Textos -> Religiosos : 

Dúvidas... Escriturais!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Preliminarmente, devo dizer-lhes que sou Católico Apostólico “Romano”, entretanto, de uns anos para cá, deixei de freqüentar a minha igreja, fazendo as minhas orações, diariamente, olhando o infinito, ante as minhas imagens e, até deitado em minha cama.
Não sou um desiludido (ou, descrente), apenas, ao tomar conhecimento de muitos descaminhos praticados, exatamente, por quem deveria dar o Bom exemplo de Fé indiscutível em Deus, preferi me ausentar dos Templos! Dentre as minhas dúvidas e/ou, contestações, apresento, para que alguém mais capaz possa me esclarecer:
- O nosso bom Deus afogaria milhares de pessoas no Dilúvio, só salvando uns oito com Noé, inclusive, alguns pares de animais irracionais? Não posso crer que o meu Deus o tivesse feito, pois, dentre os que morreram, havia crianças, velhos, aleijados, loucos, imprevidentes etc. Duvido! Por que Eu, um simples mortal, não o teria feito! Para mim, o Dilúvio foi apenas certo tipo de “Tsunami” natural e, não, mandado por Deus como castigo.
- O meu Deus não pratica conluio com o Mal, dessa forma, não colocaria a “Árvore do Bem e do Mal” para que Eva fosse tentada a traí-lo, sendo Eva uma simples vivente analfabeta e, não deixaria Caim matar Abel apenas para provar a vitória passageira do Mal.
- O Bom Deus não permitiria a matança que deu origem ao reino de Israel, principalmente, havendo nas terras agregadas (Filistéia e outras) muitas crianças, velhos, incapazes etc. A prova disso é, que, até os dias atuais, como castigo, tal terra está em constante luta armada contra os seus vizinhos.
- Não posso acreditar, plenamente, que o meu Deus mandasse um seu filho (Jesus) para conseguir a conversão, porém, o deixando morrer pregado numa cruz de madeira e recebendo lancetadas no abdômen, apenas para comprovar a fé absoluta! Pelo simples fato de nunca permitir a morte de um filho meu, nessas circunstâncias, podendo evitá-la!
- Entre o Natal e a sexta-feira da paixão, deveria haver apenas os 40 dias da quaresma, o que não ocorre na atualidade, será que o Natal seria em 25 de dezembro? Acredito que não! O que deve ter ocorrido foi à data, há séculos, ter sido retroagida com alguma intenção, que a igreja de Roma não explica! Bem como, a Estrela Dalva, seguida pelos Reis Magos, só aparecer em Israel nos meses de fev/março, portanto, Jesus não estaria mais no estábulo e, também, não acredito que Reis daquela época se deslocassem em camelos pelo deserto, para homenagearem uma criança “filha” de um carpinteiro, se o quisessem, seria mandando emissários.
- O apóstolo Paulo, já convertido, transitava pelas estradas e montanhas passando por Judeus pregados em cruzes e, não constado em suas cartas tal fato! Seria por ser, também, romano ou, os editores da Bíblia omitiram, intencionalmente, para não desafiar Roma?
- A omissão do Dízimo levou Ananias e a esposa à morte, em razão de o dízimo ter sido criado para amparar os mais pobres da igreja. Hoje, esse mesmo dízimo está cobrindo a carência dos Pobres? Ou, está sendo mandado para Roma, ou... Pior! Está sendo destinado aos líderes das Igrejas, bem como, para construções faraônicas em locais de pouca freqüência de fiéis?
- As confissões seqüentes onde se contam, quase sempre, os mesmos pecados, recebendo absolvições e penitências, isso, para mim, é brincar com Deus! E, comprova o pouco arrependimento havido.
- Por quais razões os Padres e Pastores deixaram de visitar as favelas e aos pobres em geral, delegando tal obra religiosa aos seus ministros e, ficando, apenas, na direção das suas igrejas? Cristo, embora fosse filho de Deus, se deslocava até para as montanhas para pregar o bom caminho aos mais carentes.
- Vejo e ouço muitos dirigentes cristãos falando no púlpito, como se fossem representantes de Cristo e, até de Deus! Como se tivessem em contato direto com a divindade, tendo representatividade para tal, discordando, aprendi que Deus, aqui na Terra, só andou com Baruc, ao qual levou direto para os céus e, Jesus, só deu representatividade aos apóstolos, portanto, pregam como se tivessem, falado diretamente com Deus e Jesus, o que, convenhamos, é um absurdo!
- A Santa Sé em Roma (Vaticano) é explendorosamente rica, só os tapetes de “Michael Ângelo” dariam para matar a fome dos países africanos carentes e famintos ao seu redor, será que Deus e Cristo ficam satisfeitos ao visitá-los?
- Os Papas são considerados infalíveis! Isso é correto? Se, até Pedro, o primeiro deles, andou cometendo deslizes, dos quais se arrependera totalmente. Para ser infalível, no meu ver, só Deus, Jesus, os Anjos, Santos e Maria!
- No meu entender, Judas Iscariotes foi perdoado por Deus, pois, sendo avaro, vendeu Cristo por trinta dinheiros e, arrependido, Jogou o dinheiro fora e se enforcou! O seu arerepedimento foi tanto, que matou a sua carne na forca.
- Poncio Pilatos, igual a Judas, não quis crucificar Cristo e, só aceitou, lavando as mãos, porque era um chefe romano e não poderia demonstrar fraqueza ante um povo subjugado por Roma.
Vou parar por aqui para não ser considerado um Ateu, muito embora, nada tenha contra Eles que, embora não acreditem em Deus, podem praticar somente o Bem sem os respaldos das religiões e, assim procedendo, na certa, também, serão perdoados pelo Criador de todas as coisas!
As minhas dúvidas apresentadas são frutos dos meus pensamento e vivência, sem nenhum requinte de desavença contra os meus irmãos em Deus ou Cristo! Pois, se pude colocá-las nesta passarela de papeis, vieram do meu intelecto empírico e, portanto, com permissão do nosso Pai Celestial que, podendo Tudo, não me impediu dessa, digamos, descrença, talvez momentânea! Esclarecendo que tenho a Bíblia como um livro Sagrado! Todavia, com algumas ressalvas, por mim informadas, porém, por responsabilidade de quem a editou e colocou para ser cumprida, como nela se contém!
Um abraço a todos com a permissão do nosso Deus!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br
Fone: (31) 3846-656

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
1547
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.