Textos -> Esperança : 

A MENTE E O HORIZONTE!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Nasci há 70 anos, desde àqueles primórdios, venho assimilando a cultura em sua divisão de “Saber popular” mesclado ao saber empírico e, resultando na Maturidade, assim adquirida!
A mente Humana é mais pródiga do que o melhor computador existente, por não depender de tomadas elétricas ou programações externas e, com Ele, só se compara no tocante aos arquivos, com a ressalva de que, a sua alimentação não é maquinal de origem matemática e, sim, do aprendizado recebido da maturidade, mesmo que Ela seja de recente aprendizado.
O Aprender! De uma forma geral e, até Universitária, fica muito aquém do que o Saber! Este, trás em si o que aprendeu e, o apreende em seus neurônios, só o liberando após mesclar o aprendizado com a sabedoria, essa, revigorada pela mente fértil de cultura popular, empírica e matura! De nada vale (ou pouco vale) os diplomas sem o respaldo do saber, reforçado na mente do adquirente, para surtir os efeitos excepcionais e... Úteis no projetor ou, no receptor de tais benesses.
Com isso, não quero e nem devo, desvirtuar as Escolas, os Professores e os Diplomados em geral, apenas, quero deixar claro de que, todos Eles são alimentadores primordiais do Saber futuro! Porém, sem poderem influir nas mentes receptoras! Não podendo ser responsabilizados pelo caminho desnorteado de seus alunos que, na calada dos ensinamentos recebidos e, fora dos momentos primordiais do ensino, não sabem usar as suas mentes na rota de acompanhamento do aprendizado recebido, ficando, portanto, como alunos das matérias recebidas sem serem capazes de entrar nos seus meandros para assimilarem o Saber nelas contido.
Por isso, vemos Doutores como uma simples “praça” das forças armadas, motoristas, ascensoristas ou, pior! Como auxiliar de outros iguais, todavia, com o saber aprimorado pela mente mais equilibrada e sapiente!
De umas décadas para cá, comecei a duvidar de que o Homem seja o “Rei dos Animais”, por vários motivos, dentre eles, os seguintes:
- Elaborar construções debaixo de barrancos e morros e na beira dos rios, o que não ocorre com os animais irracionais, onde, até as suas tocas e moradias ficam acima de onde às águas, antes, alcançaram.
- Unem-se em casamentos, legais ou, não, com uma mulher, todavia, quase sempre pensando em outra! O que não acontece com os animais em sua maioria.
- Homens e mulheres pertencendo a várias Igrejas e religiões, porém, tendo apenas um Deus como prócere Divinal! Os animais, pelo que sei, sem poder comprovar, têm apenas por Deus a Natureza e o que Dela recebem.
- O Horizonte limita, de forma circular, o campo da nossa visão e une o Céu à Terra! O Homem está sempre procurando desvendá-lo e, quando o consegue, vê, consternado, uma seqüência Dele e, nunca o... Céu! Os Animais, às vezes mais rápidos (Águias e aves) o ultrapassam sem se preocuparem com a seqüência infindável Dele. Se o Homem procurasse dentro de si próprio, saberia que o Horizonte está sempre em sua linha de vizada apenas para lhe aprimorar o Saber e, veriam no fim do túnel da observação consciente e lúcida, que Ele é o seu companheiro fiel na jornada pelos caminhos da vida sem a sonolência costumeira.
Finalizando, quero deixar claro que a Mente Humana, ainda pouco desvendada, é um misterioso Dom nos dado, gratuitamente, para nossa felicidade e convivência fraternal, Nela! Está contida tosas as respostas do Universo, conhecido ou, não! Todavia, como tudo em nossa vida tem os prós e os contras e o Bem e o Mal, poucos de nós usam o raciocínio mental para valorizar às vantagens dela advindas e, dessa forma, apenas alguns podem usufruir, compensatoriamente das suas benesses às distribuindo à granel para os seus irmãos, próximos ou ausentes, porém, sempre necessitados de ajuda para prosseguirem no seu horizonte sem, aleatoriamente querer ultrapassá-lo!

Sebastião Antônio Baracho
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
805
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.