Poemas : 

REALITY SHOW DO MENSALÃO

 
REALITY SHOW DO MENSALÃO
 
(crônica escrita em 17/08/2012)

Pessoal, vou ver se começou, na TV, o Reality Show da política brasileira, agora em âmbito máximo! É imperdível! Cada palhaçada!Humor puro, ainda que queiram seja o “momento suprassumo” de aplicação da Justiça do nosso país, mas, como nós, trabalhadores brasileiros, cujo todo decoro nos é exigido em nossas profissões, em nossa vida,... como devemos respeitar, confiar e tratar como sério este momento se sabemos, através da impressa, da mídia de todo o país, que pelo menos dois dos jurados, dizem, não são insuspeitos, estão de alguma forma comprometidos, ferem a ética, a moral, o bom senso, enfim, não poderiam ser jurados neste processo?
Mas, quando tudo acabar, muitos terão ganhado: advogado consagra-se e ganha fama e dinheiro; repórteres fazem suas "melhores matérias" e fazem sucesso e têm emprego garantido; imagina o número de "mulheres da vida que devem estar, com suas cafetinas, aproveitando para garantir o "pé-de-meia" (afinal, dinheiro legal e ilegal circula por ali a mancheias); alfaiates mostrando seus melhores ternos em “manequins” famosos; manicuras, pedicuras, cabeleireiras e cabeleireiros ganham e mostram os cortes da moda; ganha-se muito em turismo também (a corrupção gerando turismo!); o transporte aéreo com destino a Brasília racha de ganhar dinheiro; políticos demagogos ou não fazem seus melhores discursos, cronistas escrevem suas melhores crônicas de engajamento político-social;...
Mas, penso, como professor que sou, que esse midiático processo não vai mudar a mentalidade da classe política, ou melhor, do povo brasileiro de “ganhar na esperteza”, do famoso “jeitinho brasileiro”, da “mentira branca”,... das “brechas na lei”, dos “favorecimentos” etc.! Penso que quando terminar este processo espetaculoso, outro já está sendo preparado, quiça, pior que este! Para haver uma mudança de mentalidade dos políticos brasileiros tem-se que investir na educação dos jovens, que serão os futuros políticos, advogados, médico, professores, engenheiros etc.! Mas tem de haver um investimento maciço e, paralelamente, motivar campanhas em prol da moralização, da dignidade nas pequenas assim como nas grandes coisas da vida: em casa, na rua, no lazer, no trabalho,... Quem acredita que a política mudou, está mudando ou vai mudar por causa deste Reality Show de última instância... Calma, nem tanto pessimismo, algo de bom os políticos brasileiros dignos e que têm “vergonha na cara” devem ter aprendido e os novatos, no âmbito municipal, nas eleições deste ano, devem considerar para não cometer os mesmos erros! Por outro lado, a classe bandida, infiltrada na política brasileira, vai se aperfeiçoar, e tentar montar um MENSALÃO muito mais arrojado.
Longe de mim julgar aqueles magistrados, mas, sinceramente, não sei por que não gostei do desempenho do Procurador Gurgel. Acho que ele, como os demais interessados na tese de que nunca houve nada igual ao Mensalão do PT na História do país, que considerou e fez que parecesse o tal do Mensalão, uma prática somente deste período da política do Brasil; sendo que não precisa ser tão esclarecido para saber que a sujeira política, a corrupção, os desmandos vêm se arrastando há tempos em nosso país; então, acho que ele deveria ter feito uma contextualização histórica da corrupção para sustentar a sua tese. Mas, tornando seu discurso totalmente incoerente, ao final ele fez aquela comovente citação da letra da música de Chico Buarque que diz justamente que “nossa pátria vem sendo subtraída há muito tempo”! Mas, existe um juiz de ilibada e incontestável honestidade, dono e sabedor da verdade; ele demora a chegar, parece estar sempre atrasado, contudo, ele faz a sua hora, é totalmente independente, o juiz de nome: História! Ele, ou seja, a História, indicará os verdadeiros réus e as verdadeiras vítimas (bem, essas já sabemos: é o Brasil, somos nós o povo brasileiro). As futuras gerações passarão a limpo toda sujeira que for jogada para baixo do tapete de nosso Brasil!




Manoel De almeida

Resolvi postar esta minha crônica, porque acho que algumas coisas nela estão acontecendo agora na História de nosso país.
 
Autor
ManoelDeAlmeida
 
Texto
Data
Leituras
796
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
2
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 01/08/2014 18:59  Atualizado: 01/08/2014 18:59
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 7121
 Re: REALITY SHOW DO MENSALÃO
Olá Manoel,

Parabéns!!

Uma crônica
bem pertinente
cheia de verdade.
Como acreditar?
Impossivel só
arriscar.

Abraços,

Mary JUn

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/08/2014 19:09  Atualizado: 01/08/2014 19:09
 Re: REALITY SHOW DO MENSALÃO
Excelente Manoel. Tudo começa com educação e disciplina e nosso povo pouco se importa com isso. Sobre o assunto, por coincidência, tenho um texto aqui, em forma de poema, também escrito quando da ocasião do julgamento chamado "Me engana que eu gosto" que retrata em versos meu pensamento a respeito da farsa e quase tudo se concretizou.
sds.