Textos -> Crítica : 

A TELA INDEFECTÍVEL!

 
 
O nosso mundo é uma Tela perfeita, pintada com requinte Pelo Criador de Todas as Coisas, e nos oferecida, gratuitamente, para o nosso deleite e habitat natural.
Todas as coisas inseridas nessa Tela têm a sua razão de ser e de estar, independente da nossa vontade e controle modificatório pleno.
Toda vez que o Homem tenta intervir modificando as pinceladas originais, nada mais está fazendo do que danificar ou rasurar, parcialmente, a obra esplêndida, lhe doada como benesse.
A perfeição inserida na tela, denominada por nôs de Brasil, é tão magnífica que, às vezes, nem chegamos a entendê-la, totalmente, como ela se apresenta aos nossos olhos e peregrinações pelos seus liames e componentes físicos. Se não, vejamos:
- Os Pólos Norte e Sul cheios de geleiras com um frio enorme e, pouco habitados!
- Os Desertos quase imensuráveis e, também, com poucos habitantes.
- Os Oceanos e Mares, a circundar os nossos continentes, cheios de vidas marinha e carente dos Humanos.
- Os nossos Continentes, situados entre os oceanos, repletos de seres humanos e animais diversificados e com temperaturas desiguais.
- As estrelas e planetas pairando no infinito, todavia, com visão diferenciada em relação a cada observador deles em partes longínquas de visada.
- Nuvens, de diversos tamanhos e modalidades, pairando sobre nós, porém, diferenciadas com relação aos que lhe ficam em baixo e em continentes, oceano e mares, diferentes quanto a posição de quem as observa.
- Chuvas torrenciais (ou não) procurando determinados lugares e evitando a outros.
- Florestas, matas, savanas, gramíneas etc. abundantes em alguns continentes e, ausentes em outros.
- Seres humanos pacíficos ou violentos a coabitarem belicamente ou, harmoniosamente, nos vários Continentes, uns, em atritos constantes e, outros, numa harmonia invejável.
- Animais irracionais, insetos vermes etc. sobrevivendo com seus próprios meios no meio de constantes refregas com os seus predadores iguais ou... Humanos!
- Metais e minérios diversificados existindo em um local em detrimento de outros, servindo como jóia, adorno, remédios etc. e... Procurado pelos homens constantemente!
Tudo aqui referido está inserido na Tela aludida, porém, o Homem, o maior predador consciente e inconseqüente! De quando em vez, julgando-se onipotente, dá as suas pinceladas irregulares e impensadas tentando, embora inultimente, modificar o desenho inserido e pintado pelo “Criador de tudo!” como se vê a seguir:
= Aumentando o gás carbônico o projetando para a atmosfera, com isso, se prejudicando e alterando as formações das geleiras dos pólos, o tempo e a... Vida!
= Derrubando as Matas para a exploração desordenada e financeira, de modo ceifante e, com isso, prejudicando o bom oxigênio que lhe manteria a vida, além de aumentar os desertos.
= Poluindo, constantemente, os Oceanos e Mares, a começar pelos afluentes, resultando quase num grave extermínio da vida marinha.
= Convivendo, destrutivamente, nos Continentes, estendendo ou encurtando as suas divisas e, belicamente, digladiando entre os vizinhos, enfim! Tornando a vida e a convivência num inferno!
= Produzindo o efeito estufa com seus gases carbônicos, às vezes, propelidos desnecessariamente, nos proibindo a visão límpida dos astros e estrelas do firmamento celeste, além de nos tolher das nuvens benéficas e produtoras das necessárias chuvas.
= Efetuando construções diversas nos leitos dos rios e riachos, os cercando! Se esquecendo de que o leito das águas sempre será algum dia, totalmente ocupado pelas águas que, vorazmente, passa destruindo tudo, o mesmo acontecendo com quem constrói debaixo de barrancos.
= Quanto aos raios, relâmpagos e faíscas, os Homens não conseguem influir ou fazer frente nos seus trajetos irregulares, entretanto, ficam debaixo de árvores isoladas ou serras! O que é perigoso e, Ele, sendo ousado, poderá ser morto se tentar desafiar às pinceladas vindo das nuvens nimbóticas.
= O Homem, na sua ganância pecuniária, destrói as florestas e matas em geral, se esquecendo que Elas são necessárias à vida e demanda de algum tempo para se renovarem.
= Destrói, desnecessariamente, a vida animal apenas por prazer ou caça, se esquecendo de que Ela está na Tela da vida, não como nossa inimiga e, sim, como cooparticipante. Observação: Se você passar por um leão ou onça e eles estiverem alimentados e longe das suas áreas que demarcaram, tais animais apenas bocejarão à sua passagem e não os atacará! Já o Homem...
Apesar de ter feito uma análise com prós e contras, quero dizer que a Tela é tão perfeita que o Homem, embora tente destruí-la ou modificar, NUNCA O CONSEGUIRÁ! Em razão Dela sempre se transformar, nada perdendo em vão, além de ser secular, enquanto o seu predador, no caso o Homem, vive Nela apenas por poucos anos, ilibados, respeitadores ou... Não!

Sebastião Antônio Baracho.
Conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
1116
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.