Contos : 

A Ego Perda

 
O ego, em suas definições ocidentais é o que você é. Numa definição um pouco mais real e condizente com toda a experiência da alma, não apenas a humana, o ego é o que você é, agora.
A personalidade então, em última análise, é muito mais do que o ego. O ego é apenas aquela pequena parte, responsável por "traduzir", entender e lidar com o que ele mesmo chama de realidade. O problema, se é que se pode colocar assim, é que ele é orgulhoso, como todo homem, afinal, ele é o definidor da humanidade, e com todo o seu orgulho toma para si como última verdade o mundo que ele criou. Restringindo-os à realidade tridimensional, como única, necessária e final. Oras, aqui ele é o rei, pelo menos pensa que é, como todo orgulhoso. Mas como ego, ele está confinado na armadilha que ele próprio criou para reinar, está preso num suposto tempo, num suposto espaço.
Mas o ego, como parte da alma, é altamente inteligente, ele sabe o seu verdadeiro papel no movimento das coisas, nas raias da natureza, mas ele ignora, literalmente finge não saber. E é por isso que tudo aquilo que foge à razão humana é relegado a "coisas da sua cabeça". O ego joga a história de volta ao que ele chamou de subconsciente, não admitindo, é claro, que o que ele chama de subconsciente, inconsciente ou seja lá o nome dado, é, em muito termos e com um fundo real de verdade, a verdadeira alma. Ai que entra a parte da ego perda.
Em casos de iluminação espiritual, seja por que meio se der, o ego começa a perder espaço, sente-se esvaindo, para dar espaço a uma consciência maior, que abrange não apenas o que você é agora, mas tudo o que você sempre foi. O ego deixa de ser o rei, e passa a ser apenas o príncipe, o regente, ou mais um filho. Muitas pessoas, que passam por experiências transpessoais chamadas espirituais ou de iluminação, costumam cair em profunda depressão. Mas, que grande contradição, não? A pessoa está mais próxima das grandes verdades universais, da eternidade, da compreensão de toda a luz... e desaba em depressão? Evidente, pois é a reação do ego tentando permanecer!
O ego deve entender que ele não vai sumir. Ele permanecerá para sempre. Só que agora ampliado, com mais "companheiros" a dividir o mérito da consciência. Isso na verdade é o grande ensinamento do desapego, do amar o outro, que todos os grandes mestres sempre pregaram. Um dia será preciso dividir, e dividir nem sempre quer dizer dividir coisas materiais. Afinal, espero que ninguém aqui tenha pensado que no reino dos céus, ou seja lá pra onde acha que vai ao morrer, vai ter de dividir suas rendas, seu carro e sua casa...
O ego continuará sendo ele. Amará as pessoas que ama hoje. Terá as recordações que tem hoje. Apenas levará essa porção dele para o todo, e passará a compartilhar com esse todo a experiências que, no final realmente definirão a personalidade. E essa personalidade, chamada alma, que está além do tempo e do espaço, é que é realmente você, porque você foi muito mais do que um ego na história sem fim do universo.
Portanto, quando um sentimento de infinitude, de vazio, de junção com o todo, de perda de individualidade, permear você, não precisa correr para o psiquiatra mais próximo, apenas entenda e viva com isso. É você despertando para o próximo estágio da humanidade, apenas curta esse momento, finja que você é um x-man. Por que creia quando eu lhe digo, histórias e músicas criadas pelo homem não brotam do ego, veem do inconsciente, e este inconsciente geralmente fora do tempo e do espaço, sabe muito bem o que diz, ainda que o faça por meio de metáforas. Quem vive pelo ego poderá ter seu nome imortalizado, mas apenas quem vive pelo espírito será de fato imortal.


"Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." João 12:24


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
888
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
13 pontos
1
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 06/07/2016 20:35  Atualizado: 06/07/2016 20:35
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: A Ego Perda
Entendido!...