Poemas : 

A GRANDE DESCOBERTA!

 
A GRANDE DESCOBERTA!
 
(Crônica escrita em 2003)
Comecei a perceber que havia algo errado comigo, ou melhor, meu organismo não estava bem. Aquelas dores generalizadas, os vômitos, a taquicardia, as câimbras, muito cansaço e, que dor de cabeça infernal! Não dava mais para aguentar. Procurei um médico.
Primeiro, o cardiologista. Diagnóstico: “Você tem um coração enorme.” Lembrei-me de que alguém já me havia dito isso. Mas agora parecia diferente. O que antes soava como elogio, agora parecia uma advertência de perigo iminente. Pelo menos percebi a dimensão de uma boa metáfora. Belo consolo!
Segundo, o hematologista. Diagnóstico: “Você tem o sangue sujo.” De novo lembrei-me de que alguém já havia me acusado de ter o sangue ruim. Agora, como antes, percebi que não se tratava de elogio, com uma agravante: o que antes podia não passar de uma metáfora usada por alguém descontente comigo, agora soava como uma dura realidade.
Terceiro, o nefrologista: “você precisa fazer hemodiálise urgente para não morrer envenenado pelo seu próprio sangue.” Percebi, a coisa era séria e, de tão assustado, já nem me lembrei da metáfora do sangue ruim.
Depois de me inteirar de o que seria a tal hemodiálise (trata-se do um processo durante quatro horas, retirando, assim, os excessos de substâncias, tais como: potássio, ureia, creatinina etc, concentradas no sangue por causa da perda de capacidade dos rins de executar suas funções). De posse dessas informações, surgiu-me uma ideia: eu poderia fazer uma grande descoberta com o tal tratamento. Romântico consolo!
Sempre me acompanhou uma cruel dúvida: somos compostos de alma e de corpo? A alma é intrínseca ao corpo ou é coisa distinta? Pensei: se prevalecesse a primeira hipótese (alma e corpo são uma só coisa), a alma estaria no próprio sangue e o tratamento limpar-me-ia até das indesejadas metáforas! Agora, se prevalecesse a segunda hipótese (alma e corpo são coisas distintas), somente o sangue seria purificado (sem metáforas)! De qualquer forma, seria uma grande descoberta: alma e corpo seriam ou não coisas distintas?
Hoje, após ter feito um ano de hemodiálise, após quatro anos de transplante (pobre e limitada condição humana) preciso confessar: nenhuma resposta me parece muito certa e todas me parecem possíveis! Apenas concluo que o sangue foi limpo pela hemodiálise (já que não morri envenenado por ele) e, a alma continuou passível às mesmas metáforas (já que continuo sendo a mesma pessoa de antes). Aliás, posso afirmar que existe alma? A favor dessa tese, só tenho algumas ações humanas tão especiais, realizadas a meu favor, no decorrer dessa jornada, às quais não podem estar restritas apenas a um automatismo corporal. Como por exemplo, a dedicação de alguns médicos/as cuidaram de mim, algumas pessoas da equipe de enfermagem, a dedicação, apoio e compreensão de minha família e, a maior de todas: a corajosa abnegação de minha irmã que me doou um de seus rins.
Tudo o mais me parecem magistrais paradoxos e/ou sutis metáforas da vida real.



Manoel De almeida

 
Autor
ManoelDeAlmeida
 
Texto
Data
Leituras
760
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
3
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/07/2014 20:54  Atualizado: 28/07/2014 20:54
 Re: A GRANDE DESCOBERTA!
Um diagnóstico aprofundado ao corpo...também é necessário poeta, nunca é demais ir ao médico quando um sintoma não habitual se manifesta.

Mas a melhor parte foi a doação do rim de irmã para irmão...fantástica descrição é também sua crónica e para refletir Manoel, sobretudo o gesto da mana...

E o coração sentido deixa a marca do agradecimento na sua crónica.
bj

Enviado por Tópico
Manufernandes
Publicado: 28/07/2014 22:10  Atualizado: 28/07/2014 22:10
Colaborador
Usuário desde: 09/12/2013
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3827
 Re: A GRANDE DESCOBERTA!
Manoel
antes de mais, baixo minha cabeça
à coragem, sua, à humildade, sua,
à heroína, mana, e ao poeta
que descreveu sofrimento com
algum humor e muita coragem.
Parabéns!!

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 29/07/2014 02:51  Atualizado: 29/07/2014 02:51
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: A GRANDE DESCOBERTA!
Boa noite Manoel, seu enredo disseca uma cena em que as incertezas se fazem robustas diante da nossa total fragilidade existencial,do nada nos aparecem deficiências potenciais para nos mandar para o outro lado desta materialidade, parabéns pelo memorável relato feito de forma bem humorada deste teu momento crucial de vida, um forte abraço, MJ.