Textos : 

O grande caderno azul - LXVIX

 
LXIX

Paguei a conta de luz na lotérica vazia da Rua da Palma. Uma volta no centro da cidade, comprei um Soljenitzin no Poeme-se.
Meio-dia e quarenta - bebemos uma garrafa na Praça, Alan ébrio querendo brigar. Comprei um quarto de 51 no bar de Dona Dudu na Praça do Viva (antiga Sete Palmeiras). Minha cunhada deitada no sofá, tentando dormir depois do almoço. Clarinha ansiosa pela chegada da mãe. O factotum deo patriarca no quarto do mestre que ainda não chegou. Fiquei feliz ao adquirir "O Pavilhão dos Cancerosos" do mestre Soljenitsin, pena que é o segundo volume, mas vale apena. Adoro literatura russa - dele já tenho três obras. Admiro-o desde quando ganhou o Premio Nobel de literatura nos anos 70, e as autoridades soviéticas o proibiram de recebe-la em Oslo. - Passei pelo Mercado central e dirigi-me ao box doe Lelis para ver o meu velho parceiro Seu Nezinho Guterre - o movimento estava fraco,mas o mercado ainda me inspira. Me surpreendeu ao vê-lo sentado num banco em frente ao Lelis. Apertei-lhe as mãos.Procurei o meu amigo, o baixinho sobrinho do carroceiro Mariano, o maneta, mas não o encontrei. Contornei até a lotérica que estava lotada, continuei o meu passeio. Rua Regente Bráulio, a Casa Santo Onofre, camelódromo, antes porem na Rua Sete de Setembro, o meu coração balançou, a minha eterna musa Van - June tinha uma loja - mas se mudou. Na Avenida Magalhães de Almeida, no camelódromo e seus apáticos camelôs por trás de suas bancas e seus produtos. O patriarca chega cheio de moral e a co esposa levanta-se para colocar o almoço dele. A velha Praça do Carmo, o seu portão na pia batismal na Igreja do Carmo e o relógio parado. Lembrei-me do meu conturbado romance com Madame Rameaux, o nosso paraíso secreto que durou quase três anos ao passar na Rua de Nazaré, a pousada, onde nos deleitávamos no prazer. Minha cunhada merenda - a língua que desde sábado Tia Lena temperou para nós. O patriarca almoça.
21:15 - Clarinha com um ataque de coceira. Feliz estava em companhia do grande Junior, o futuro psicólogo e dei-lhe uma parte do romance para lê-lo.

 
Autor
r.n.rodrigues
 
Texto
Data
Leituras
581
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
2
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/05/2016 17:42  Atualizado: 10/05/2016 17:42
 Re: O grande caderno azul - LXVIX
Quem é Clarinha?

Já experimentei 51 com Fanta laranja, deu para enganar o paladar.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/05/2016 16:59  Atualizado: 17/05/2016 16:59
 Re: O grande caderno azul - LXVIX
Sempre um prazer seguir suas voltas pela cidade, pela literatura e pelos balanços do coração.

Abraço