Contos : 

Imortalidade

 
As pessoas querem saber o que é a imortalidade... Tento dizer para elas que é um pouco difícil de explicar... porque vocês tem uma noção errada de todas as coisas, até mesmo do que é a vida. Vocês pensam que são almas presas dentro de um corpo, como um vaga-lume preso num manequim de vidro. Vocês pensam que são o que você é agora, mas não se dão conta de que o que são agora é apenas produto da sociedade atual em que vivem e do reflexo das expectativas das pessoas que conheceram. Isso se chama ego.
Quando você era uma criança recém nascida, você não era você, você era o outro. Você viu de dentro pra fora pela primeira vez a sua mãe, não você. Você se identificou com ela, e não com você. Você não tinha noção de si mesmo, e toda a noção que ganhou a partir de então veio da expectativa que os outros puseram em você. A vida inteira você quis ser o que os outros quiseram de você, mesmo se você foi um rebelde, e andou contra todas as expectativas, ainda sim andou segundo a influência de terceiros sobre você. Isso é o seu ego. Você não é o seu ego. Você não está preso num manequim de vidro.
Você é apenas parte de uma consciência multidimensional que percebe as várias "realidades" ao mesmo tempo! Você não nasce e nem morre. Você surge, como um pensamento. E como um pensamento, se vai. Mas todo pensamento, mesmo o que você está tendo agora, não se esvai, não deixa de existir. Mesmo você não o acompanhando agora, mesmo você o relegando ou ignorando. Ele está num oceano de memórias, e um dia, talvez, você se lembre dele de novo. Dessa forma, um pensamento é imortal.
Você leva a vida a sério demais, e acha que o seu ego merece ser imortal, e sequer percebe que o seu ego muda, e amanhã mesmo você não será o que é hoje, no que concerne a ideias, crenças, sentimentos e personalidade, coisas que vocês acham que definem seu ego. As pessoas mudam todos os dias, e você hoje não é a mesma pessoa que foi há sete anos. Mas, aquela pessoa de sete anos atrás está morta, apenas porque mudou o seu ponto de vista? Claro que não, hoje ela é mais completa, e além de ser o que é hoje, ainda carrega muito do que foi ontem. A vida está mais para um sonho. Não o estrague, não a leve a sério demais. Trate com responsabilidade os sentimentos dos outros, mas não leve a sério os seus desejos. Sentimentos são a personalidade do pensamento, e por isso, imortais. Desejos são a vaidade do ego, e como visto, mudam, são transitórios, não tem vida própria.
Então, quando perguntam se são imortais, as pessoas imaginam o ego delas rompendo a eternidade das eternidades, sempre o mesmo, rígido, imutável, sem nada de novo para acrescentar, ser ou ver. Isso sim seria uma morte! Imagine que estranho seria, daqui a quatro milhões de anos, você, usando a camisa do mesmo time que usa hoje, ainda achando que ele é importante, incapaz de entender e aprender que há outros times e outras camisas...
O ego é aquela parte sua, que acha que ter um carro do ano é importante, porque um dia, alguém deixou você pensar que era. Esse ego não vai para a eternidade, na eternidade não tem fábrica de automóveis. A consciência, que é a capacidade de se situar e perceber as diferentes realidades, essa é eterna. Ela experimenta as realidades como você experimenta potes de doces numa feira. Você é parte dessa consciência, e se lembrará disso sempre. Assim como se lembrará de todos os egos que você foi, mas guardará com mais carinho, aquele que mais lhe encantou. Assim como leva com você o melhor pote de doce.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
602
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.