Artigos : 

Separando Guevara

 
Tags:  Jesus Cristo    comuns    características    Che Guevara  
 

Não é muito amplo o conjunto das características comuns a Jesus Cristo e Ernesto Guevara. Entre elas está o envolvimento nos movimentos populares. Também a capacidade de organizar o apoio e a solidariedade dos explorados e desfavorecidos, direcionando-os aos objetivos próprios e específicos. No mais, são profundas as diferenças em todos os planos.
Jesus Cristo usou o carisma para organizar os excluídos da Judeia. Uniu suas forças. Ampliou-as. As aspirações das minorias daquela época nele cristalizadas atingiram o apogeu, criando-se todas as condições para a eclosão de um movimento revolucionário contra o Império Romano. Com a sua liderança, poderiam levantar-se as massas contra a ditadura e a prepotência. Mas a ação e os ensinamentos do Cristo somente eram voltados para a paz, o amor ao próximo e a justiça. Desde seu nascimento até a morte, ora lembro apenas o episódio dos vendilhões do templo a referir-se a um momento de ira e violência. Não se rendeu ao jugo de Pilatos como também não se rebelou contra ele. Humilhado, vencido, preso e torturado, resignou-se diante do calvário. Mesmo assim, sob uma ótica fria, a história de Cristo não deixa de ser a história de um revolucionário que desobedeceu todas as normas vigentes na sua época, numa conduta que ia de encontro ao status quo. Ameaçando o equilíbrio do jogo de forças do poder, defendeu a supremacia dos excluídos pela ordem dominante, disseminando suas ideias nas aldeias de pescadores, entre os pobres, os doentes, os famintos... Mas a principal característica é que sabia qual seria seu fim e estava preparado para ele.
Por outro lado, se a figura de Ernesto Guevara e sua ação não pode ser minimizada, sua trajetória deixa transparecer a luta e a morte. O mito do revolucionário é uma história de lutas. Sua dialética sempre fluía para a substituição de regimes políticos, assinalando para a supremacia do socialismo sobre a ditadura do capital, utilizando-se da remoção dos obstáculos necessários. Essa tendência é sempre dominante em todos os capítulos da biografia do Che. Suas atuações levavam o signo de todos dos revolucionários através dos tempos. Ante a necessidade da imposição do ideal pelo qual lutava, ignorava a legalidade. Na luta armada e no derramamento de sangue constrói-se e consolida-se a maioria dos regimes.
Guevara não esperava morrer e tornar-se um mito. Não estava preparado para morrer na Guatemala, no Congo, na Bolívia ou em lugar algum. Seu objetivo era em suas próprias palavras sentir as narinas dilatadas pelo cheiro acre da pólvora e do sangue do inimigo morto preparando o corpo para que nele o uivar bestial do proletariado triunfante possa ressoar com novas vibrações e esperanças. Mas em outubro de 1967, o exército boliviano apresentou ao mundo quatro cadáveres, expostos aos repórteres e curiosos numa lavanderia de hospital. Um deles jazia numa maca, sobre um tanque. Soergueram-lhe a cabeça para que o rosto pudesse ser visto. Vencido pela doença, pela fome e pelas balas, ali estava o corpo morto do doutor Ernesto Guevara de La Serna Dizem alguns biógrafos que as freiras do Hospital Nuestro Señor de Malta, em Vallegrande, ao visitarem o corpo acharam que Guevara, ali prostrado, vestido em andrajos e cercado de soldados estava parecido com Jesus Cristo. As mulheres do vilarejo cortaram mechas de seus cabelos e rezaram por ele. Dias depois, os corpos foram enterrados em segredo, próximo ao aeroporto. Naquele momento, os militares bolivianos começaram a criar o mito, a perpetuar a memória do revolucionário, do "maior soldado das Américas”. E fica por aí a semelhança entre Jesus Cristo e Che Guevara.






--------------------------------------------------------------
LM.remora é heterônimo de ©LuizMorais. Todos os direitos reservados ao autor. É vedada a copia, exibição, distribuição, criação de textos derivados contendo a ideia, bem como fazer uso comercial ou não desta obra, de partes dela ou da ideia contida, sem a devida permissão do autor.



 
Autor
LM.remora
Autor
 
Texto
Data
Leituras
814
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
0
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.