Contos : 

Ascanthopédia

 
Os muros da solidão
( Da origem da história, da explicação do muro, e o porquê do protagonista estar preso sem o saber )

Numa bucólica paisagem, seguindo uma estrada muito longa que corta um próspero vale, surge um palácio que escapa à toda comparação e análise. Nada jamais fora visto de tão imenso e belo, como se todas as realezas daquele mundo ali vivessem, e ali despejassem, todas as suas riquezas, criatividade e amor às coisas edificantes.
E por mais estranho que possas parecer, em toda aquela imensa ilha, apenas uma pequena cidade faz companhia ao grande palácio que coroa o horizonte. E um aventureiro viajante, que por ventura queira por ali perambular, poderá passar anos de sua vida sem ver uma alma viva que seja, na cidade ou no castelo.
Isso, porque existe apenas um garoto vivendo dentro de seus enormes muros. Houve glória ali um dia, e aquela ilha já fora cantada em prosa e em verso em todos os cantos daquele planeta, que chamarei aqui de Ascantha. Mas hoje há apenas solidão e esquecimento.
Ah... e quando os raios da aurora tocavam os topos mais
íngremes das montanhas, e tingiam-lhes as faces de rosa,
dourado e vermelho, era que a beleza de todo aquele lugar revelava-se sem pudor. Colinas e colinas insólitas seguiam depois do horizonte, cobertas de brumas suaves, desfazendo-se na distância; à medida que se misturavam às nuanças celestes. Mas isso não era o suficiente para varrer a solidão de uma única alma, encerrada num mundo fantasma, por portões do mais puro ouro que se possa conceber. Um fio de ouro sim, tecido caprichosamente no tapete verde do vale.
O nome dele não importa agora. Porque nomes são apenas nomes, não traduz verdadeiramente quem se é, ou quem se pensa ser. Mas por agora é necessário saber que ele se encontra de pé, olhando através da janela, uma de muitas, naquele palácio de sonhos, onde ele vive o pesadelo da solidão.
Da janela, ele vê um caminho de poeira erguer-se na estrada lá na frente. Uma solitária carruagem se aproxima, e ela não precisa de um animal para tracioná-la. Vem flutuando por si mesma, como se feita de mágica, e seria, para quem não compreendesse o seu intrincado mecanismo. Ela traz alguém importante, cujas bandeirolas em estandarte sobre a carruagem conta pertencer à nobreza daquele mundo.
Depois de possivelmente atravessar oceanos e mares, veio ter ali, na ilha solitária e seu muro de ouro, atracando definitivamente na absurda escadaria do palácio. Dela desceu uma jovem de beleza singular, tão bela que não seria justo tentar reduzi-la em palavras aqui. Mas não se pode deixar enganar quanto à sua aparência, pois que o coração dela não partilha dos atributos subjetivos da parte física. Os seus cabelos eram mais negros que o ébano, e de tão finíssimos e longos desciam até os seus calcanhares e lançavam-se indóceis contra o vento. Mas a índole de Alakina poderá ser avaliada depois. Só é preciso saber, por agora, que sua família era nobre e riquíssima, mas não chegavam aos pés da do rapaz que a observava da janela. Só para entender mais, saiba que Alakina era uma princesa de uma região afastada, uma região entre centenas. Mas o menino na janela herdaria o mundo inteiro! Isso mesmo. Alakina estava destinada a ser rainha um dia, rainha de uma região qualquer que podemos chamar aqui, por comparação, de país. O menino na janela estava destinado a herdar o planeta inteiro! Ela era um simples vassalo dele.
E era justamente por isso, que uma vez por ano, ela fazia o descomunal esforço de deixar o seu luxo para trás e ir visitar o jovem príncipe, na esperança de que, talvez, pudesse vir a desposa-lo e tornar-se rainha, realizando assim, o seu obscuro desejo...




j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
621
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
0
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.