Textos -> Religiosos : 

OS ANIMAIS E O... DIAMANTE!

 
 
Os habitantes da Terra receberam de tudo que precisavam para sobreviverem no planeta, desde que se esforçassem para se apropriarem da benesse lhe oferecidas.
O Criador do universo, ao criar o homem, se afastou para o infinito (Um dos seus Céus) com a convicção de que o livre-arbítrio lhe dado permitiria o passaporte para a ultrapassagem pelos obstáculos, sempre presentes e diuturnos.
Aos animais irracionais deu as mesmas condições, inclusive, a inteligência, entretanto, apenas deu a eles o instinto em substituição ao livre-arbítrio.
O próprio homem, com o passar dos séculos, efetuou as divisões em classes de posições e de bens materiais, uns, conseguidos com méritos e esforços próprios e, outros, com artimanhas ou artifícios, muita das vezes, ilegais, os quais, ao galgarem postos e posições elevadas, tudo fazem para dar legalidade aos atos errôneos praticados na escalada ao apogeu.
De entremeio, ficam as Leis (em geral), todavia, quase sempre protegendo aos seletos e poderosos em detrimento dos seus seguidores do “andar de baixo” que, para não serem punidos, a cumprem integralmente, se... Ilibados. O mesmo ocorre com o emprego (trabalho remunerado) em geral, onde, os patrões sempre têm razão no caso de discordância com os seus empregados, se esquecendo de que, sem os seus auxiliares assalariados, não teriam a posição que ocupam, pois, uma firma, residência, Estado democrático, etc. nada seriam sem os esforços de quem os mantém ativos, não sendo mais do que uma casca gigantesca de ovo sem os componentes interiores e principais dela.
Deus nos deu as faculdades e cursos, dito superiores, para o aprimoramento humano, no entanto, os dirigentes e mestres, com honrosas exceções, ao em vez de darem mais valor ao “aprender apreendendo” transformou-o numa “formatura” com muitos não aprendendo as matérias lhes ministradas e, assim, os formando ao final dos cursos. Tal fato dá e deu um pouco de subsídio existencial aos Empíricos que, sem professores, a não ser a sua Maturidade adquirida co m o passar dos anos, vão sobrevivendo sem os diplomas, como é o meu caso! (Desculpem-me).
O Senhor do universo, todo poderoso! Não querendo se desdizer retirando o livre-arbítrio e o instinto dado, permanecerá nos seus Céus à espera de quem o procurar passando pelo vestibular do Bem meritório e conseguido com os esforços ilibados de seus filhos e, assim, o fez e... Fará por séculos infindos! Pois, dando o seu filho Jesus, os apóstolos, Anjos, Santos e Espíritos de luz, mesmo assim, teve dificuldades na conversão e, ainda o tem! Optando por não intervir, deixando a função de cumprimento á nosso cargo e cumprimento.
Tentando amenizar a situação, Deus nos deu os elementos da natureza (tempo etc.) os animais de várias espécies e... Os Minerais!
Não sendo discriminador nem parcial, também criou os Minerais, como o Homem, com valores e apresentações diversificadas ao nosso olhar, dessa forma, resumidamente, nos deu:
A Pedra bruta para diversas funções na nossa vida (Construções, calçamentos, fragmentações etc.).
O Cristal, com sua transparência, para nos brindar com os enfeites e adereços.
O Carvão, para os fins específicos e humildes dele.
O Ouro, para adereços, enfeites e riqueza.
O Diamante, para o nosso luxo e serventia, pedra valiosíssima, de uma clareza sem e dureza par, de difícil localização e, para não ser parcial, com referência a qualidade, o fez originário do modesto carvão, em aprimoramento secular pelos rolamentos sucessivos na natureza: Do seu local de nascimento até as joalherias!
Os Seres humanos, especificados por nós como os Reis dos Animais, dentre outras coisas, se assemelham aos Minerais, se não, vejamos:
O Carvão serve para energia, abreviar o som, movimentar as usinas siderúrgicas, etc., O Homem também!
A Pedra bruta se assemelha aos miseráveis do Salário Mínimo, servindo de Base (ou calçamento) para os pilares dos mais ricos.
Como o Cristal, o Homem se enfeita com adereços, às vezes, cheios de jaças defectíveis.
O Homem utiliza o Ouro para o benefício próprio ou, para o malefício aos seus iguais ou subalternos.
No tocante ao Diamante, Ele é usado, tanto para luxo próprio, quanto para as perseguições, às vezes, injustas; Se houver jaças, serão para prejudicarem aos irmãos; A sua dureza é igual no ser humano, para atuar legitimamente, todavia, também, para o uso da força na prática irregular do mal. A sua origem é quase análoga ao dos Humanos, pois, veio do carvão, enquanto os segundos vieram do... Barro!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
1217
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.