Crónicas : 

O PAI E O PRESENTE

 
Tags:  terra    pai    presente    universo  
 
O PAI E O PRESENTE

O que seria de um pai sem seu filho? O que faz um pai é ter filho e ser reconhecido por ele como tal. Ser pai (assim como ser mãe) é ocupar uma posição que compõe a estrutura da vida no Universo e no Planeta Terra. Onde surgiram e vivem os seres que respiram, que nascem, crescem e morrem. Isto é, que são gerados por uma semente(ou sêmen) e aparecem respirando por si só e se desenvolvem e crescem e envelhecem e murcham, sendo o corpo absorvido pelo Planeta e a energia pelo Universo.

E é o pai (o animal macho, o androceu das plantas) que provem ativamente a vida e a semente, o dono da força, da posse, da proteção, da sobrevivência da espécie, sendo o dono da casa, do território e da família.

Para quem não é pai, basta observar um jovem com o seu filho ou filha com poucos meses para sentir nele o toque da paternidade, o toque do Divino, da energia do Absoluto agindo sobre ele, com ele, como parte dele. Ou mesmo o vendo num parquinho acompanhando, segurando, protegendo, conduzindo, cercando, observando, rezando, gritando, relembrando, sorrindo, sofrendo e sonhando; não necessariamente nesta ordem nem com todos esses sentimentos sensações e emoções.

Sendo assim, o Dia dos Pais é também, um pouquinho,, o dia da mãe e o dia do filho, o dia da babá (para quem tem) ou da vovó ou titia que ajuda a criar. Porque o pai precisa de um batalhão de soldados e enfermeiras, professoras e merendeiras para poder, num domingo, encontrar o fedelho na porta do seu quarto, penteado, bem vestido, perfumado, com um sapato limpinho e perfeito no pé, alimentado e sorrindo, com o olhar já no parque, no circo no cinema ou no show das Chiquititas.

Quando o filho chega neste domingo com um presente, ele nem imagina que ele é o presente e o presente o símbolo, símbolo de uma ligação, de um momento de encontro com a origem, com a energia criadora do Universo.

Antônio Roque Rocha

No Dia dos Pais, enquanto esperava minha filha e outros jovens, num restaurante, no dia 10 de agosto de 2014, na Barra, em Salvador-BA.
 
Autor
AntonioRoqueRocha
 
Texto
Data
Leituras
793
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.