Resenhas : 

"Quando Nietzche Chorou " - filme

 
Tags:  filme  
 
"Quando Nietzche Chorou " - filme
O filme “Quando Nietzche chorou, baseado no best-seller de Irvin D. Yalom mostra um suposto encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico vienense Josef Breuer professor e mentor de Freud.
O médico é procurado para tratar do filósofo que passa por um momento de desespero tão intenso que desenvolve idéias suicidas, sendo tratado por outros médicos sem nenhum sucesso. Dr Breuer é um médico famoso que desenvolve a “terapia da fala” junto com seu aluno, Freud.
O tratamento do filósofo é desafiado pelo seu próprio orgulho e sua dificuldade em confiar suas mazelas interiores a outra pessoa mesmo por desabafo.
Num enredo interessante, o filme mostra que as pessoas que consideramos rudes e impenetráveis muitas vezes carecem apenas do jeito certo de serem conquistadas. Uma outra lição interessante é que as vezes as pessoas invejadas pelas suas realizações e fama são insatisfeitas e infelizes.
A trama transmite a importância de falar, desabafar conflitos emocionais que muitas vezes adoecem o corpo desafiando a eficácia de bons medicamentos. Mostra também como o domínio dos nossos pensamentos pode significar a diferença quando precisamos superar uma perda ou um desejo indevido.
Profundo e rico em lições de autoconhecimento, esse filme simula uma terapia inteligente onde há uma troca de experiências que resulta no crescimento pessoal e emocional dos envolvidos.
Numa era em que cada vez mais estamos trancados em nossos próprios mundos e adoecendo coletivamente, esse filme nos leva a repensar valores como a amizade e o interesse genuíno pelo nosso semelhante, o que pode significar a diferença para uma pessoa que enfrenta o caos emocional.
Um filme para ver e refletir que recomendo.
Sandra Lima Costa Melo

 
Autor
nada
Autor
 
Texto
Data
Leituras
9076
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 28/04/2013 01:37  Atualizado: 28/04/2013 01:37
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: "Quando Nietzche Chorou " - filme
Conheci o escritor Irvin D. Yalom, com este livro, depois os outros, que também gostei. Assisti ao filme, que também é bom, mas o livro é delicioso.
Já experimentei essa terapia com um amigo, por acaso e, de fato, é mágico.
Gostei da sua resenha.

PAZ!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/04/2013 12:57  Atualizado: 28/04/2013 12:57
 Re: "Quando Nietzche Chorou " - filme
Obrigada Sandra , pela referência.

bj

Angela