Prosas Poéticas : 

TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.

 



-Ó lua porque sorris,
se não vejo a minha amada?
(aparte) -Que será que o carteiro
foi fazer à casa dela?


Gostou? Não gostou?! Nem eu! Nem o Epifânio, mas esse, é por causa do carteiro. Mas, mesmo assim, devo dizer-lhe que anda por aí coisa muito pior e tão descarada que há de pensar quem a veja: "Pode ser que seja honrada mas pode ser que o não seja!"
A poesia que hoje se vê (salvo honrosas excepções), é atrevida e sem graça. Intitula-se moderna e realista e, decerto que é, porque não tem poesia!
Veja, agora, estimado/a leitor/a, se o velho Camões tivesse usado o realismo em vez de um tal 'Manto diáfano da fantasia'? Que bronca, amigos e amigas!
Se, por exemplo, naquele célebre soneto evocando a sua querida Natércia, ele, em vez de dizer: "Quão cedo de meus olhos te levou"
Dissesse: "Quão cedo do meu olho te levou"! Era mais real, não era? Mas, o diabo é que o olho soa diferente e, por essa razão e outras, é sempre um causador de encrencas. Digamos, então, como Camões, o maior poeta português que via mais com um olho (aqui, sim) que outros vêem com os três (como bem o disse Bocage, em desconcertante improviso mas, com final bem rimado como, então, era preciso).

Você, era linda, poesia!
De perfumes variados,
rendas e bordados...
era um encanto!
Agora, não cheira a nada
anda desmazelada,
mas tanto, tanto...

A bela poesia, não tem mais o gosto da Pompadour, nem o sorriso da Gioconda e, muito menos, a graça de Maria! De braço dado com sua amiguinha a pintura, vivem num regabofe, dançando, até o "chuc-chuc" que será uma nova dança que ainda hão de inventar. Estão irreconhecíveis! E não é que apareçam com novos princípios ou se mostrem em ângulos esquecidos! É que deu a louca nas "gajas" e, arregaçando as saias, sem ao menos saberem se trazem tudo vestido, desataram aos pinotes gritando para toda a parte que, assim mandava "o novo engenho e arte".

Na velha capital do pensamento (que há muito virou capital de outra coisa), até já aconteceu de certo "artista" ter ganho o primeiro prémio de uma exposição tendo o seu "famoso" quadro, voltado de cabeça para o chão. E, quem o disse, foi ele mesmo, não é conversa nossa, não! E graças à "consciência" dos juízes, é que vivem felizes, certos "infelizes".

A taradologia em que se inspira o artista contemporâneo dá para ele ver coisas que mais ninguém vê e, por isso, o autor tem de explicar onde fica o nariz, os olhos e as orelhas.Tem pintura que a gente julga estar vendo um naufrágio no pólo Norte e vem o autor e diz que é o Judas de cócoras no deserto.

A música, por sua vez, carrega tanta harmonia que parece um ferro-velho com tanta lataria. Que pureza de sons! Que frases maravilhosas! Que ternura!
E com estas três loucas à solta, não querem que haja loucura? Lendo o que se lê, vendo o que se vê, ouvindo o que se ouve, o resultado é este: calça-se a couve e regam-se os sapatos com azeite de oliva ou dendê. Que hospício!

O nu anda tão desnudado que dá para ver ao ponto a que foi rebaixado. A pureza e a alvura, são resquícios da velha literatura!
Nesse tempo, até a rameira, que era trazida dos lupanares reais ou das vielas sombrias para as páginas ou telas de obras imortais e, em análises de alma, profundas e humanas, assim era tratada mas, agora, vem pelo corpo que vende e não pela alma que chora.
É a vitória do negativo sobre o positivo.

As três graças, se apresentam, ora de modo confuso e infantil, ora em torpes exibições animais, inglórias e impuras que afectam o espiritual das criaturas; eis o que se vê e, por isso, ninguém as sente nem crê.

Ó quem me dera que o céu, de vestes severas, me enviasse o vento em louca correria a gritar-me enfurecido: -É falso, é falso, negativo esteta! -Que sabes tu, pobre pateta? E eu ficaria bem contente, por saber-me tão errado e tão certa a outra gente! Veria, assim, desta mocidade, o futuro garantido e não esse que vejo: abobalhado, perdido!
Eu sentiria, se tal acontecesse, tamanha alegria que me felicitaria se errado estivesse!

Fazei, Senhor, que as três graças citadas, venham a mim, às gargalhadas e com razão de mofar! Juro, a elas me juntar e, depois, todos, enfim...terminarmos a rir de mim.

Quem dera! Quem dera que fosse assim!


J.Barreto.

 
Autor
karolis.br@sapo.pt
 
Texto
Data
Leituras
1389
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
32 pontos
12
2
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/06/2015 12:20  Atualizado: 16/06/2015 12:20
 Re: TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.
Ah! bem que o digas. Desabafo com sinceridade e,
humor .Percebo que es jovem,e nessas decepçoes
que dirá nos de certa idade, e desgostoso
Abraço carinhoso




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/06/2015 13:38  Atualizado: 18/06/2015 13:38
 Re: TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.
Estupendo!


Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 19/06/2015 06:20  Atualizado: 19/06/2015 06:20
Membro de honra
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8560
 Re: TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.
Não digo que seja mar, porque este tem sal demais e não serve para saciar a sede, então, opto pela imagem de rios (sim, no plural, mesmo) que dê a ideia de águas límpidas, correntes, impetuosas, que seguem o seu curso, contornando obstáculos para buscar seu objetivo: a tua crônica - pois, "senti-a" assim, um rio contendo um exame sério e contundente sobre a poética contemporânea.

Teu maior mérito, a substância, simples e direta, riquíssima de cultura e crítica com humor, sobre a poética contemporânea, sem cair na armadilha de textos prolixos que nada dizem.
Teu pensamento, amoroso Karolis, é um canto de alento contra as peias da alma. E, daqui, estremeci. Bom sinal!

Mas, como um rio, contorno alguns obstáculos ao meu raciocínio, por falta de espaço e tempo, pra comentar que, apesar de vivermos um tempo líquido, em que tudo é feito para não durar, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre a fragilidade dos laços humanos, aplico-o ao espaço literário da Web, que leva a instantaneidade de roldão, mas se oferece ao talento, e à criatividade, e apesar de parecer fria e impessoal, pasme, dá licença à poesia, (quem diria?) onde uma infinidade de poetas e escritores, tem a deliciosa oportunidade de divulgar, sem custo, de atrair quem gosta e de oferecer a alma em seus poemas, e de quebra, não ter que submeter-se à paga vassalagem aos "modernos senhores feudais". Bom isso, não é mesmo, amado? rsrsr

Talvez, Camões, se revire agitado, em seu túmulo, se pressentir o que ocorre no mundo atual, com tanta mediocridade à solta, e a liquidez que se esvai a bela poesia. Mas, vai que pondere tratar-se de mais uma das contradições do século, talvez até reencarne em nosso Planeta Azul, pra alterar o rumo da prosa. Rsrsr...

"Falei" demais. E nem sei se toquei no ponto do seu fabuloso texto. Perdoa a Luzinha ..., por favor, ou por amor.

Ahh, em tempo, gostei do termo, "taradologia". Parabém, poeta, de quem se sente orgulhosa e feliz por tê-lo como leitor dos meus “delírios”

Amo-te.

Mil beijos!


Enviado por Tópico
lfracalossi
Publicado: 20/06/2015 21:13  Atualizado: 20/06/2015 21:13
Da casa!
Usuário desde: 03/05/2009
Localidade: Campo Grande -MS -Brasil
Mensagens: 447
 Re: TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.
Menino escreves bem demais! Andei a ler-te em outros textos e adorei! E este, sem sombra de dúvidas, muito oportuno, cai como uma luva sobre os tempos atuais. Está perfeito!

Abraços
Lou


Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 21/06/2015 22:01  Atualizado: 21/06/2015 22:09
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: TRÊS "GRAÇAS" SEM GRAÇA.
Pois essas três desgraças foram de uma lucidez e argúcia fantástica, escrita passada e peneirada. Não eu não vou rir e vou re-re-reler..... abração Vólena