Resenhas : 

Amadeus

 
Tags:  filme  
 
Filme: Amadeus
Ano: 1984
Gênero: Drama biográfico


Por indicação duma colega, vi o filme Amadeus com vivo interesse. Para amantes da música clássica, em particular, as composições de Wolfgang Amadeus Mozart, é um filme muito bom.
‘Amadeus’ é um drama biográfico sobre o relacionamento entre os compositores da corte austríaca, Mozart e Antonio Salieri. Como trata-se duma obra de ficção, é natural que algumas particularidades não correspondam à realidade histórica, mas no todo o enredo é interessante.
O filme explora um traço de personalidade humana que eu classificaria entre os mais sórdidos: A inveja. Como compositor oficial da Corte, Antonio Salieri não consegue aceitar a constatação de que havia alguém de talento incomparável: o versátil gênio precoce, Mozart.
Tamanha frustração o arrebata, a ponto de Salieri se tornar amargurado pelo sofrimento que o abate ante o talento de Mozart. A inveja chega a níveis tão altos que Saliéri dedica-se com todas as suas forças a criar obstáculos ao sucesso do compositor que ele próprio reconhece como infinitamente superior. Até que ponto tal sentimento pode ir e afetar o equilíbrio emocional do invejoso é uma questão muito bem colocada no filme.
O desfecho leva-nos a inevitáveis reflexões. Não raras vezes pessoas talentosas tornam-se alvos de perseguição, críticas injustas e sabotagens, com o mesmo fundo comum: inveja, este sentimento mesquinho que ignora a percepção de que algumas vezes inveja-se o nada. Toda e qualquer pessoa possui suas próprias fragilidades, mesmo os maiores gênios as tem. Destacar-se por alguma habilidade nata não são passaporte para a realização pessoal. Nessa linha de raciocínio, uma admiração sincera é salutar ao passo que cobiçar o espaço de outrem é doentio, para o prejuízo de todos os envolvidos.
Amadeus, de posse do melhor da música, é um drama por demais, comovente.


 
Autor
nada
Autor
 
Texto
Data
Leituras
6768
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Doriana
Publicado: 04/03/2008 00:15  Atualizado: 04/03/2008 00:15
Da casa!
Usuário desde: 05/01/2008
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 350
 Re: Amadeus
Olá Sandra!
Também sou uma admiradora da música clássica [apesar de conhecer apenas superficialmente a vida de alguns compositores].Esse filme me pareceu ser bem interessante -pelo menos a sua resenha fez com que ele fosse visto assim por mim-e pode estar certa,que quando eu tiver algum tempo,irei assisti-lo.Há algum tempo pude ver um filme que falava sobre Chopin,e que gostei não só pelo fato de poder conhecer um pouco mais sobre o músico,mas pela bela trilha sonora e imagem.Esse não deve ficar para trás também.
Grande abaço!