde estavam), as mitologias grega, nórdica e egípcia serviram por muito tempo para explicar o mundo, sua origem, seus eventos, suas mudanças. e eles tiveram bem mais tempo que nós pra criar uma miríade de "explicações".

sobre o seu "monstro", realmente um policial militar nos serve como uma hidra, um minotauro, ou mesmo um gigante de gelo... só precisamos agora que o povo se descubra um davi pra acabar com esse gigante.

gostei da sua crônica, gustavo, achei bem bacana.

grande abraço







Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/05/2014 02:42  Atualizado: 12/05/2014 03:16
 Re: Mitologia Brasileira - sobre "o que eu acho"
é triste ler umas coisas dessas. como brasileiro, eu tenho vergonha. sinceramente! e aqui, queria ser um estrangeiro qualquer, tal um mameluco filho da puta qualquer, de um país de merda qualquer, para então, poder desdenhar desse Brasil.. aiai,

mas nao sou.
nasci aqui e por isso, cá virei a defender o meu terreno verde-e-amarelo destas iguarias, que aqui, também residem.


por mitologia brasileira:

- zumbi dos palmares; algum chefe de tribo, que sequer era brasileiro(conforme até mesmo, o tal do saci, por apegarem-se à sua origem). um herói de sua época que deveria ser lembrado pela sua história e coragem, etc.. mas,não! preferem o saci.. ¬¬

- índios? porra! quantos eu poderia "ostentar?" quais os seus nomes, culturas, interesses, histórias.. histórias?? e quem as sabe?? ahh.. é. não temos! não queremos saber delas.. fodam-se! preferimos o curupira.. ¬¬

- e que tal algum herói? talvez o Tiradentes(ou só serve pra ser feriado?) ou então, D Pedro II, brasileiro(acaso não saibam), que denotou-nos à nossa própria liberdade.. nosso próprio brado retumbante e blabláblá, mas.. não! preferem algum quadrúpede acéfalo! alguma mula manca.. tsc..


mas,
o pior de tudo.. é ainda, a deficiência social! talvez um bom e velho "puta-que-pariu" resolva, por conta de ser um sinal de expressão bem expressivo mesmo! mas não resolve essa ignorância tosca e simplória daquilo que chamamos do tiro-no-pé. ?????????????! Atacar a polícia??? então, quem, mamíferos pseudo-intelectuais, vocês irão chamar em situação de necessidade? a carrocinha? um bando de black blocks? o pstu? a marchinha contra a ditadura? o pcc? ou a vossa progenitora(pobre senhora quase ofendida..)??

como indicar a polícia, que sobe aos morros para defendê-los dos bandidos que lá estavam, embora ao sinal de altruísmo "pra inglês ver"(ou seja: à Copa!), mas.. nao deixando de ser: uma reintegração de posse! do governo aqui, estabelecido(por voto popular!) e para o povo que mora lá -> na favela.
não obstante aos erros e acertos de policiais e bandidos travestidos de policiais, há a farda!
e vocês, pseudo-burgueses, pseudo-críticos e pseudo-inúteis..

..que fariam, sem a polícia para proteger-lhes às nalgas? chamariam por Thor, Balder, Freya,e Cia? ou pediriam ajuda a algum filme chifrim para ter seus argumentos? ou..?



como vcs podem cuspir na farda de quem os defende? como vcs podem ser esses paga-paus de terras distantes das que vcs sequer, sabem? como vcs podem existir em comum-acordo de denegrir o meu país, apenas com a vossa presença e indicação chula? como vcs, eu pergunto, podem continuar à sua procriação?

O.O
(o que será de nós, a um futuro próximo, destes?)





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/05/2014 15:23  Atualizado: 12/05/2014 15:23
 Re: Mitologia Brasileira
Neste contexto de "criação", por atração magnética e espiritual, pode-se criar "o próprio mundo". Quanto aos policiais, quem é ou já foi sabe como realmente é, os demais não fazem a mínima ideia do que estão falando, apenas imaginam. Vêm apenas peças soltas.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/05/2014 15:45  Atualizado: 12/05/2014 15:47
 Re: Mitologia Brasileira
Gel, quanto ao policial com "cabeça de privada" é só falar com um torcedor de Recife que ele providencia a criação. Sobre o texto, polêmicas fora, embora concorde em parte com a apreciação nos comentários anteriores, eu gostei da maneira como você aborda o tema e da comparação entre as mitologias. Ótimo quando você fala das deficiências de nossos heróis mitológicos, confesso que nunca havia pensado nisso.
abs.


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 12/05/2014 17:31  Atualizado: 12/05/2014 17:31
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: Mitologia Brasileira
Há uma diferença entre história e mitologia que em nada desprestigia uma nação; tudo faz parte da cultura num misto de população, uma parte descendente de autoctones, outra descendente de portugueses e outros povos europeus, asiáticos, africanos etc.
Aí os únicos que podem dizer que foram colonizados são os autoctones e seus descendentes.
Acho piada, culparem de tudo os portugueses, quando se formos a ver, estes não chegaram a ter acesso nem a 10% da população autoctone, dada a falta de comunicações; ainda hoje existem povos ou tribos que vão sendo descobertos pela primeira vez...e quem se preocupa em cuidar da preservação da suas culturas? pelo contrário, são expulsos por das suas terras, mutilando-lhes até os mortos.
Já quanto à policia, não se pode realmente meter tudo no mesmo saco, há bons e maus profissionais; mas como sabemos só é noticia a parte má; já a parte do trabalho bem feito não rende notícias nos jornais.
E não é diferente em qualquer parte do mundo; hoje aqui em Portugal há outro tipo de colonização, a do capital do qual estamos a virar todos escravos...en nome dos impostos acaba-se com a economia local e tradicional, e porquê? Para não haver concorrência com as grandes empresas; enfim muito poderia ser dito, mas isso seria uma nova crónica; seja como for gostei desta, e não foi por isso que passsei a ver com olhos piores o brasil; não há que ter medo de dizer, mesmo que nem sempre se acerte, isso não merece insultos, quando muito resposta, argumentação.







Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/05/2014 19:33  Atualizado: 12/05/2014 19:34
 Re: Mitologia Brasileira
em suma, seria uma completa tragédia, não fosse a tua filha estar a falar com uma menina. se não te importas posso sugerir o titulo: “nenhuma realidade existe...” bem o resto do título tentei tirar de um documentário sobre impostos e... parti uma pata, depois fomos juntos à santa clara

bem, eu de realidades pouco percebo mas o Thor… não era um tal de negocio de trespasse?! dá medo pois. ainda aqui há dias o calimero levou o hulk ao chão e...

um abraço


Enviado por Tópico
sarcopio
Publicado: 12/05/2014 20:00  Atualizado: 12/05/2014 20:00
Da casa!
Usuário desde: 21/03/2013
Localidade:
Mensagens: 369
 Re: Mitologia Brasileira
Oba... um conflito.. para matar as saudades do fórum. vou é já providenciar minhas pipocas e um montão de sevanapes....


Enviado por Tópico
MaryFioratti
Publicado: 12/05/2014 22:49  Atualizado: 12/05/2014 22:49
Membro de honra
Usuário desde: 09/02/2014
Localidade:
Mensagens: 2420
 Re: Mitologia Brasileira
As vezes, quando vejo coisas assim fico abismada.
Entao eu penso em nao falar nada.
Mas agora eu vou falar.
Eu nao entendo (sinceramente - me expliquem), por que
voces dao corda para o Azke.
Por que voces respondem o que ele comenta.
Se ninguem respondesse, ele continuaria falando sozinho.
Ele fala, e fala, e fala, e fala, e fala, e prova, tudo
para si mesmo...
Eh como naqueles filmes assim: "Tudo que voce disser, serah
usado contra voce - e voce tem direito a um advogado".
Soh, que se voces trouxerem o advogado, de nada vai adiantar.
So se o advogado concordar com ele.
Alias, o advogado vai comecar a ler, e pedir a conta.
Ele vem com essas historias compriiiiiiidas... essas explicacoes
lonnnnnnnngas, nosssaaaaaaaaaaa aiii que canseira.
Nem quero voltar nessa pagina, pois sei que ele virah com o rascunho
da biblia...



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/05/2014 03:40  Atualizado: 13/05/2014 03:55
 Re: Mitologia Brasileira p/ Caio
caio, a exemplo do que um dia fiz a um perfil fake, desta vez(e apenas), eu lhe serei complacente e préviamente educado ao tratar-lhe.


mesmo que eu tivesse ligação à, ainda assim, eu defenderia a instituição, aqui indicada à farda da polícia militar. porque eu acho uma afronta, cara! uma crítica à entidade que existe a fim de desmarginalizar este mundo, tão cão como é.. vc é um cara muito inteligente, caio. pense.. o que seria de nós todos, que não fosse um aparato de imposição à criminalidade, hoje assim, banalizada? imagine a cena de anarquia, gerada a partir de uma luta contra o sistema? a quem iriam-se recorrer em prol de conceito por resolução e/ou proteção de um ato, dito violento, ao dia posterior de? ao que tornaria-se banal, até.. sem a presença da farda, independente de qual seja esta, a lei não existe! seria cá, uma terra de ninguem.. e vc acha que poesias e oratórias conteriam a tal malta? acha que teria-se apelo em consulta dos vilões? rs,
acha que vc pode saber o que se passa na cabeça de alguem que nada tem a perder? e se esse alguem, alem de nada ter a se preocupar com sua própria dignidade social e nome, etc, ainda tivesse à sua soma, a falta de quem o poderia deter? e se em vez de um, fossem.. vários? milhares? centenas de milhares?
logo,
a razão da minha violência(literária) por sob revogar o que vc disse. a usar palavras-ações contra uma instituição que existe, talvez, desde quase sempre: polícia. independente da farda, do teto e poderio, diga-se apenas, caio..
..à sua glória. de ser a necessidade do povo enquanto protegê-lo, vezes mesmo, de si.
já à questão da marginalização, também desta, é qualitativo ao seu governo. culpar um meliante, ou vários(vide caso amarildo) e jogá-los à mídia que bem os declama, é artefato fácil de veicular uma mentira: da que a polícia, a instituição polícia militar, é pretendida à ditadura. à opressão.. ao destrato. isso, é.
uma grande mentira.
(qual essa da polícia proteger empresários e políticos, somente.. talvez diga isso por nunca ter ido a um bairro de periferia.. vc sabe o que é isso? - periferia?)
um jogo de interesses políticos ao alcance de certas palavras bem-colocadas e com proximidade latente de sua proliferação. e,
então teremos isto: a difamação de uma história. lamas e merdas à bandeira de quem deveríamos nos orgulhar, como cidadãos, eu digo! e não tê-los à essa ojeriza crescente e constante(vide últimas manifestações por aqui).

por isso te disse político, caio! por usar de armas quais estes mesmos, se digladiam em ferocidade a um punhado de colarinhos e bolsos cheios.. a mim, vc parece um deles. alguem que vende a imagem por viabilidade de tempo presente. de modismo. de oportunismo..

vc diz do julio saraiva, mais uma vez.
mas dele, aqui. eu não falarei. porque vc não merece "estar" entre ele. e, só! (e eu fico triste por isso)

quanto a auto-promoção..
vc não deveria rebaixar-se a mim, conforme o seu próprio ponto de visão. afinal, deve saber que há lá, os que te querem bem(o que não é bem o meu caso), rs
por mais que vc tente, que vc tentou e tudo mais.. vc nunca será igual a mim. nunca será tanto e nunca será pouco.. vc nunca será! mesmo que tenha agido por interesse de admiração, concordância e qualquer que seja lá a razão, vc não. não me será um semelhante. não existe comparação! um clone ainda é, e sempre será um clone. e uma cópia ainda que o original tenha se desfeito, ainda será sempre uma reles cópia.
eu cá, francamente, acho que vc é melhor do que eu.
eu sempre achei e quando falávamos e te considerava um próximo(quase amigo), eu te falei isso, também! mesmo com toda a covardia que vc usou contra mim e contra tudo o que eu representei-lhe, rs.. eu não mudei a minha opinião. logo,

uma sugestão de quem não gosta de vc, mas admira, ao seu modo:

pára de mentir, cara! de dizer que não gosta do luso e que não se importa, ou não quer mais nada aqui. porque essa porra deve te ser algo mais do que ilustre! e deve te matar, o fato de não poder vir e ir, às suas consultas de quaisquer indicações literárias e pseudo-intelectuais.. e,
não tenha medo. não tenha medo nem do azke-dracula, ahaha
mesmo que vc morra mil vezes sob à base e haste do chicote de quem vos escreve, cara..
..não desiste!
e aí então, sim.
eu te verei próximo ao julio. saraiva.
aí vc merecerá.


me desculpe te dizer essas coisas, mas eu direi outras mais quando e se me der À telha de as fazer. perante-ato e, pra lembra-lo de que não é um primata qualquer..

quanto a ser inimigo, saiba:
eu lhe serei. mais..








rs

Enviado por Tópico
GELComposicoes
Publicado: 13/05/2014 16:27  Atualizado: 13/05/2014 23:57
Membro de honra
Usuário desde: 04/02/2013
Localidade: Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
 Re: Mitologia Brasileira
Só pra fechar, sem intenção de continuar com isso.
Sei dos problemas sim, não é difícil entender, mas desculpas não resolvem.
E eu só sou mais um no meio de 70%.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-no ... a-de-partidos-no-pais.htm