Poemas : 

O POETA DA LUA - romance e poesia

 
O POETA DA LUA



















AGRADECIMENTOS

Apenas uma pessoa me permitiu terminar
este livro com serenidade.
A ele o devo: José Penim.

AMO-TE MUITO, MEU AMOR.

António Casado

















DIÁLOGO


A verdade.
O que é a homofobia? Como se manifesta? O que é a homossexualidade? A homoafectividade? É possível dois seres do mesmo sexo amarem-se da mesma forma que duas pessoas de sexos diferentes? São questões pertinentes que estes livros pretendem responder.
Luís e Alex são os personagens principais de uma história de amor. O caminho que ambos traçaram foi longo e doloroso. Tudo começa com um encontro banal numa Avenida da cidade de Setúbal. Por detrás dos sentimentos que os unirão estão todos os conflitos pessoais, diferentes em ambos os casos mas que culminaram com o assumir das suas orientações sexuais. As questões culturais, religiosas, sociais, pedagógicas e familiares, são questionadas pelo seu peso retrógrado, pela dificuldade que a sociedade tem em aceitar a diferença. A ignorância social é representada na sua verdade mais latente. De formas diferentes o medo está representado em ambos os personagens.
Luís vem de um casamento falhado. Um dos problemas é o filho. Como dizer-lhe que é outra pessoa. Ele que sempre o viu como um heterossexual… Como aceitará Mário a homossexualidade do pai?
Alex apesar de se ter assumido desde o início da juventude não quer perder a amizade de Luís que pensa ser heterossexual. Como dizer-lhe quem é? Como esquecer Eduardo, o homem que amou ao longo de vinte anos e que morre de uma forma dramática? Como desejava desculpar Joaquim e Clarisse, os pais do namorado…! Como esquecer tantos anos de um ódio e de uma indiferença presentes no dia-a-dia na vida dos dois?
Tem medo de voltar a amar e desconfia das boas intenções de Luís.
Valter é o grande amigo de Alex. A ele deve a vida por duas razões. A gratidão está presente assim como uma amizade nascida de um encontro casual, quando era explorado sexualmente pelo chefe da empresa onde trabalhava.
“Poeta da Lua” foi o cognome encontrado por Luís para o definir. Não o entende e tem dificuldade em aceitá-lo. Porquê “Poeta da Lua”? A poesia é somente uma forma de desabafo, nunca a tomou muito a sério. Afinal, à vida, pede pouco… Apenas uma oportunidade para ser feliz.
Fica feliz por Paulo se ter desvinculado de uma relação vazia de conteúdo onde Abílio assumiu uma posição homofóbica. Interroga-se sobre a razão por que Abílio recusa assumir a sua orientação sexual já que manteve com Paulo uma longa relação. Será porque é casado? Será porque tem filhos? Felizmente Zé trouxe-lhe num sorriso o que a sua alma dorida tanto procurou.
Sofia apenas precipitou os acontecimentos com a sua maldade. A vingança revelou-se infrutífera apesar dos danos causados. Todos sabem que não desistirá. Dispara ódio por todos os lados. Está convicta de que Alex lhe roubou Luís e não quer entender nem aceitar a orientação sexual do homem que sempre amou.
Uma história recheada de tantas outras histórias, de outras tantas vidas que apesar de fictícias assumem aspectos de uma realidade presente. As questões religiosas, os tabus, os preconceitos, marcam pela negativa vidas que apenas procuravam uma réstia de luz. Criaram a necessidade de um Deus, apresentaram-lhes um Deus e não serve. Descrevem-no como uma concepção paterna de amor e escondem a discriminação; falam da tolerância e Ele manifesta-se pela intolerância como se os homossexuais fossem filhos de uma categoria qualquer merecedores de um eterno castigo apenas e só porque amam pessoas do mesmo sexo; como se em alguma altura tivessem escolhido ser o sempre foram.
A luta pelo amor é uma constante assim como a tentativa da sua preservação. Como eliminar os ciúmes? Como impedi-los de criar barreiras nas vidas comuns? Talvez acreditando… Mas como controlar o desejo?
- Sou homossexual!
Ao invés do estigma da compaixão social (que ainda toma como doentes ou portadores de um defeito estes homens e mulheres) todos procuram ver reconhecida a sua individualidade e especificidade. Orgulham-se de ser homossexuais porque nunca poderão ser outra coisa!

António Casado

 
Autor
acasado
Autor
 
Texto
Data
Leituras
576
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
0
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.