Poemas : 

Poesia de António Lobo Antunes

 
http://naoemeianoitequemquerpoesias.wordpress.com/




Sobre:

e
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
EDITAR
É sabida a admiração que o escritor António Lobo Antunes nutre pelos poetas.

Lobo Antunes escreveu:

“Pensava que uma das poucas qualidades que tinha era a ausência de inveja. Não é verdade. Invejo os poetas. O que eu queria mesmo, o que mais queria neste mundo, o que mais desejava, mas não tenho talento, era ser poeta.”

A verdade é que a sua prosa rica em metáforas e em poesia de versos longos é uma mina inesgotável de vocabulário e expressões, com o potencial de meter inveja a qualquer poeta.

Vendo a potencialidade que cada página do seu livro tem, surgiu-me a ideia de, simplesmente, escolher as palavras e/ou expressões para assim formar um poema, transmitir uma ideia. E essa será a minha única participação nisto tudo, apenas cortar palavras, não as reorganizarei, seguirei a linha lógica do texto ou página, ou seja, se “mar” vier depois de “pinheiros”, não poderei formar uma frase em que “mar” apareça antes de “pinheiros” e assim sucessivamente, para então minimizar o meu impacto.

Agora põe-se a questão, quem é que é o poeta? Quem escreve as palavras? Ou quem as escolhe? Para mim, neste caso, nenhum dos dois.

Mas o inegável é que todos os poetas ou escritores portugueses usam o mesmo idioma, as mesmas palavras, e que no fundo, só as organizam de maneira diferente.



A ilustração é de Fernão Lopes.

Este blog é escrito segundo a antiga ortografia.

 
Autor
JoséCorreia
 
Texto
Data
Leituras
2053
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.