Textos -> Crítica : 

AMIZADE... VOLÁTIL!

 
 
A AMIZADE é um sentimento que só sobrevive com a reciprocidade igualitária de procederes diversos e acatados pelas partes envolvidas, sem a necessidade de nenhum aval comprobatório das suas emanações fies ou fidedignas. Não sendo assim, não há o que falar ou, considerar, como uma amizade leal e sincera.
A amizade sincera não precisa de contraditórios, provas, convicções externas, valores pecuniários ou espirituais, por Ela já constar em si todas as virtudes comprovadas, certezas e valores comprimidos e habitantes do seu âmago de divisão em prol dos amigos. Apesar de Ela poder nascer em tempo ínfimo, só terá subsistência e apogeu com o passar do tempo e da convivência com o seu amigo.
Na amizade pura, a semelhança pouco importa para a sua manutenção; Primeiro, por não ter discriminar os seus iguais e, Segundo, por não depender do procedimento do outro para se manter, pois, se houver defeitos, Ela os ignora plenamente por não ser um juiz ou carrasco do amigo, apenas, tenta equilibrar tais atos, levando o amigo ao bom procedimento sem... Julgá-lo!
Um amigo não se perde nunca! Se ocorrer a separação é por não ter havido a amizade sincera e desinteressada de prêmios e comprovação dos valores em pauta, ou seja: Ela era apenas um relacionamento mascarado de atenções e interesses escusos ou falsos.
Não há limites ou divisas com as amizades puras, pouco (ou nada) importando o sexo, idade, posição financeira, estado civil, profissões, bens materiais, religiões etc. A todos os impasses ou divergências a Amizade vai superando, sequentemente, desde que tenha aquilatado o grau de receptividade do amigo, até, ambos, chegarem a um denominador comum de paz e união condizente e sob a tutela da real amizade que nutrem de forma fidedigna.
Na fase atual, a Amizade tem ficado homiziada nos escaninhos dos descasos e das ambições pelos bens materiais em desfavor Dela, porém, mesmo assim, Ela está latente e disponível a quem a procurar desinteressado de ressarcimentos sem a abranger e conquistar plenamente, todavia, nunca está à venda ou oferecida! Pois, Ela só existe com a entrega total das partes que a procurar.
A Amizade nunca está disponível para a compra (ou venda) nem se coloca acima ou abaixo de nada, apenas, flutua na horizontal, lado a lado, sem comandamento algum, tendo por lastro ou base a reciprocidade sincera do amigo.
***
De umas décadas para cá, a humanidade evoluiu sem dar valor aos bens comuns e de valores elevados, como a Amizade / A Família e a Religiosidade, os deixando em nichos sem proteção e se abraçando aos bens matérias e de rendimentos acumulativos, com isso e, por isso, a Amizade se recolheu aos escaninhos, no entanto, sem a ajuda das famílias e da Religião, igualmente superadas pela voragem da ambição.
Hoje, poucos privilegiados têm amigos sinceros, Eu... Não tenho nenhum! Os que me aceitam são apenas colegas e companheiros que, por quaisquer somenos, me descartam e, Eu... A Eles!
Ultimamente, tenho tido problemas com relacionamentos com outros, vejamos alguns deles:
- Um “amigo” de mais de duas décadas e vizinho, ficou meu inimigo por dizer-me que colocara veneno de ratos em rua residência (o chamado chumbinho- muito letal) e, ao ser proibido por mim de levar a minha netinha em casa dele, rompeu o relacionamento e, junto com a sua família, se tornou meu inimigo.
- Outro vizinho que teve um filho assassinado, ao ser expulso de uma delegacia onde atormentava o Delegado para prender o assassino (fora do flagrante delito), passou a ameaçar as polícias e ficou meu inimigo junto com os seus, mesmo sabendo que sou policial aposentado há mais de 20 anos.
- Irmãos meus ficaram “inimigos” somente por ter recusado a assinar uma autorização para um dos meus sobrinhos fazer uma casa em terrenos de meus pais, tendo lhes alegado que só assinaria se houve o devido inventário.
- Um “amigo” que perdera um irmão assassinado, me disse estar armado para matar o assassino, quando lhe aconselhei a desarmar-se lhe dizendo, também, que ele estava premeditando um crime, o que bastou para se tornar meu inimigo.
- Ao deixar de aceitar diálogos com traficantes, usuário de drogas, caloteiros, jogadores de Bingo (Ilegal), benzedeiras fajutas, etc., meus vizinhos, os tornei, a todos, meus inimigos,
Há outros casos que omitirei para não ser prolixo, e, desafio! A quem quer que seja que me prove ter agido errado com as perdas das “amizades” perdidas e acima referidas.
Vou encerar esclarecendo que tenho procurado, em todos os escaninhos e nichos da vida, uma Amizade sincera, porém, está difícil de encontrá-la!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
4506
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.