Textos -> Outros : 

Meu livro mais recente - ÓPERAS, GUIA PARA INICIANTES

 
A Ópera nunca desfrutou de meio-termo em relação aos sentimentos que desperta. Geralmente, são posições visceralmente antagônicas que a classificam: ou se ama ou se detesta.

A maioria, que não lhe tem apreço diz que é um espetáculo complexo, ultrapassado, enfadonho e elitista. Em contraponto, a minoria, que lhe admira, diz que a ópera é um espetáculo atualizadíssimo, pois o que canta e encena são os temas que sempre habitaram o coração humano, como a morte, a vida, a paz, a guerra, a coragem a tibieza, a lealdade, a inveja e os outros assuntos que permeiam a vida e o mundo. Ademais, também rebatem a pecha de “complexa” ou “confusa”, citando o acompanhamento pari passu que é possível fazer através do “libreto” e rechaçam a crítica de “enfadonha”, com a grandiosidade da mise-em-scène e do esplendor das músicas que a compõe.
Certamente que são válidos os argumentos de quem lhe admira; porém, é indubitável o distanciamento da Ópera com a população mais humilde, pois é forçoso reconhecer que tanto pelo preço dos bilhetes, quanto pela exigência tácita de luxuosas toilettes, as encenações operísticas acabaram se tornando privilégio de poucos.

Mas tais empecilhos serão inelutáveis? Poderão ser revertidos?

Como se sabe, a ópera nasceu na antiga China (e com algumas variantes na Índia ancestral) e só floresceu na Europa, e por extensão no Ocidente, com a chegada do Renascimento, cujo resgate da grandiosidade da Mitologia grega, forneceu os temas que exigia a suntuosidade de um espetáculo que reunia a encenação teatral, a musicalidade superior e a beleza superlativa dos grandes balés, devidamente valorizados pelo esplendor das luzes, dos cenários, dos figurinos e dos demais elementos teatrais que não tardaram em acompanhar a evolução das composições, após terem apenas engatinhado nos toscos “Autos” medievais, de cunho religioso.
Com o tempo, essa mescla aprimorou-se e resultou nas formas magníficas que conhecemos. Porém, nos países que sofreram a colonização europeia, a ópera trouxe a discriminação a reboque e, desde então, ficou destinada às “elites”, a uns poucos diletantes sinceros e aos muitos aspirantes à escalada social, que fingem apreciá-la apenas para frequentarem os espaços destinados aos “poderosos”, a quem prestam hedionda vassalagem.

Todavia, não obstante essa discriminação absurda, o povo mais humilde encontrou meios de apreciar alguns espetáculos que se assemelham à ópera tradicional, como é caso, no Brasil, dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro, das danças em Parintins e doutras manifestações, que reúnem os elementos operísticos como a dança, o canto, os figurinos, os adereços etc.
São exemplos que demonstram que a suposta repulsa popular é muito mais motivada pelo pedantismo pseudointelectual e pelo esnobismo social e financeiro, de que por verdadeira aversão a essa expressão artística e cultural.

Ademais, a existência de esporádicas apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, que sempre contam com lotação máxima; e, principalmente, a existência do Festival Anual de Óperas em Manaus e em Belém (esse, com menor divulgação) com sucessivos recordes de assistência, comprova a afeição popular ao gênero.

Por tudo isso é que nos propusemos a executar esse trabalho de divulgação, trazendo em linguagem clara as considerações pertinentes a essa magnífica expressão cultural.

Para tanto, faremos um breve relato de seu histórico e na sequência resenharemos as óperas que se tornaram as mais conhecidas.
Não entraremos em questões técnicas, tanto pela subjetividade de qualquer julgamento, quanto por divergir do intuito principal dessa obra, já que a sua proposta é ser uma “porta de entrada” para esse fabuloso universo.
Assim, atingiremos o nosso objetivo se conseguirmos desmistificar as supostas inacessibilidades do gênero, ao esboçarmos o verdadeiro tesouro que nos foi legado por homens e mulheres geniais.

Oxalá essa modesta contribuição renda frutos e acrescente momentos prazerosos nas vidas de todos que nos honram com a sua leitura.

O livro poderá ser comprado em meu Website oficial, no seguinte link:

Website oficial

ou através da Editora, no seguinte endereço eletrônico:

Editora - Biblioteca24horas.com



Sentir-me-ei honrado com a sua visita em minhas páginas, nos links abaixo:

www.fabiorenatovillela.com

Blog - Versos Reversos

 
Autor
FabioVillela
 
Texto
Data
Leituras
762
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/06/2016 15:23  Atualizado: 29/06/2016 15:23
 Re: Meu livro mais recente - ÓPERAS, GUIA PARA INICIANTES
Meus cumprimentos pelo teu novo livro e pelo tema abordado a qual achei muito pertinente e explanado de forma bem esclarecedora, a qual concordo em alguns tópicos.
Agradeço-te pela oportunidade de ler, visitei a página da editora.