Crónicas : 

Os homens espertos temem as mulheres inteligentes

 
Tags:  mulher    homem    bela    inteligente    dona de casa  
 
Os Homens espertos temem as mulheres inteligentes.
Mais que mulheres modelos ou modelos de mulher eles temem verdadeiramente as mulheres inteligentes.
As mulheres modelos em corpo e cara, capazes de fazer parar o trânsito e crescer em transe, não os assustam, antes incitam. Qualquer homem minimamente esperto sabe que uma embalagem atrativa que nos faz saltar os olhos de órbita e correr a retirá-la da prateleira para o carrinho, acompanha por norma um produto de menor qualidade. Tem a ver com as regras de marketing, tem a ver com a norma da compensação, tem a ver com a lei das probabilidades. Se um produto tem concorrentes nos mesmos mercados (prateleira ao lado no supermercado) de melhor qualidade, só tem uma alternativa, associar ao seu produto algum fator diferenciador, que pode até ser o aroma, mas o mais fácil é apelar à visão do consumidor, ou seja ao pacote que o chama. Assim todo homem esperto sabe que a embalagem atrativa é capaz de fazer crescer volumes de negócio, incitar consumos impulsivos, e abrir mentes de consumidores vorazes apelando a todos os sentidos por sugestão. Um sumo que até pode saber a xarope para a tosse ou a óleo de fígado de bacalhau, se for acompanhado de uma imagem marcante em beleza, em sensualidade, em cor e forma que incita e atrai, até se bebe com prazer verdadeiro pelo poder da sugestão.
Por outro lado, qualquer homem esperto, principalmente se estiver habituado a negociar, conhece a norma da compensação, sabe que nos negócios como na vida uma mão lava a outra e não há bela sem senão ou não se dá ponto sem nó. Ou seja a criação, por norma e provavelmente, associa novamente uma bonita embalagem a um conteúdo de menor valor, compensando um pelo outro e vice-versa. Se pensar nas mulheres completas que conhece em beleza interior ou em capacidades intelectuais, essas provavelmente não devem muito a beleza.
Assim o homem esperto sabe que, por norma (falo de regras que têm exceções, como é obvio) a divida das bonitas à inteligência é igualmente residual e por isso são mulheres maleáveis e manipuláveis com alguma esperteza e saber.
As mães devotas, as donas de casa completas, igualmente não os assustam. Consideram-nas objetivos a alcançar para acompanhar uma vida, pelo menos enquanto donas da sua casa - para alguns nunca chegarão a ser donas do seu coração – mas para donas da sua casa todos as querem.
Agora, meus amigos que gostam de me ler e o fazem para lá da trigésima segunda linha de texto, eu vos digo que o que assusta um homem esperto é mesmo uma mulher inteligente. Coloquem uma mulher inteligente a ser mais perspicaz que eles em algumas situações concretas e é vê-los fugir a sete pés e a colocarem-se a milhas aéreas num instantinho. Chegam a temer pela sua saúde mental, acham perigosíssimo associarem a sua vida a uma mulher inteligente. Bloqueiam qualquer evolução de sentimento que possa trair a sua racionalidade. E afastam-se discreta e pausadamente como fariam perto de uma serpente. Porque todo o homem esperto como António Lobo Antunes, sabe que são precisas muitas mulheres (bonitas) para esquecer uma mulher inteligente.

 
Autor
Ilia Mar
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1647
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
19 pontos
7
6
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 31/05/2015 20:20  Atualizado: 31/05/2015 20:20
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 1905
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Os homens só tem a ganhar se tiverem uma mulher inteligente a seu lado.

Não é por acaso que “ por trás de um grande homem está uma grande mulher.”

E essa inteligência abarca tudo. Desde a vida familiar á profissional qualquer que seja a sua área.

Em muitos países as mulheres são as que estão em primeiro lugar em número e saberes nos diversos graus de ensino mormente no universitário.

Apesar desta realidade, em termos de chefias empresariais e políticas, elas ainda estão muito aquém daquilo que deveriam estar. Mas com o tempo estou convencido que lá chegarão. Estou a falar no chamado mundo ocidental, já que nu mundo islâmico e afins, isso ainda está a anos-luz de acontecer.

No campo amoroso a esperteza não se coaduna com a inteligência. E quanto maior for a discrepância entre as duas, mais depressa acabará qualquer tipo de relacionamento.

Este tema daria para escrever um livro. Mas quis apenas deixar aqui bem expresso o meu pensamento sobre este assunto,

Beijo

Enviado por Tópico
Poeta.sem.Alma
Publicado: 31/05/2015 21:04  Atualizado: 01/06/2015 18:11
Colaborador
Usuário desde: 24/05/2015
Localidade: Lisboa
Mensagens: 586
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Open in new window

Safa, ainda bem que não me sinto um "espertinho".
Gosto do texto.
Abraço, poetisa.
Pedro.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 31/05/2015 21:59  Atualizado: 31/05/2015 21:59
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Poetisa
Concordo! Oh amiga inteligente! Adorei!
Beijos!
Janna

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/05/2015 22:47  Atualizado: 31/05/2015 22:47
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Quero felicitá-la pela maneira como estruturou o texto.
São vários os exemplos citados a reformular a questão que defende ao dizer que os homens espertos, temem as mulheres inteligentes.
Por respeito e nunca por vaidade, sei que existem muitas mulheres inteligentes e não poucos homens também. Agora, que essa filosofia do marketing funciona, disso não tenho qualquer dúvida, ou eu não tivesse, uma mulher cá em casa.
Tudo de bom lhe desejo, Fernando.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 01/06/2015 00:00  Atualizado: 01/06/2015 00:00
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Se eu fosse homem... ...fugiria de ti a sete pés, Ília. Isto só para dizer - excelente e lúcido texto. Escrito por uma mulher inteligente.

Um beijo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/06/2015 08:26  Atualizado: 01/06/2015 08:26
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
Muito bem escrito. Adorei a leitura.

Beijo azul

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/06/2015 10:47  Atualizado: 01/06/2015 10:47
 Re: Os homens espertos temem as mulheres inteligentes
A mulher é a alma de nosso ser homem, é a verdadeira essência de nossas vidas.

meus aplauso pelo lindo texto