Textos -> Esperança : 

ELOS... FAMILIARES!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
O Homem e a mulher são Elos que se unem para vencer as vicissitudes dos isolados epidermidos na caminhada pelas estradas da vida ora, nas rodovias e avenidas, ora, pelas estradas vicinais e/ou, ruelas!
Os Elos são conexados sem arestas ou discrepâncias dos amores, os quais deverão ser constantes e recíprocos nos seus âmagos dóceis e, não... Metálicos! O amor é o imã que não permite a desunião, para tanto, cada um dos Elos tem que ter a aceitação plena do outro a si coligado.
Originalmente, tal união entre casais tem por base a afetividade e o sexo respeitoso e... Amoroso! Na decorrência dos atos sexuais, no nicho amoroso do casal, vêm os frutos que são os filhos: Predecessores dos... Netos e Bisnetos!
Tão logo é formada a Família, os principais Elos Dela... Os Pais! Deveriam se debruçar em livros e em conselhos dos casais mais velhos, desde que a fonte procurada fosse de elevada moral ilibada, para, assim instruídos, transmitirem o Bom aprendizado aos seus descendentes, isso, aos primeiros anos de vida da sua recém prole, para que os filhos e filhas da Família, mesmo antes da idade escolar, assimilem aos seus entendimentos, o Bom caminho a ser seguido futuramente, evitando as vicinais e ruelas defectivas, aprendendo, portanto, a trafegarem pelas auto-estradas da vida com amplo conhecimento do Certo, evitando o... Errado!
As reuniões de famílias probas é coisa do passado! Infelizmente, hoje, às famílias se reúnem em torno de bebidas e churrascos e churrascos constantes e... Pior! Com os filhos anexados a Elas, aprendendo, apenas, piadas picantes e a ingerir bebidas alcoólicas até a lassidão dos bons pensamentos, que poderiam lhes dar um caminho a seguir, resultando em serem programados e jogados pelas vicinais do bom comportamento.
Não sou, totalmente, contra tais reuniões, apenas, quando ocorrem, os responsáveis deveriam intercalar entre as bebedeiras algo de Bom a contornar as arestas e orientar aos filhos e, não se entregando, totalmente, ao “Deus Baco!”
Os costumes libertinos e imorais vêm destruindo as famílias, por mais recatada que seja, mercê dos jovens Dela, atualmente e em sua maioria, se sentirem deslocados junto aos seus maus e devassos colegas, acabando por aceitá-los como guias, contrariando ou, ignorando os bons conselhos dos pais que, para não perdê-los totalmente, acabam por fazer vistas grossas conivente, o que é um erro maior, pois, embora não os percam, acabam por dividir com eles as vicissitudes resultantes! Muita das vezes, em cadeias e penitenciárias a lhes oferecer, apenas, a solidariedade paternal!
A Mídia inconseqüente que expande, tão somente, o valor monetário; As Escolas, até de curso superior, sem uma base moral e de ensinamentos probos; Os Governos que não governam em Nome das Famílias, são outros maus conselhos para os jovens da família, senão, vejamos:
Durante o último Carnaval, vi estampadas, mulheres nuas em desfiles e, um rapaz, ajoelhado à sua frente com as duas mãos abrindo a vulva de uma delas para, talvez, ver-lhe o clitóris, isso, em horário nobre e, sob as vistas de crianças e jovens.
Escolas que formam os jovens a cada ano escolar, entretanto, se não passarem de ano, apenas com uma pequena prova de poucas horas de recuperação, lhes dá o direito de galgar o ano seguinte. Estas pequenas provas de alguns minutos valem mais do que o ano inteiro perdido? Duvido!
Governos e mais Governos que, há décadas, relegam a Família a planos de, apenas... Votantes! Dando azo somente ao Poder Monetário, Bolsas de valores. Multas, impostos seqüentes e sobrepostos, seus pares políticos etc. Com isso, estão tornando às Famílias cada vez mais habitantes dos tapetes/ rodas-pé da vida! Logo a família, que, devidamente orientada e valorizada, é a mola-mestre de toda a sociedade digna e civilizadamente cônscia e valorizada, justamente, por vir da base para a vitória, por ter os seus melhores professores que são os seus chefes que educam com saber moral e... Amoroso à sua prole: futuro da humanidade consciente e... Feliz!
TERMINANDO, apresento aos amigos um meu poema (inédito) dirigido aos filhos que não tiveram uma boa orientação familiar e, o conseqüente arrependimento dos seus pais.

O LEGADO
(Aos filhos)

Perdão... Queridos filhos!
Por colocá-los num mundo
Fecundado de empecilhos
E de egoísmo profundo!

Perdão... Filhos queridos!
Pela herança distribuída
De valores esquecidos
Pelos caminhos da vida.

Escusas, peço... Meus filhos!
Por querê-los com paixão,
E, só dá-los sabugos de milho,
Nos banquetes da ilusão.

A natureza é aprazível pureza.
O bem, a nata da felicidade...
Vem o homem, com sua rudeza:
Transformando tudo em crueldade.

Meus filhos adorados!
O erro dos ancestrais
Deu-lhes como legados
Um montão de cristais!

Diamante, prata e o ouro,
Foram por eles destruídos
Toda a beleza e tesouro
Esfacelou-se... Diluindo!

Sebastião A. Baracho
Conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
2501
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/02/2008 00:37  Atualizado: 07/02/2008 00:37
 Re: ELOS... FAMILIARES!
Aplaudo os princípios e a hombridade de que os defende.

h@p