Textos : 

O lápis e as suas aparas…

 


Olho as aparas amontoadas no canto da mesa; escuto o lápis e o pulsar nos dedos com que o seguro e tenho medo de o perder, de perder mais este companheiro que tanto de mim sentiu e percebeu, que tanto da vida esculpiu na pele branca e frágil esventrada daquele tronco robusto que vi partir num sonho.
Ah! Este lápis que não só escreve as letras, desenha os símbolos da eternidade, esculpindo com arte o ser e o sentir na tristeza e na alegria e os meus olhos são mar quando vejo partir os risos e a chuva, rebentos tão meus e da terra que piso.
Guardo as aparas, fazem parte do sangue e do suor, das lembranças gastas e da saudade quando por elas passou uma tempestade de ideias soltas; quando por elas passou uma guerra e viu partir os soldados, os filhos… e da minha boca em silêncio não sossegaram as lágrimas, a raiva no trilho das armas e das flores, tantas as pequenas flores que em sangue por outro sangue se derramaram. Guardo as aparas, nelas, também tenho a rega da minha serenidade, e recordo o soar melódico das andorinhas e das primaveras, do primeiro e último voo das borboletas.
Guardo o lápis, já no seu último suspiro…sei que voltará quando o Outono levantar as primeiras poeiras, quando caírem as primeiras folhas e quando o vento gritar: Chegou a hora de purificar o impuro, de renovar as árvores, de fortalecer os filhos da terra, de germinar o silêncio, de fazer mover os rios e as águas paradas…chegou a hora da igualdade, de nos sentirmos firmes, presos ao solo enquanto o fortalecemos devagar e sem pressas com o nosso florir e melhor sorriso até que a nudez do Inverno nos torne novamente reais.
Descansa lápis, fizeste, deste caderno, uma das minhas melhores esculturas…continuará a soar o violino enquanto as palavras balançam entre os sons das suas cordas mágicas.

©Maria dos Santos Alves (MSA), 27/08/2014, a publicar in “Violinos ao Luar”


Maria dos Santos Alves
http://cucodaspalavras.blogspot.pt/
http://www.divulgaescritor.com/produc ... antos-alves-entrevistada/

Autora do livro de poesia e prosa:
"Grito Oculto"
e ebook " (des)c...

 
Autor
MariaSAlves
 
Texto
Data
Leituras
1895
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
4
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
MarcusRios
Publicado: 27/08/2014 11:45  Atualizado: 27/08/2014 11:45
Membro de honra
Usuário desde: 03/08/2014
Localidade: Iúna - Espírito Santo
Mensagens: 1884
 Re: O lápis e as suas aparas…
O lápis não s[o escreve palavras lindas, como também dita o rítmo do amor emcada frase, palavra ou poema, pois quando vamos fazer uma poesia precisamos passar para o papel o que temos dentro de nosso coração.
Deixe agora o teu lápis no cantinho da mesa, descansando depois de um dia duro de trbalho, nos estudos, nas palavras descritas, e faça do teu caderno o teu companheiro fiel para que a cada dia uma nova esculturas possas pintar junto ao do violino que vai embalando este teu coração repleto de amor.
Aplausos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/08/2014 13:11  Atualizado: 27/08/2014 13:11
 Re: O lápis e as suas aparas…
Rascunhos que gemina dos escreveres onde os olhos se vem nas palavras que as sílabas se faz do olhar, onde a beleza do outono vai se de encontro com a primavera sentido o suspiro das flores movidos pelos silêncio das água que a regam, que o lápis a descrevem.

lindo demais esse seu poema

Enviado por Tópico
MariaSAlves
Publicado: 29/08/2014 13:41  Atualizado: 29/08/2014 13:41
Muito Participativo
Usuário desde: 15/07/2014
Localidade:
Mensagens: 81
 Re: O lápis e as suas aparas…
Grata pelas leituras e palavras. Um abraço

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 29/08/2014 22:56  Atualizado: 29/08/2014 22:56
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: O lápis e as suas aparas…
Boa noite Maria Alves, seus versos enredam uma personagem envolta por uma série de eventos naturais, que influenciam diretamente a sua criatividade poética, ofício este pelo qual tem muito apreço, s agradece ao poder divino pela dádiva que lhe concede, parabéns pelo envolvente poema, um forte abraço, MJ.