Prosas Poéticas : 

O visível e a invisibilidade

 
 
O visível e a invisibilidade



É madrugada, navego , sem bússola, nos meus conhecimentos e nas minhas ignorâncias, águas que se derramam no mar misterioso e profundo da mente . Busco descobrir algum sentido , uma visão de mundo . O que encontro não me consola... nem me desespera - tudo está destinado a degradação e dispersão ( nós , as estrelas, os universos) - nessa desintegração constante, tudo evolui... se organiza novamente. O Universo não cessa de se expandir... explosões estelares , colisões, buracos negros, etc ... não impedem sua evolução. A espécie humana segue a mesma lógica , desde seu começo, um universo de civilizações mortas cimentam a jornada da sua evolução. Mesmo quando a humanidade se extinguir, a vida vai continuar, porque a vida não se resume ao humano, é algo superior / maior. O que é? Não sei mesmo... quem saberá?

Sigo navegando, envolvida nos meus pensamentos que chegam ao acaso e partem sem explicações... o esquecimento incita/excita a memória a lembrar. O todo e as partes dançam no baile mascarado da cognição... sei que um não existe sem o outro, mas não diferencio quem é quem... qual mais importante?... essencial? A única certeza que me aparece nesta inconstância, é a grandeza humana - os pensamentos - estes que nos distinguem do resto dos animais, que brotam da alma... que é ´Ideia´, a parte invisível do corpo. E, a capacidade de pensar é responsável por nossa sobrevivência... até agora. Pensar bem é uma necessidade e uma obrigação... refletir , ter consciência... raciocinar. Sabemos (porque pensamos) de tudo que aconteceu e acontece na existência, podemos imaginar o amanhã... descortinamos o mundo a nossa volta... poderia ser isso um sinal divino... da evolução?... do criador? Quem saberá? Eu não sei... só sei que a única espécie animal que ganha da espécie humana , em quantidade , são os insetos.

O Sol e as estrelas não sabem que irão explodir e gerar novas galáxias. Nós sabemos! Também, podemos imaginar/ acreditar que algo irá continuar... amo minh´alma ( invisibilidade / pensamentos ) que nutre meus conhecimentos... e, minhas ignorâncias. Hoje, eles , os pensamentos, alimentam minha insônia cósmica ou cômica... pois nem sei se estou a sonhar. Mas, pensando?... disso tenho certeza... até que o “gênio(so)” Descartes me conforta com seu “ penso, logo existo” , entretanto, poderia ser - existo , logo penso - hum ... corpo e alma - o visível e a invisibilidade - existiria um sem o outro ?... quem saberá?





Alice Luconi Nassif










Somos (estamos) o que pensamos. Pensar é a unica veste que aquece nosso coração.


 
Autor
Alluconi
Autor
 
Texto
Data
Leituras
782
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
2
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/09/2016 14:21  Atualizado: 13/09/2016 14:21
 Re: O visível e a invisibilidade
*UAU!um 'tudo que sei nada sei' incrivel!
Abençoado seja teu talento para externar em palavras a essencia da alma humana!
Beijoka*