Textos : 

Viagem pelo meu mundo...

 
Viajei pelo meu mundo numa tentativa de descobrir quais as razões que me levam a ser quem sou.
Descobri algumas razões fundamentais. A família, claro. Muito importante e da qual falarei um dia destes. E os amigos. Aqueles amigos que são verdadeiros, amigos pelos quais eu faria e faço qualquer coisa. Aqueles amigos que eu sei que, se precisar, fazem qualquer coisa por mim.
Mas não são apenas amigos. São amigos com determinadas características.
Começo por dizer que nunca gostei de bajular e muito menos os amigos, dizer-lhes apenas aquilo que querem ouvir. Se não gosto, se não concordo digo. Porque eles merecem saber a minha opinião, seja lá ela qual for.
Elogios, criticas construtivas, avisos, alertas. Tudo é permitido numa amizade. Numa verdadeira amizade.
Com os meus amigos, aqueles que importam e que se importam, eu sei que posso dizer o que acho e que não vou ser mal interpretada porque eles sabem que o digo apenas porque quero o bem deles. Assim como eles o meu.
Não quero com isto dizer que lhes imponho a minha vontade. Não. Simplesmente lhes digo o que acho. Depois de dar a minha opinião não os tento converter ao que eu acho. Ao invés, tentamos chegar a um acordo. Nem que seja para acordar que discordamos.
A partir do momento em que a decisão está tomada, seja ela qual for eu apoio. Mesmo que não concorde. Mesmo que ache que vai correr mal, que é uma asneira. Eu apoio como se concordasse e nunca direi eu bem te avisei. Se correr mal, estarei, ao lado, a ajudar a que volte ao lugar, com soluções.
Mas, para que funcione, tem de ser nos dois sentidos. Não quero amigos que me digam sempre que estou certa, que concordam sempre com tudo o que faço. Porque sou humana, porque erro, porque me engano. Preciso de ter alguém que me indique os erros que posso vir a cometer se fizer determinadas coisas. E conto com os meus amigos para o fazerem.
Desiludam-se quem acha que amizades assim não existem. Existem sim. Eu tenho amigos assim. Felizmente. Amigos com quem partilho alegrias e tristezas, que sabem o que eu penso antes de eu dizer, que me criticam, que me corrigem, a quem eu corrijo, que sei o que vão fazer antes de me dizerem, que partilham comigo as alegrias e as tristezas. Tenho amizades assim que duram há anos, há mais tempo do que eu me lembro. E tenho amizades que surgiram há bem pouco tempo que são assim.
Outra coisa que estes amigos sabem e que estão habituados é que eu lhes diga que gosto deles. Não custa nada. A mim sabe bem dizer. A eles sabe bem ouvir. Principalmente porque, quando lhes digo, não é da boca para fora, é sentido. É o meu coração a falar-lhes. Não preciso que respondam. Nem que me digam o mesmo. Basta-me saber que, quando o ouvem ou quando o lêem, que sorriem e que sabem que gosto mesmo deles.
Este é o meu mundo. No meu mundo a amizade importa, os amigos são recebidos, todos os dias com o meu sorriso e todos eles me fazem falta. Muita.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
4132
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 02/02/2008 22:38  Atualizado: 02/02/2008 22:38
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Viagem pelo meu mundo...
Esse é o teu mundo e é um mundo perfeito, onde os amigos têm lugar de honra!
Tu tens também um lugar especial no meu mundo

Belíssimo texto minha linda

Beijo

Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 02/02/2008 23:18  Atualizado: 02/02/2008 23:18
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4412
 Re: Viagem pelo meu mundo...
Este seu mundo é igual ao meu, amiga

Do seu excelente texto saliento:
..."Elogios, criticas construtivas, avisos, alertas. Tudo é permitido numa amizade. Numa verdadeira amizade"

..."No meu mundo a amizade importa, os amigos são recebidos, todos os dias com o meu sorriso e todos eles me fazem falta. Muita."

A amizade é a perola mais valiosa, temos que saber conservá-la.

Beijinhos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/02/2008 23:32  Atualizado: 02/02/2008 23:32
 Re: Viagem pelo meu mundo...
Bem, eu já preenchi a ficha desse clube, mas ainda não recebi o cartão

Brinco claro.

Beijo abraçado com amizade

Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 03/02/2008 17:05  Atualizado: 03/02/2008 17:05
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: Viagem pelo meu mundo...
Também concordo com seu pensar. Amigo é aquele que te dá amor, enxergando muitas vezes bem mais longe do que nós...uma partilha de emoções e opiniões. Um belo dia! Ledalge