Textos -> Humor : 

Um dia quase perfeito

 
Tags:  primavera    ALERGIA  
 
O dia acordou radioso, com aquele clarear primaveril e o chilreio da passarada, nidificando a vida, não fossem os três espirros consecutivos e ininterruptos, arrancados à força pelo meu débil sistema respiratório, teria sido uma alvorada mais que perfeita.
Cheguei à varanda e recebi o habitual cumprimento matinal da cadelinha, mastiff, da minha vizinha do lado. Creio que a Mel gosta mesmo é do cheiro agradável do amaciador da minha roupa acabada de sair da máquina de lavar. Ao primeiro latido do exemplar canino, eu sempre correspondo com um: “Bom dia Mel!”. Então, ela mordisca o osso de plástico e corre escada abaixo, feita tolinha, escondendo-se na sua casota do quintal. Quer eu, quer a a bichinha somos animais de rotinas, pelo que este episódio se repete todos os dias, no mesmo horário.
Já com os ciúmes a retorcer-lhe os bigodes, o meu porquinho-da-Índia, empoleirado na gaiola, emite sons que se assemelham a um murmúrio, como quem quer chamar a atenção para o facto de estar ali, desperto e pronto para mais um dia de insaciável roedor, sem complacência para com os segundos que dedico ao exemplar canídeo, o qual ele nunca viu, mas, apenas, ouve ladrar e cuja linguagem duvido lhe seja familiar, muito pelo contrário o faz estremecer de medo.
Aproximo-me dele e passo-lhe a mão pela barriguinha, que fica exposta, enquanto ele se alonga, curioso e frenétco, a implorar pela ração e pelo suplemento de feno que fazem as suas delícias. O Chico sabe que só me volta a ver de noite, quando eu regressar do trabalho, mas fica calmo e feliz, sentindo-se confortável, após o abastecimento alimentar diário.
E com a primavera na alma, inundada pela pureza de dois animais puros e indefesos, dirijo-me ao trabalho, onde, acabada de chegar, recebo beijos e abraços de meninos especiais, que fazem a diferença, pela espontaneidade e verdade com que expoem os seus sentimentos e enfrentam as adversidades das problemáticas que carregam. Afinal, são eles que fazem de mim um melhor ser humano, mas, também foi com eles que eu aprendi a ter o coração ao pé da boca e acreditem que não abona a meu favor.
Mais uns quantos espirros... uma comichão horrível no nariz e na garganta, os ouvidos a estalar, com a sensação contínua de abrir e fechar, os olhos a lacrimejar... é só a febre dos fenos a complicar a luta de mais um dia de trabalho pela frente. Do lado de fora da janela, o dia continua radioso. Nos vasos da vizinha da frente despontam as buganvílias, um casal de andorinhas acabou de pousar nos cabos da eletricidade e eu sorrio à vida que surge, latente, recebendo-a, de braços abertos, apesar da minha pior inimiga... a alergia, ter tirado o dia para me atormentar.
Atchim!
Paciência! Nem tudo pode ser perfeito.

Maria Fernanda Reis Esteves
55 anos
natural: Setúbal
 
Autor
Nanda
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1332
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
6
4
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/04/2015 19:10  Atualizado: 18/04/2015 19:11
 Re: Um dia quase perfeito
Bela narrativa Nanda entre bichinhos, o cão e o ratinho, cada um no seu lado nas suas lidas também...mais um dia de trabalho ido e o olhar atento ao resto do dia entre flores e andorinhas e o sorriso para a vida no dia que ainda brilha, ou na alma ou no coração da gente que deambula sem fim...
Saudades de te ler.
bj

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 19/04/2015 01:05  Atualizado: 19/04/2015 01:05
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Um dia quase perfeito
Boa noite Nanda, de forma muito aconchegante, tu relatas um dia da tua ininterrupta rotina, e nos faz vislumbrar cada um dos elementos criteriosamente citados neste teu descarrego de sensações, parabéns pelo envolvente texto, um abraço, MJ.

Enviado por Tópico
Eureka
Publicado: 19/04/2015 11:09  Atualizado: 19/04/2015 11:09
Membro de honra
Usuário desde: 01/10/2011
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4297
 Re: Um dia quase perfeito
Querida Nanda,

Foi com uma enorme surpresa, que li o seu texto tão belo e singular.
O seu incio de dia, que partilhou connosco aqui, desta forma sincera e grandiosa, revela um detalhe sobre a sua forma de estar na vida que me deixou deliciada.

Os animais são as mais nobres criaturas que Deus criou, eles são incorruptíveis e sempre têm a mesma dose de amor para nos dar, sempre gratos pelo alimento e tecto que lhes damos, eles não têm mudanças de humor, nem maldade para connosco e sempre nos respeitam como seus iguais.
A gratidão destes seres, tão puros de coração, pelo reconhecimento das suas necessidades básicas, é o bastante para nos dedicarem amor, amizade e lealdade.
Podemos chegar a casa tristes, aborrecidos, eles estão sempre lá atentos para nos tentar compensar.
E quando estamos muito doentes ou muito tristes, eles tudo isso sabem, e se os deixarmos, ficam próximo de nós como a querer confortar-nos, nos seus olhos podemos ler as mais belas mensagens de carinho.
Eu sei que é assim, diariamente em minha csa, e com os filhos já criados, eles são os meus outros filhos do coração e tenho a certeza do seu amor que me dedicam em todos os momentos.

Bem haja pela partilha tão feliz, que merece o meu maior respeito.

Um grande abraço

Eureka

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 20/04/2015 21:55  Atualizado: 20/04/2015 21:56
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: Um dia quase perfeito P/Nanda
Um conto encantador muito bem narrado e verdadeiro que nos dá a síntese de um dia que foi perfeito e gracioso pelo que lemos com tanto agrado, parabéns! Beijinhos e continuação de bons dias sem atchins, tão irritantes, eu que o diga... Vólena

Enviado por Tópico
Naty
Publicado: 12/05/2015 13:30  Atualizado: 12/05/2015 13:30
Colaborador
Usuário desde: 13/11/2010
Localidade:
Mensagens: 1461
 Re: Um dia quase perfeito
Que lindo!Parabéns minha querida.Beijo doce da Naty.

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 24/05/2015 05:25  Atualizado: 24/05/2015 05:25
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17925
 Re: Um dia quase perfeito
uma alergia contagiante... bjs e obrigada