Crónicas : 

SER ADULTO

 
Open in new window

(Desculpe a falta de acento nesse texto)
SER ADULTO









Sei que meu tempo ja passou...ha muito! Muitas vezes penso que "gostaria de ser jovem com minha cabeca hoje"... embora eu saiba que nao teria a menor graca.
Ser mais velho, significa "ter informacoes", saber a consequencia das coisas que fazemos, e um "bate e volta"...e existe o PENSAR.

Nos EUA, ser adulto e ter 18 anos. Com 18 anos, o filho(a), pode se considerar legalmente adulto para tomar decisoes com quem e onde quer morar. Pode comprar cigarros. (Lembro que no meu tempo, nos compravamos cigarro na caderneta da padaria do pai da minha amiga - E pediamos para o filho do dono escrever "Pao". Como ele era amigo da gente, escrevia... Um dia foi questionado, por que estava se gastando tanto PAO! Oras! Risos!).

No que se refere a bebida, com 21 anos aqui considera-se legal comprar e consumir alcool.

Para legalmente dirigir, o adolescente deve ter pelo menos 16 anos e uma carta de motorista que eles chamam de Temporaria. Tres a seis meses antes de fazer 16 anos, (dependendo do estado que voce mora).

Mas acho interessante a "mudanca" que sofre o adolescente, quando se torna 18.
Ou seja, o adolescente mora em casa com as regras dos pais, e sonha muito entrar numa Faculdade, porque ele podera fazer o que quiser.
Sim!

Como o adolescente ja e "ADULTO" com 18, tudo o que ele faz na Faculdade, os pais NAO TEM DIREITO de saber, a nao ser que o filho(a) assine um papel dando DIREITO aos pais...de saberem. E o mesmo se aplica com as notas. Os pais NAO TEM DIREITO de saber as notas dos filhos (mesmo pagando a Faculdade), a nao ser que o filho assine um papel "permitindo"...

Isso para mim e tao errado!
O que eles dao, e um PODER ilimitado ao filho(a) de fazer aquilo que querem. E uma carta de alforria!
Nao digo que literalmente. Afinal, a carta de alforria e um documento atraves do qual o "proprietario" de um escravo, rescindia dos seus direitos de propriedade sobre o mesmo.
Mas acho que e "mais ou menos isso". O filho na verdade quando vai para uma Faculdade,\\"nao pertence mais aos pais\\"...e se julga no direito de fazer aquilo que da na cabeca.

Juro...nao estou falando somente como MAE...nao estou falando com apegos. Nao estou falando que nao quero ver minha filha crescer. Quero sim!
Mas...acho que no PRIMEIRO ano de Faculdade, deveria haver um maior envolvimento dos pais, nos problemas em geral que os filhos tem. Sem que eles precisem assinar esse papel.

Afinal, entrega-se a eles a LIBERDADE TOTAL, como se fosse um certificado, e eu sei que muitos nao sabem usar dessa liberdade.

Voces ja viram um adolescente dirigir um carro? Ele tem medo? nao! Dirige em velocidade, tipo roleta-russa mesmo, sem pensar nas consequencias. Por que? Porque ele acha que e imortal. Que nada vai acontecer para ele, que a morte, e somente para pessoas velhas. Nao para jovens.

Assim como um adolescente dirige um carro, ele livre, dirige sua vida. Na velocidade maxima, como se quisesse respirar o mundo.

Mas nao estou de forma alguma "generalizando". Sei que existem adolescentes diferentes. Mas posso dizer, que grande parte, se sente assim: livre, donos do proprio nariz, e se jogam a fazer coisas que acham que nao havera nenhuma consequencia. Aprendem batendo a cabeca na parede.

Sei, e sei tao bem que nao podemos segurar nossos filhos. Amarra-los e impedir que vivam a vida, e tenham suas experiencias.
Mas aqui e tao diferente do Brasil! (apesar de que acho que agora ja deve ter mudado um pouco, depois desse tempo que estou aqui).
Mas nao lembro que essa"passagem nossa para uma Faculdade", era algo tao estrategico no sentido de ser tao livre. Tinhamos nossas responsabilidades.

Nao quero me comparar, pois como diz minha filha, sou do ano de 1800... Mas vejam: fiz uma Faculdade, morando com meus pais. Paguei minha propria Faculdade. E ainda trabalhava durante o dia.
Quando me formei, comecei a dar aulas de Ingles a noite para uma Escola particular (Synesio Martins, em S.Jose dos Campos). Trabalhava o dia inteirinho na Johnson, e a noite dava aulas. Fiz isso por cinco anos, ate que mudei para S.Paulo.

As diferencas de cultura ainda me fazem pensar.

*Mary Fioratti*

 
Autor
MaryFioratti
 
Texto
Data
Leituras
1133
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
13 pontos
5
4
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/08/2014 12:47  Atualizado: 18/08/2014 12:47
 Re: SER ADULTO
o conflito entre gerações tem sido constante ao longo da história. é um dos pilares mais importantes do progresso. nem sempre é fácil os filhos entenderem o ponto de vista dos pais, e vice-versa. parabéns, Maria Fioratti.

Enviado por Tópico
Robertojun
Publicado: 18/08/2014 12:48  Atualizado: 18/08/2014 12:48
Membro de honra
Usuário desde: 31/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2286
 Re: SER ADULTO
Olá, MaryFioratti!
Uma bela crônica.

Parabéns pela inspiração!

Abraço,
Roberto Jun

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 19/08/2014 02:41  Atualizado: 19/08/2014 02:41
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17875
 Re: SER ADULTO
me fazem pensar também.
essa alforria emocional para onde vai?
os alicerces familiares emocionais são a estrutura
do voo do ser humano. gostei imenso de pensar com teu texto.
bjs

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 21/08/2014 02:11  Atualizado: 21/08/2014 02:11
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: SER ADULTO
Maturidade emocional
conquista-se com as vivencias.
Não "se fica" adulto de um
dia para o outro.
Muito boa a crônica!
bjs

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 21/08/2014 11:27  Atualizado: 21/08/2014 11:27
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: SER ADULTO P/Mary Fioratti
Gostei muito do seu texto e sou inteiramente da sua opinião. Tudo tem o seu tempo e a maturidade vem com os anos de vida. Por que primeiro seria ensinar o que é liberdade e o que libertinagem e infelizmente não se vê ninguém ensinar também o que é o respeito e responsabilidade...frutos de tempo extemporâneo. Tenho lido muitos dos seus poemas e sabe que gosto muito deles embora não os comente porque na minha idade por vezes não tenha o vontade de me exteriorizar, mas são lindos. Beijinhos afectuosos. Volena